Ciências Contábeis apresenta bancas de TCC junto a empresas e entidades da região

O curso de Ciências Contábeis da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, finalizou o primeiro semestre de 2021 com 22 apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso na disciplina Estágio Supervisionado II. Os alunos desenvolveram pesquisas em várias diferentes áreas do curso, por meio de estudos de caso, pesquisas aplicadas e levantamento.

 

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o curso inovou a realização das bancas de defesa dos trabalhos. As apresentações foram feitas em empresas e prefeituras da região, onde os acadêmicos puderam defender suas pesquisas diretamente nas entidades estudadas. Os professores avaliadores das bancas acompanharam os trabalhos, visto que a avaliação ocorreu no mesmo momento da apresentação, sem a necessidade da reapresentação na Universidade.

 

Foram realizadas apresentações de TCCs nos municípios de Pinhal, Rodeio Bonito, Palmitinho e Frederico Westphalen. O proprietário de uma das empresas participantes do projeto, a Laticínios Stefanello de Rodeio Bonito, Ricardo Augusto Stefanello comenta: “foi uma alegria poder receber a URI em nossa empresa, a qual formou e continua desenvolvendo diversos de nossos colaboradores”. Destacou ainda a satisfação de poder ajudar os acadêmicos como empresa que permite que esses estudos sejam desenvolvidos possibilitando um ganho também para a organização.

 

Também foi apresentado um planejamento tributário no Supermercado Beltramin de Pinhal, que permitiu um estudo dentre as possibilidades tributárias mais viáveis para a organização.

 

No município de Palmitinho foram apresentados dois trabalhos, um em uma empresa de confecções e outro na prefeitura. Na empresa Maria Boutique foi apresentada uma proposta de planejamento para pequenos negócios propiciando informações administrativas e gerenciais essenciais para o desenvolvimento dos negócios. 

 

Na prefeitura, foi realizada uma análise orçamentária dos triênio 2018/2020 avaliando o direcionamento de recursos principalmente no ano de 2020 em função dos impactos da pandemia de Covid-19. Estiveram presentes o secretário da Fazenda, Cristiano Dalla Valle, o contador da prefeitura, Rogério Luiz Zanatta, ambos egressos do curso de Ciências Contábeis da URI, que tiveram a oportunidade de ouvir e contribuir com os resultados apresentados. 

 

No município de Frederico Westphalen foi realizado um estudo de custos e preço de vendas em uma empresa indústria de cortinas e persianas propiciando informações acerca da rentabilidade do negócio.

 

O primeiro semestre letivo de 2021 no curso de Ciências Contábeis foi muito produtivo, com muitas pesquisas realizadas, demonstrando a aplicabilidade de todos os conhecimentos desenvolvidos durante a formação dos acadêmicos, garantindo a geração de conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos.

Sexta, 23 de Julho de 2021
Notícia Impressa - 27/10/2021 07:01