Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica proporciona uma formação consistente nos fundamentos técnico-científicos. O desenvolvimento das competências requeridas para atuação ampla dentro dos campos definidos na regulamentação do CONFEA, possibilita a constituição de um perfil inovador e pró-ativo, embasado em conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, adaptável às crescentes mudanças sociais e evoluções tecnológicas.

Na URIMercadoMatriz Curricular e Corpo DocenteIngressoLaboratórios

  • A energia é um bem indispensável para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Neste contexto, os Profissionais da área da Engenharia Elétrica são indispensáveis, uma vez que a demanda por energia elétrica aumenta com o passar dos anos. Não somente associado à geração, transmissão e distribuição, o profissional da Engenharia Elétrica possui competências para atuar em diversos setores tecnológicos e de desenvolvimento, proporcionando uma ampla área de atuação.

    Durante o curso de Engenharia Elétrica na URI/FW o aluno é conectado, desde o primeiro semestre, ao exercício prático da sua profissão. Devido a grade curricular ampla e completa o Engenheiro Eletricista formado na URI desenvolve competências que vão além da técnica, integrando gestão e planejamento. Habilidades e competências que possibilitam desenvolver soluções práticas e eficientes voltadas para as mais diversas áreas de atuação, tanto no setor privado quanto público.

    Um aspecto que corrobora para o aperfeiçoamento dos acadêmicos da URI/FW é com relação aos professores que, além das qualificações acadêmicas, possuem ampla experiência prática. Associado à excelente estrutura de laboratório a convergência entre as qualificações e práticas dos professores fazem com que o futuro Engenheiro Eletricista seja desafiado constantemente a desenvolver soluções práticas e eficientes para o mercado de trabalho, proporcionando ao acadêmico uma experiência única de aprendizado e ampla colocação dos egressos no mercado.

    Convencido do futuro que a Engenharia Elétrica reserva a você? Oportunidades não faltarão!

  • O mercado de trabalho para o Engenheiro Eletricista está, e deve, se manter em alta nos próximos anos, demandando mão de obra qualificada para atuar na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções. Uma consequência natural do aquecimento do mercado em Engenharia Elétrica é a versatilidade deste profissional, que pode atuar nas mais diversas áreas, tais como:

    Desenvolvimento de sistemas inteligentes aplicados à agricultura de precisão, saúde e biomedicina; planejamento e execução de projetos nas áreas eletrotécnica e eletrônica; elaboração de projetos para geração, transmissão e distribuição de energia; subestações e fontes alternativas de energia; direção, controle e fiscalização de serviços ligados à geração; linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica; projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais; desenvolvimento de sistemas de controle e automação industrial e residencial; desenvolvimento de sistemas eletrônicos aplicados à robótica; elaboração de projetos associados ao desenvolvimento de veículos elétricos, dentre outros.

    Devido a esta versatilidade, reconhece-se o Engenheiro Eletricista como um profissional valorizado e indispensável no futuro. 

  • As informações a seguir estão em conformidade com a Lei 13.168, de 06 de Outubro de 2015.
    Atualizado em:
    Semestre 01/2016
    Curso:
    Engenharia Elétrica
    Situação do Curso:
    Autorizado pela Resolução nº 1568/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.
    Currículo Pleno:
    2014 a ... - 10 Semestres
    Carga Horária Total:
    3720 h/a
    Atividades Complementares:
    120
    Turno:
    Noturno/Diurno
    Modalidade:
    Bacharel
    Vagas Anuais:
    50
    Arquivos:
    Corpo Docente:
  • ELIANE MIOTTO KAMPHORST
    FABIO DISCHKALN DO AMARAL
    FERNANDO GRASSI
    LUIZ GUSTAVO ZULIANI DA SILVA
    MAICON LUÍS FLACH
    TADEU VARGAS
  • O ingresso no curso de Engenharia Elétrica da URI - Câmpus de Frederico Westphalen acontece através do Vestibular de Verão. Além disso, há a possibilidade cursar Engenharia Elétrica por transferência externa, reingresso e ingresso de graduado.

     

    Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas com editais próprios e também pelo Prouni, e financiamentos pelo Fies.

     

    Mais informações na página do SAE ou nas Formas de Ingresso.

  • Convivência e Estudo

    Prédio 12/Inferior

    Informática 303

    Prédio 7/Sala 303

    Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

    Maquetaria

    Prédio 10/Sala 107D

     

    Regimento Interno do Laboratório

    URITec

    Prédio 7/Sala 306

    Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

    Eletrônica

    Prédio 10 - Ao lado da Coordenação

    Instalações Industriais

    Prédio 10 - Ao lado da Coordenação

    Acionamento de Máquinas

    Prédio 10 - Ao lado da Coordenação

    Circuitos Elétricos

    Prédio 10 - Ao lado da Coordenação

Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | VirtualBit

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Ao navegar pelo site, você autoriza a URI Frederico Westphalen a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade