Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis oferece a possibilidade de ingressar em uma atividade em expansão, visto que nos últimos cinco anos, face às mudanças e adequações, em nível mundial, o número de vagas para contadores aumentou consideravelmente.

 

O contador terá a possibilidade de ingressar em uma atividade em expansão. Além de ser uma profissão regulamentada, com prerrogativas e atribuições específicas que garantem o acesso ao mercado, ainda durante a graduação. Poderá atuar como controller, perito, auditor, contador geral, contador público, fiscal tributário, empresário contábil, auditor do Tribunal de Contas, Receita Federal e INSS, além de prestar assessoria e consultoria às pessoas físicas e jurídicas. 

Na URIMercadoMatriz Curricular e Corpo DocenteIngressoLaboratórios

  • O Curso de Ciências Contábeis da URI já graduou mais de 20 turmas, possui convênios com empresas, escritórios contábeis e instituições financeiras para a realização de estágios a fim de encaminhar currículos para contratação efetiva.

     

    O índice de empregabilidade para quem cursa a faculdade na URI está acima de 80%, havendo encaminhamento de currículos para vagas junto a empresas, escritórios contábeis, bancos, cooperativas de crédito e outras entidades.

  • A contabilidade vive seu melhor momento, desde a criação da profissão de contador no Brasil. Pelo fato ser legalmente regulamentada, possuir atribuições que são restritas à quem obtém a graduação em Ciências Contábeis. Assim, tudo que envolve contabilidade de qualquer empresa, independente do porte ou atividade, é de exclusiva competência do Contador.

     

    Nos últimos cinco anos, face às mudanças e adequações, em nível mundial, o número de vagas para contadores aumentou consideravelmente. Também, em razão das exigências, no Brasil, em relação à contabilidade digital, SPED Fiscal e Social, entre outras normatizações, tem requerido um numero muito maior de bons contadores nas organizações contábeis em geral, empresas e entidades.

     

    A remuneração de um profissional qualificado e com Registro no Conselho Regional de Contabilidade, está entre as que mais crescem na atualidade. No curso de Ciências Contábeis da URI, o índice de empregabilidade está acima de 80%, havendo encaminhamento de currículos para vagas junto à empresas, escritórios contábeis, bancos, cooperativas de crédito e outras entidades. 

     

    As principais áreas de atuação, para o contador, na atualidade, estão:

    a)Nas empresas privadas: Planejador tributário, analista financeiro, contador geral, Auditor interno, contador de custos, contador gerencial e controller;

    b)Como autônomo: Titular de organização contábil e que atende várias empresas, Atuário, Auditor Independente, consultor, perito contábil junto ao Judiciário e Justiça do Trabalho, investigador de fraudes;

    c)Em órgãos públicos: Contador público (Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores), Auditor dos Tribunais de Contas, Auditor da Receita Federal ou Estadual, Agende controle interno (todos mediante concurso público). 

    d)No ensino: Professor, pesquisador, escritor, parecerista e conferencista.

  • As informações a seguir estão em conformidade com a Lei 13.168, de 06 de Outubro de 2015.
    Atualizado em:
    Semestre 01/2016
    Curso:
    Ciências Contábeis
    Situação do Curso:
    Reconhecido pela Portaria nº 416/2011 de 11/10/2011 - D.O.U. de 14/10/2011
    Currículo Pleno:
    2014 a ... - 9 Semestres
    Carga Horária Total:
    3000 h/a.
    Atividades Complementares:
    150
    Turno:
    Noturno
    Modalidade:
    Bacharel
    Vagas Anuais:
    80
    Arquivos:
    Corpo Docente:
  • ADELAR MARKOSKI
    ADRIANE DALLAGNOL
    AIRES ZITKOSKI
    ALEX KNAPP BAKOF
    ALZENIR JOSÉ DE VARGAS
    ANDRÉ RODRIGUES
    CAMILA FREITAS SANTANA
    CAMILA GUIDINI CAMARGO
    CLEOMAR MARCOS FABRIZIO
    DIANA DE SOUZA
    EZEQUIEL PLINIO ALBARELLO
    FERNANDO BATTISTI
    GILSON HENRIQUE PANOSSO
    ILSE MARIA DA ROSA VIVIAN
    JUSSARA JACOMELLI
    LUCIANA BORELLA CAMARA ARDENGHI
    LUIZ GUSTAVO ZULIANI DA SILVA
    NELSON CONTE
    NEVIL QUEIROZ DE SOUZA
    OSMAR ANTONIO BONZANINI
    RENATA EGERT
    SERGIO MANOEL VIEIRA
    TAMARA SILVANA MENUZZI DIVERIO
  • O ingresso no curso de Ciências Contábeis da URI - Câmpus de Frederico Westphalen acontece através do Vestibular de Verão. Além disso, há a possibilidade cursar Ciências Contábeis por transferência externa, reingresso e ingresso de graduado.

     

    Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas com editais próprios e também pelo Prouni, e financiamentos pelo Fies.

     

    Mais informações na página do SAE ou nas Formas de Ingresso.

  • Informática 303

    Prédio 7/Sala 303

    Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

    Prática Contábil

    Prédio 6/Sala 2F

    URITec

    Prédio 7/Sala 306

    Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit