URI reúne representantes de sete países para debater Direito Educativo

A URI/FW sediou, entre os dias 5 e 11 de outubro, o VI Congresso Internacional e I Congresso Nacional de Investigação em Direito Educativo - CICNIDE 2018 e XXIII Ciclo de Estudos Jurídicos – Em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal. O evento teve como tema “Direito Educativo e a superação das amarras da violência”.


Nesta esta edição a Universidade recebeu representantes de sete países. Além do Brasil, participaram do evento representantes da Argentina, Costa Rica, Cuba, México e Uruguai para debaterem questões relacionadas a Reformas Educativas Constitucionais; Direitos Humanos; Violência Escolar e Bullying; Cultura da Paz; Direito a Educação; Análise Conceitual do Direito Educativo; Novas Tecnologias da Informação; Políticas Públicas em Educação; Formação Cidadã; Importância das obrigações no Direito Educativo; Prevenção Vitimal; Educação de qualidade; Direito Educativo como disciplina; Novos tópicos vinculados ao Direito Educativo; Empoderamento da mulher universitária; Antropologia jurídica educativa e Atualidades Jurídicas.


Temáticas importantes e presentes na rotina educativa de todas instituições de ensino.
O CICNIDE 2018, é em essência um evento que tem como objetivo unir povos em torno de uma temática humanizadora. Debater os direitos educativos requer muita atenção e cuidado.


Foi o que motivou a acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Chanauana de Azevedo Canci Manfio a participar do Congresso. Ela é egressa do curso de Direito da URI/FW e de Relações Públicas da UFSM. A escolha pelo mestrado se deu pela vontade de atuar na docência.


O evento é muito importante para nós. Nós temos dois temas básicos que é o Direito Educativo e a Internacionalização. E são temas que eu venho pesquisando, especialmente pela formação na área do Direito, que é uma área muito técnica. Muito processual. E sobre o evento é muito importante, por saber que o Direito Educativo e todas as temáticas relacionadas não são tratadas só aqui. Que nós estamos falando de vários países. E todos eles, estão tratando o Direito Educativo como uma temática central, como relevante em todas as esferas educativa”, afirma Chanauana.


A próxima edição do CICNIDE, será realiza nos dias 17,18 e 19 de outubro de 2019, novamente no México.


Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado em outro país. E a URI/FW teve a honra de receber as atividades. 

 

Quinta, 11 de Outubro de 2018


569 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2018. | VirtualBit