URI realiza a XIII SIPAT

A URI através da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes - CIPA realizou em novembro a XIII Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Os temas foram diversos e tiveram como objetivo o atendimento aosdiferentes públicos.


A presidente da CIPADanielle Centenaro Sikoski Albarello, fez a abertura da SIPAT salientando a importância da participação de todos os funcionários no evento


A palestra de abertura foi com a professora Thais da Luz Fontoura Pinheiro, que abordou o tema: SE ALIMENTAR É PRECISO?


Thais deixou clara a importância de alimentação saudável. “Se organize, você tem 15 minutos de intervalo em cada turno de trabalho, então, aproveite este momento para relaxar e desfrutar do seu lanche, comendo alimentos saudáveis e nutritivos”, ressaltou a palestrante.


Outra dica foi fazer o lanche comunitário. Cada dia um colega do setor pode trazer um lanche para ser dividido entre todos, assim a cada dia é possível termos alimentos diferentes e não sobrecarregar somente uma pessoa.


O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen tamb´me participou da programação da SIPAT. O palestrante mostrou na prática como combater um incêndio, dando dicas de proteção e combate ao incêndio.


O tema “É possível viver de forma sustentável?”, foi apresentado na terceira palestra pela professora Cláudia Battestin. Ela questionou como nós podemos ajudar nesta questão. O que estamos fazendo para ajudar na sustentabilidade? No seu trabalho, você reutiliza os papéis usados para rascunho?


Segundo ela “são pequenos gestos que podem fazer a diferença”. Uma dica importante é ter uma caixa no setor destinada ao acúmulo de folhas rascunhos. Na caixa devem será colocadas todas as folhas que podem ser reutilizadas.


A quarta palestra foi com o professor e Engenheiro Eletricistal Luis Antonio Catarelli, que falou sobre o tema “Use EPI e preserve sua vida". Este tema é debatido há muito tempo em todas as SIPATs. De acordo com a presidente da CIPA “é um tema que devemos manter sempre em debate, pela sua importância para a saúde do trabalhador”.


O professor Cantarelli frisou a necessidade de conscientização do funcionário em usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Porque não adianta fazer campanha para o uso, se o próprio funcionário não tiver  a consciência de usá-lo”, disse ele que destacou também que é falta grave não usar o EPI, e que o funcionário pode levar três advertências e após isso ser demitido por justa causa.


O encerramento da XIII SIPAT foi com a psicóloga do RH da Instituição Morgana Marcolan Tozi, que falou sobre “Stress no trabalho? Cooperação ou disputa?”


Ela destacou que “não podemos deixar o stress mental atrapalhar nosso dia a dia, podemos fazer algo que gostamos para ajudar a combate-lo, como por exemplo escolhe algo que gostamos de fazer, jogar bola, correr, ler um livro, assistir TV, reunirmos com os colegas e amigos ou até mesmo, deitar no sofá e ficar sem fazer nada”. De acordo com Morgana essas são coisas simples que ajudam. ”Passamos a maior parte do tempo com nossos colegas, por isso uma relação amigável e de respeito é fundamental para o sucesso do setor”, concluiu a palestrante.

 

Quarta, 07 de Dezembro de 2016


177 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit