Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil proporciona uma sólida educação aliada a conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos produtivos integrados às habilidades práticas. Com um amplo espectro de atuação, o profissional projeta e acompanha as etapas das obras civis. 

 

A Engenharia Civil está envolvida, inserida em praticamente toda a cadeia produtiva, sendo uma das maiores responsáveis pelo aquecimento da economia e desenvolvimento de nossas cidades.

 

O que estuda um Engenheiro Civil?


Fazem parte disciplinas do ciclo básico como os cálculos e física que através do raciocínio lógico desenvolvem a capacitação profissional. Já as disciplinas específicas estudam o solo, o concreto, a madeira, pontes, rodovias, etc.

Na URIMercadoMatriz Curricular e Corpo DocenteIngressoLaboratórios

  • A Engenharia Civil está envolvida inserida em praticamente toda a cadeia produtiva, sendo uma das maiores responsáveis pelo aquecimento da economia e desenvolvimento de nossas cidades.

     

    Com uma carga horária de 4.080ha e uma das grades curriculares mais amplas e completas na área, o engenheiro Civil formado na URI, não desenvolve sua capacidade exclusivamente na área técnica, mas integra a gestão e o planejamento às suas atividades principais, em altos cargos de chefia de empresas pública ou privada.

     

    Isto porque o profissional desenvolve a capacidade de liderar grupos, uma vez que, possui uma formação básica sólida e raciocínio analítico. Além disso, também é desejável um senso crítico para lidar com as complexas questões contemporâneas, pois elas envolvem inúmeras variáveis dos mais diversos campos disciplinares. Características essas, são muito procuradas no mercado de trabalho. A Engenharia Civil está associada à tecnologia e fruto disso é o interprofissionalismo.

     

    Neste período de desenvolvimento e crescimento nacional e, com o impulso dado às áreas de atuação do Engenharia Civil, verifica-se uma tendência de que a maioria dos egressos já está sendo aguardados para contratação de empresas, muitas vezes antes até da sua graduação.

  • A Engenharia Civil tem um amplo espectro de atuação. O profissional desta área pode estudar, projetar, fiscalizar ou supervisionar trabalhos relacionados a pontes, túneis, barragens, estradas, vias férreas, portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água e saneamento, etc.

     

    Em seu trabalho, o Engenheiro Civil projeta e acompanha as etapas da obra civil. E para projetar tais obras, ele estuda as características do solo, a incidência do vento, a finalidade do uso da construção, os materiais disponíveis, os custos envolvidos. Este trabalho é desenvolvido pelo dimensionamento e especificação de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e de gás, etc., relacionados com o controle e planejamento de obras.

     

    No seu dia a dia, seja no escritório e no canteiro de obras, chefia equipes, supervisiona prazos, custos e cumprimento de normas de segurança. Der forma geral, o Engenheiro Civil pode se especializar, por exemplo, em estruturas, fundações, saneamento, mecânica dos solos, transportes, infraestrutura portuária e aeroportuária.

  • As informações a seguir estão em conformidade com a Lei 13.168, de 06 de Outubro de 2015.
    Atualizado em:
    Semestre 01/2016
    Curso:
    Engenharia Civil
    Situação do Curso:
    Autorizado pela Resolução nº 1566/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.
    Currículo Pleno:
    2014 a ...- 10 Semestres
    Carga Horária Total:
    4080 h/a.
    Atividades Complementares:
    240
    Turno:
    Noturno/Diurno
    Modalidade:
    Bacharel
    Vagas Anuais:
    50
    Arquivos:
    Corpo Docente:
  • ANA PAULA DO PRADO DONADEL
    ANDERSON MAROLLI
    AQUILES ROSSONI
    CARINA SILVANI
    CARLOS AUGUSTO ROMAN
    CLAUDIA ROGERIA GAIDA
    ELIANE MARIA COCCO
    FABIO DISCHKALN DO AMARAL
    GIANCARLO CERUTTI PANOSSO
    ILIANE TERESINHA TONELLO
    ISMAEL FORTUNA
    JEAN RICARDO FAVARETTO
    JOSE RICARDO DONIN DE LIMA
    JUSSARA JACOMELLI
    LINCOLN GRASS VIAPIANA
    LUCAS TADEU AMARANTE BOMBANA
    LUIZ ANTÔNIO CANTARELLI
    Clique para ver o currículo Lattes
    LUIZ GUSTAVO ZULIANI DA SILVA
    RENATA GONÇALVES LARA
    ROBERTA CENTOFANTE
    RODRIGO ANDRÉ KLAMT
    SANDRA EDINARA BARATTO VIECELLI
    THAIS AQUINO DOS SANTOS
    WILLIAM WIDMAR CADORE
  • O ingresso no curso de Engenharia Civil da URI - Câmpus de Frederico Westphalen acontece através do Vestibular de Verão. Além disso, há a possibilidade cursar Engenharia Civil por transferência externa, reingresso e ingresso de graduado.

     

    Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas com editais próprios e também pelo Prouni, e financiamentos pelo Fies.

     

    Mais informações na página do SAE ou nas Formas de Ingresso.

  • Convivência e Estudo

    Prédio 12/Inferior

    Elétrica

    Prédio 12/Inferior

    Informática 303

    Prédio 7/Sala 303

    Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

    Maquetaria

    Prédio 13/Inferior

    Materiais de Construção Civil

    Prédio 13/Inferior

    Prensa Hidráulica

    Prédio 13/Inferior

    Solos

    Prédio 13/Inferior

    Topografia

    Prédio 13/Inferior

    URITec

    Prédio 7/Sala 306

    Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit