Seminário Jurídico debate direito e cidadania

O 19ª Seminário Jurídico de Extensão Universitária e 4º Colóquio Internacional, realizados pelo curso de Direito tiveram como tema “Direito e Cidadania na Sociedade Contemporânea” para o Seminário e “Conflitos Internacionais”.


Realizados entre os dias 21 e 25 de maio, os eventos contaram com a participação de profissionais da áreas, estudantes e pesquisadores do assunto.


Na abertura do evento, foi celebrado o Dia do Egresso, e entregue as carteiras da Ordem dos advogados do Brasil aos egressos do curso aprovados no exame este ano.
Na sequência Adriano de Jesus Linhares, Delegado de Polícia de Caxias do Sul falou sobre “Investigação de Casos Complexos”. Depois Marcelo Martins Piton, Defensor Público de Carazinho sobre Acesso à Justiça e ainda Marilene Parizzoto Campagna, Juíza de Direito de Rodeio Bonito, falou sobre Efetividade do Direito. Debatedores: Prof. Me. César Luís Pinheiro e Junior Sotilli (VII Semestre).


No dia 22, o tema abordado pelos palestrantes foram os Desafios e Perspectivas da Arbitragem que contou com a palestra do Dr. Andre Fernandes Estevez, Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Os debatedores foram os professores Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer, Dr. Antonio Luiz Pinheiro e Andreia Piovesan e Jacó Zick (IX Semestre).


Na quarta-feira, 23, foi realizado o painel sobre Direitos Humanos, Migração e Criminalidade. Participaram como painelistas o Me. Luiz Geraldo Gomes dos Santos, Advogado, Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa - Catarina – Chapecó – SC, o Me. Jean Mauro Menuzzi, graduado em Filosofia (com licenciatura em Filosofia, Psicologia da Educação e História) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, Pós graduado em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões -URI, Campus Fredrico Westphalen, graduado em Direito, também pela URI Campus de Frederico Westphalen e é mestre e doutorando em Direito junto ao PPGD da URI Campus de Santo Ângelo e o Me. Henrique Barros, Pós-graduando em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, SC. Bacharel em Relações Internacionais pela Univali, Campus Balneário Camboriú, SC. Colunista do Jornal Folha do Noroeste. Professor no projeto social Biblioteca Comunitária Bem Viver.


O tema Corrupção no Estado Contemporâneo foi a pauta do dia 24, com Ubiratan Antunes Sanderson, Policial Federal há 22 anos, lotado na superintendência da PF em Porto Alegre.


E na sexta-feira, 25, último dia de evento foram debatidos os Conflitos Internacionais, com a  Ma. Irene Victoria Massimino, Mestre em Direitos Humanos pela School of Advenced Study – Universidade de Londres – Reino Unido. Possuí Título de Procuradora e Advogada pela Universidade de La Plata – Argentina. Doutoranda pela Universidade de Buenos Aires. Professora de “Genocídio e o Direito” pela Universidade de Stockton – Estados Unidos. Professora do Curso “Direitos Humanos na América Latina” na Universidade Nacional Três de Fevereiro. Professora Titular de Introdução ao Saber Criminológico na Universidade Nacional de Lomas de Zamora. Membro da Organização pleos Direitos Humanos da ONU.
 

Segunda, 28 de Maio de 2018


88 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2018. | VirtualBit