Debate sobre a relação entre textos e games encerra os Novos Olhares

O debate sobre “Leitura, leitores e hipermídias: o texto e os games”, encerrou a 10ª edição do evento de extensão Novos Olhares.


A palestra final foi proferida pelo professor e escritor norte-americano Christopher Kastensmidt. O engenheiro de formação descobriu através dos games e da tecnologia a importância dos textos e das letras. Autor de várias obras é hoje uma referência no uso destas ferramentas como forma de incentivo à leitura.


“Eu trabalho com várias mídias. Literatura, quadrinhos, tv e games. Então estou sempre andando entre esses mundos. E já trabalhei na organização de um grande evento de literatura em Porto Alegre, e acho que ela é fundamental porque está recebendo cada vez menos destaque e menos incentivada. Eu vim falar sobre a literatura nos games. Eu acho que é importante compartilhar essas experiências para o desenvolvimento de novos leitores”, contou.


Sobre a temática do evento “Leitur@, ensino e o mundo digit@l”, Chritstopher que é uma relação fundamental, porque o “o digital nos deixa interagir. Essa é uma palavra chave nos games: interatividade. E quanto mais a gente leva essa interatividade para a sala de aula, temos muito mais ferramentas para usar no ensino. Hoje em dia é muito mais fácil ensinar geografia por exemplo com as ferramentas digitais, do que alguém olhando um mapa”. Segundo ele, a tecnologia amplia as possibilidades de explorar os conhecimentos de forma experimental, mas é importante capacitar os professores para que conheçam e usem essas ferramentas.


A interatividade e a correlação entre games e textos, também foi tema da oficina realizada à tarde, pela professora Aline Conceição Job da Silva, Doutora em Letras que falou sobre as narrativas interativas e os processos de (de) codificação em videogames.


A edição de 2017 do projeto de extensão Novos Olhares, superou a expectativa em termos de inscritos. Essa foi a avaliação da professora Ana Paula Teixeira Porto, uma das coordenadoras do evento. Para ela, a realidade econômica de crise vivenciada no país, não impediu que muitos participantes viessem de outros locais para participar das apresentações e comunicações.


O evento também premiou os trabalhos destaques em diferentes categorias.
 

Sexta, 21 de Abril de 2017


578 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit