Inovação no ensino aprendizagem: aula transdisciplinar na agropecuária

Os acadêmicos do 2º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram de uma aula transdisciplinar, integrando as disciplinas de Edafologia, Elaboração e Implantação Prática de Projetos, Química Geral, Bioquímica Básica e Fisiologia A.

 

A atividade foi realizada no dia 29 de setembro, na propriedade da educanda Patrícia Marion Natali, na Linha Zanatta em Taquaruçu do Sul, contando com a participação da família.

 


Os acadêmicos junto com os professores Lenio da Silva Santos, Paulo de Tarso Lima, Luís Pedro Hillesheim,Thiago Cantarelli, Cristiane Batassini e Paula Balestrini, realizaram o reconhecimento histórico de solo da propriedade, visualizando e debatendo os aspectos ligados ao manejo de solo, com ênfase no sistema de plantio direto. Sendo que os acadêmicos puderam presenciar e realizar a coleta de amostra de solo para posterior análise física e química no laboratório de solo, e de folhas de milho para análise do tecido vegetal, aproveitando para comentar aspectos da fisiologia vegetal, a química e bioquímica dos processos que ocorrem no desenvolvimento das plantas.

 


O diagnóstico da propriedade tem como principal objetivo conhecer as potencialidade existentes na unidade de produção agropecuária, além de conhecer as características técnicas, econômicas, ambientais, um bom projeto precisa considerar a cultura, o conhecimento existente junto  a família, o projeto pessoal e de vida no curso superior de tecnologia em agropecuária é um instrumento pedagógico existencial no desenvolvimento das aulas transdisciplinares , pois as disciplinas passam a coexistir e os conteúdos técnicos fazem sentido na vida do acadêmico.

 


Segundo relatos da acadêmica Vanessa Miotto “a aula transdisciplinar realizada, foi de grande importância, pois, o conhecimento adquirido em sala de aula é exposto na aula pratica. As duvidas são tiradas e novos conhecimentos são adquiridos. O intuito dessa aula é mostrar a realidade em que a cada família vive, expor os dados da propriedade para que em sala de aula seja completado os dados dos capítulos do projeto profissional e de vida, em cada aula transdisciplinar é colocado um capitulo do projeto em uma propriedade diferente e com uma realidade diferente que convém ao tema do capitulo”.

 

Segunda, 08 de Outubro de 2018


171 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2018. | VirtualBit