Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto e urbanista é o profissional que cuida do hábitat humano. Ele planeja desde o habitar mínimo – a unidade residencial – até a cidade. Atua na organização do espaço público, na execução de políticas públicas voltadas para as questões urbanas e no espaço privado, dando vida a projetos de edificações.


A profissão do Arquiteto e Urbanista ainda é desconhecida por grande parte da sociedade. Confundem-se suas atribuições com outros profissionais, principalmente os ligados às construções de residências e prédios. Mas quem projeta é o Arquiteto e Urbanista.


O que faz o Arquiteto e Urbanista?


O Arquiteto e Urbanista é o profissional licenciado para atuar em projetos de edifícios, dos mais simples, como residências, aos mais complexos como escolas, indústrias, hospitais. Ele também compatibiliza os projetos de arquitetura com os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidrossanitário, etc.), acompanha obras, especifica materiais e técnicas construtivas. Sua ampla formação o prepara para desenvolver e acompanhar, juntamente com outras categorias disciplinares, projetos de planejamento regional, urbanismo (projetos de partes das cidades), desenho urbano (projeto e intervenções para melhorias em áreas públicas) e habitação de interesse social. O Arquiteto e Urbanista tem atribuições para atuar nas áreas de preservação do patrimônio histórico e na coordenação da elaboração planejamento físico-territorial (intervenção no espaço urbano e regional fundamentados). Inclui ainda, as atuações em concepção e execução em paisagismo, arquitetura de interiores (lojas, consultórios) e design de mobiliário.

Na URIMercadoMatriz Curricular e Corpo DocenteIngressoLaboratórios

  • O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI - Campus de Frederico Westphalen conta com um processo educacional comprometido em formar profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho, através da vivência prática concomitantemente com a teoria aplicada.

     Entre os principais objetivos, o curso busca desenvolver uma consciência crítica, capacitando o acadêmico a uma avaliação da produção arquitetônica e urbanística como ferramenta de transformação social e cidadã. 

    Desta forma, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI – Campus de Frederico Westphalen procura oportunizar e estimular os acadêmicos a atividades curriculares e extracurriculares, entre elas: 

     - Iniciação Científica, através de projetos de pesquisa, congressos, fóruns e participação nos diversos segmentos da comunidade científica buscando encontrar soluções acerca dos problemas atuais e futuros.  

     - Projetos de Extensão e Inovação, através dos "Talleres" de arquitetura e urbanismo promovidos com parcerias de universidades nacionalmente e internacionalmente reconhecidas, instituições públicas e privadas da sociedade e profissionais da área da construção civil. 

     - Viagens Técnicas, com caráter nacional e internacional, através do Programa Desbravadores da América, a isto, o curso já realizou diversos roteiros como exemplo, o do centro histórico de Porto Alegre - RS, visita à fábrica da Todeschini em Bento Gonçalves - RS, e viagens internacionais como por exemplo o Evento de Luminotécnica em Buenos Aires – Argentina. 

    - Internacionalização, na busca da ampliação de conhecimento e debates mútuos acerca de políticas institucionais e curriculares do curso, criou-se uma política de internacionalização na qual vem se realizando através de missões internacionais em busca de convênios com universidades latino americanas visando uma integração entre nossos acadêmicos e professores, com isto, o curso já vem realizando diálogos através de missões representativas em Havana (Cuba), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Coimbra (Portugal) e Lisboa (Portugal). 

        - Participação em eventos, como CasaCor, Movelsul, encontros de Arquitetura e Construção. 

     - Exposições, muitos dos trabalhos realizados pelos acadêmicos são expostos para o grande público na Biblioteca Central. 

    - Palestras, Cursos, Mini-Cursos, Semanas Acadêmicas.

    - Estágios e oportunidades de trabalho, tanto dentro quanto fora da universidade, buscando inserir o acadêmico em áreas referentes ao curso, a isto soma-se o Programa de Egressos da URI e o Programa "Pertencer" organizado aos Egressos pelo próprio Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Campus de Frederico Westphalen. 

     - Taller Vertical Internacional, o maior evento anual do curso, o Taller proporciona uma integração nacional e internacional de acadêmicos e professores no qual se desenvolve projetos arquitetônicos e urbanísticos através de intervenções realizadas nas comunidades, bairros e diversas cidades da região de Frederico Westphalen, desta forma, o curso cumpre seu papel cidadão e comunitário propondo plano e projetos para o futuro de nossas cidades, e acarretando no maior conhecimento da realidade por parte de nossos professores e acadêmicos. 

  • O Arquiteto e Urbanista pode atuar como autônomo, na iniciativa privada, em empresas ou instituições públicas. Compete ao profissional arquiteto e urbanista o exercício das atividades de supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia, avaliação - referentes à construção, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, local, urbano e regional, paisagismo e trânsito.

  • As informações a seguir estão em conformidade com a Lei 13.168, de 06 de Outubro de 2015.
    Atualizado em:
    Semestre 01/2016
    Curso:
    Arquitetura e Urbanismo
    Situação do Curso:
    Autorizado pela Resolução nº 1567/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.
    Currículo Pleno:
    2014 a ...- 10 Semestres
    Carga Horária Total:
    3825 h/a.
    Atividades Complementares:
    345
    Turno:
    Diurno/Noturno
    Modalidade:
    Bacharel
    Vagas Anuais:
    50
    Arquivos:
    Corpo Docente:
  • ALESSANDRA GOBBI SANTOS
    ALESSANDRO ALVES
    ANA LUCIA GUBIANI AITA
    CLAUDIA ROGERIA GAIDA
    CRISTHIAN MOREIRA BRUM
    DAIANA FAURO DE OLIVEIRA
    FABIANA LOPES ZAMPIERI
    JACSON RODRIGO FREITAS
    JAMILE DE BASTIANI
    JUSSARA JACOMELLI
    LINCOLN GRASS VIAPIANA
    LUCIMERY DAL MEDICO
    LUIZ ANTÔNIO CANTARELLI
    Clique para ver o currículo Lattes
    MARCOS ANTONIO RITTERBUCH
    MAUREN GIOVENARDI YOUNES
    PATRICIA TONON
    PEDRO COUTO MOREIRA
    RENATO JOSÉ DALL AGNOL
    VANESSA GUERINI SCOPEL
  • O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo da URI - Câmpus de Frederico Westphalen acontece através do Vestibular de Verão. Além disso, há a possibilidade cursar Arquitetura e Urbanismo por transferência externa, reingresso e ingresso de graduado.

     

    Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas com editais próprios e também pelo Prouni, e financiamentos pelo Fies.

     

    Mais informações na página do SAE ou nas Formas de Ingresso.

  • Conforto Ambiental

    Prédio 10/Sala 107D

    Convivência e Estudo

    Prédio 12/Inferior

    Elétrica

    Prédio 12/Inferior

    Informática 303

    Prédio 7/Sala 303

    Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

    Informática Básica - 00

    Prédio 10/Sala 507A

    Maquetaria

    Prédio 13/Inferior

    Projetos

    Prédio 12/Inferior

    Solos

    Prédio 13/Inferior

    Topografia

    Prédio 13/Inferior

    URITec

    Prédio 7/Sala 306

    Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit