URI forma 1ª turma do Pronera de Beneficiários Cred.Fund. do Brasil

A cerimônia de colação de grau desta sexta-feira, 11 de agosto do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária entrou para a história da URI/FW e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera para beneficiários do Crédito Fundiário.


Os 29 formandos fazem parte da primeira turma a concluir o curso desde que o projeto foi criado e proposto pelo Governo Federal, a través do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, confirmaram de forma prática e exemplar que ações voltadas à educação e ao incentivo à permanência do homem no campo, podem dar muito certo e gerar bons e promissores frutos.


Aos 29 anos, Francieli Pozenato Cigognini é uma das formandas.  A produtora rural conta das dificuldades que enfrentou para conseguir concluir o curso. Precisava deixar o filho pequeno na casa com a mãe para poder frequentar as aulas. Mas graças ao empenho e dedicação conseguiu chegar ao objetivo, a formatura.


Para mim a URI é um exemplo de universidade. Com certeza vou apoiar meu filho a fazer o curso que ele desejar aqui. E o curso e Pronera me possibilitaram a ajudar mais em casa. Nós moramos no campo e o meu projeto foi em cima do açúcar mascavo. A gente trabalha bastante com isso. E através do projeto que eu fiz, estamos conseguindo realizar o sonho de ter a agroindústria. E foi um grande passo”, conta ela emocionada.


Mesma emoção demonstrada pelos pais de Jaques Antonio de Cól. Dona Lurdes e Seu Hélio De Cól, são agricultores, mas sempre incentivaram os filhos a estudar. Ver o terceiro deles também colando grau é motivo de muita satisfação.


“É muito importante para ele que aprendeu muita coisa. A gente também ensinou e aqui ele aprendeu muito mais. A gente está sentindo muito orgulho, de todos eles
”, afirma a mãe orgulhosa.


A formatura realizada no Salão de Atos da URI/FW, foi conduzida pela professora Elisabete Cerutti, Diretora-Acadêmica da Universidade e contou com a presença do Coordenador Geral de Educação do Campo e Cidadania, Sr. Iradel Freitas da Costa, da Coordenadora Geral Substituta de Educação do Campo e Cidadania, Sr.ª Conceição Coutinho Melo,  do Superintendente Regional do Incra no RS, Sr. André Bessow e da Técnica do Pronera no RS, Sr.ª Camila Frota.


Neste Sábado, 12, é a vez dos formandos do curso de Direito, colarem grau. A cerimônia também será realizada no Salão de Atos, a partir das 19h.
 

Quarta, 16 de Agosto de 2017


1632 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit