Disciplina de Realidade Brasileira realiza atividades práticas

 

Dentre as disciplinas ofertadas pela URI – FW no período de férias, entre os dias 02 e 10 de fevereiro foi realizada a disciplina de Realidade Brasileira, ministrada pela professora Jussara Jacomelli. Foram 52 acadêmicos matriculados, que puderam aliar a teoria com acontecimentos e históricos do cotidiano da Comunidade Regional a partir de “estudos exploratórios”.


De acordo com a professora Jussara, os estudos viabilizaram analisar questões sociais, econômicas e as políticas brasileiras, relacionando-as com situações locais e vinculando-as com conceitos de cidadania, de seres sociais e individuais em uma sociedade coletiva, de diversidade cultural, de imenso potencial e de expressiva desigualdade social.


“Os estudos exploratórios partiram de temas abraçados pelos acadêmicos a partir de uma visita de estudos no Museu Municipal e no CEDOPH, onde com base em objetos e documentos doados por pessoas da comunidade, os acadêmicos, em grupos, deram  inicio a produções textuais imbricadas em teorizações e novos estudos “in loco” como a visita ao Lar São Francisco, uma instituição que se fundamenta na solidariedade e onde é possível ouvir histórias de vida e partilhar saberes”, ponderou a professora.


Para auxiliar nas produções, foi realizada também uma turnê de estudos históricos vinculando o território e as atividades locais e regionais na linha de tempo histórico do Brasil a partir de alguns pontos turísticos do Município de Frederico Westphalen como o Parque da Vila Faguense, a Catedral Diocesana, a Praça do Barril, o Câmpus da URI-FW; o Monumento Cristo Rei, o Santuário Tabor Porta do Céu e o Moinho Crzyzaniak. A visita aos pontos turísticos contou com envolventes discursos históricos do Guia Municipal de Turismo, Sr. Vilson Ferrigollo.
 

Imagens:

Quinta, 12 de Fevereiro de 2015


1269 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | Brazero

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Ao navegar pelo site, você autoriza a URI Frederico Westphalen a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade