Curso de Química Industrial realiza aula prática sobre qualidade de bebidas alcoólicas

Os acadêmicos do 4º semestre do curso de Química Industrial realizaram, no último dia 04 de setembro, aula prática sobre Determinação de metais em amostras de cachaça por Espectrometria de Absorção Atômica com Chama (FAAS).

 

A atividade, que faz parte da disciplina de Química Analítica Instrumental A, ministrada pela professora Debora Orso, foi realizada nos laboratórios do Câmpus II da Universidade e objetivou avaliar a qualidade de diferentes amostras de cachaça quanto a presença dos metais cobre (Cu) e Zinco (Zn), bem como compreender, na prática, o funcionamento da técnica de Espectrometria de Absorção Atômica com Chama.
 

De acordo com a professora Debora, a adição de cobre na cachaça ocorre na etapa de destilação, uma vez que o metal constituinte do equipamento, quando exposto ao ar úmido contendo gás carbônico se oxida lentamente, formando uma camada composta por [CuCO3Cu(OH)2]. Esta camada é então dissolvida pelos vapores alcoólicos ácidos, gerados durante o processo de destilação da cachaça, o que acaba contaminando o produto. Dependendo da concentração, este metal pode causar vômitos, irritação gastrointestinal, diarreia, convulsões e sérias disfunções hepáticas. O cobre é o único metal cuja concentração é controlada pela legislação brasileira, que se situa em um limite de 5 mg L-1. Zinco em concentração maior que 5 mg L-1 pode causar depressão do sistema imunológico e sintomas gástricos.
 

A professora Paula Balestrin, Coordenadora do Curso de Química Industrial, ressalta que "o controle de qualidade em indústrias de bebidas e alimentos é umas das inúmeras atividades que o profissional da Química Industrial pode exercer".

Terça, 26 de Setembro de 2017


282 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit