Perguntas e respostas sobre o Pronto Atendimento da URI

A URI - Câmpus de Frederico Westphalen conta, desde o início deste mês, com um serviço de Pronto Atendimento, localizado ao lado do Diretório Central dos Estudantes (DCE).


 O local, que funciona nos três turnos, conta com enfermeiros que prestam serviços de atenção integral à saúde da comunidade universitária.


As enfermeiras responsáveis pelo atendimento, Jaqueline Marafon Pinheiro e Odilara Centenaro, prepararam um FAQ – com perguntas e respostas, para auxiliar a comunidade acadêmica a compreender as funções deste novo setor:



1)  Quais os profissionais que trabalham no Pronto Atendimento (P.A.) da URI?

O Pronto Atendimento da Universidade conta com serviço de Enfermeira nos três turnos – manhã, tarde e noite. Além de motorista, quando houver necessidade de encaminhamento para Hospital ou Unidade Básica de Saúde.
 


2)  Havendo necessidade, serei medicado no P.A.?

Não. Como não há profissional médico na equipe do P.A., e somente este pode prescrever medicamentos, não dispomos de nenhum tipo de medicação. Havendo necessidade, o paciente será encaminhado ao Hospital ou Unidade Básica de Saúde, para ser avaliado por um médico e ser medicado, conforme prescrição deste.
 


3) Tenho um machucado que exige troca de curativo diariamente; posso fazê-lo no P.A.? Ou, ainda, tenho prescrição/receita médica de determinado medicamento injetável (injeção) ou endovenoso (na veia); a enfermeira pode administrar?

Não. O P.A. não presta este tipo de atendimento. Curativos, medicações de rotina, devem ser realizados e/ou administrados na Unidade de Saúde de Referência do paciente.
 


4)  Quais procedimentos são realizados no P.A.?

O P.A. da URI surge com o intuito de ser uma referência para qualquer problema de saúde vivido por acadêmicos, professores, técnico-administrativos ou estagiários dentro da Universidade. Havendo alguma emergência, será prestado o primeiro atendimento, os primeiros socorros para, em seguida, realizar o encaminhamento ao Hospital ou Unidade Básica de Saúde. Além disto, tem o objetivo de realizar a promoção de saúde, através de atividades simples, como acompanhamento dos pacientes hipertensos através da verificação da Pressão Arterial, bem como orientações de saúde em geral.

 

Imagens:

Terça, 30 de Junho de 2015


655 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2018. | VirtualBit