Curso de Fisioterapia garante prêmio destaque no SIIC

O XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica, XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XVI Seminário de Extensão, SIIC, foi realizada no Câmpus de Santiago no dia 31 de outubro, reunindo mais de 800 acadêmicos e professores da Universidade.


Durante o evento foram entregues as premiações dos destaques de Iniciação Científica e Extensão e o Câmpus de Frederico Westphalen garantiu quatro deles.



Conheça agora o projeto do curso de Fisioterapia, que foi um dos premiados.


O projeto “Fisioterapia em Grupo na Reabilitação de Indivíduos Pós-Acidente Vascular Encefálico”, foi desenvolvido pela Professora Doutora Daiane Mazzola e pela acadêmica bolsista Gabriela Conterno Rodrigues.


Emocionada com a conquista Gabriela explica porque se interessou em participar deste projeto.


Primeiramente, eu amo o curso que faço. A Fisioterapia é uma área linda! A cada semestre esse amor vai crescendo, por isso tentei me envolver o máximo possível com o curso, e foi por esse motivo que contatei a minha orientadora Profª Drª Daiane Mazzola. Foi ai então que surgiu a ideia do projeto, atendimento fisioterapêutico em grupo para indivíduos pós Acidente Vascular Encefálico. A Fisioterapia não é voltada apenas para a reabilitação do movimento do corpo humano, também proporciona qualidade de vida, e é isso que buscamos através deste projeto”, enfatiza a bolsista.



A acadêmica também fez questão de destacar o que significou está experiência para a formação acadêmica.


Significou tudo! Além de auxiliar em meu processo de formação acadêmica, foi possível conciliar a teoria da sala de aula com a prática clínica do profissional Fisioterapeuta. Ainda, o contato direto com pacientes foi de extrema importância para meu desenvolvimento pessoal e profissional, possibilitando o conhecimento da realidade da comunidade local como também prestar assistência a estes. A produção de conhecimento foi outro ponto muito importante, todo o grupo de alunos envolvido pode desenvolver pesquisas e apresentações de trabalhos em diversos simpósios e congressos da nossa área, oportunidades únicas", conta a estudante.


Sobre ser premiado no SIIC, com o Prêmio Destaque, Gabriela afirma que ficou imensamente feliz, pois é o reconhecimento de um ano inteiro de trabalho, não só dela e de orientadora, mas também de toda a equipe de voluntários envolvida do curso de Fisioterapia.


 Já a professora orientadora enfatiza a importância de trabalhar a extensão no curso.


A extensão na área da saúde é de grande relevância para a Universidade e para a comunidade, uma vez que promove integração dos indivíduos beneficiados pelo projeto entre si e com os acadêmicos, e potencializa a inserção dos mesmos na sociedade. Também dá uma visão positiva da comunidade para com a Universidade, a qual utiliza desses projetos para agregar, promover saúde e prevenir doenças. Além disso, a extensão possibilita, aos acadêmicos voluntários e à bolsista, a vivência e a troca de experiência com os participantes do grupo, entre colegas e o aprofundamento do estudo dos temas propostos com o projeto, bem como a participação em eventos científicos”, diz Daiane Mazzola.


A professora fala também sobre o significado de ter o trabalho reconhecido com Prêmio Destaque. “É muito gratificante, já que o projeto teve o envolvimento de muitos acadêmicos voluntários, intensa dedicação da bolsista e forte integração dos acadêmicos com os participantes. Este Prêmio mostra que o trabalho bem feito, que todo o esforço e dedicação compensam. Também dá ânimo e motivação para os acadêmicos se envolverem cada vez mais com projetos como este”, conta ela.


A orientadora diz ainda que o curso de Fisioterapia sempre estimulou os acadêmicos e os professores a fazerem pesquisa e extensão e este Prêmio é o fruto deste envolvimento e dedicação de professores e acadêmicos.

 


Foi um sonho quando entrei no curso de Fisioterapia da URI a realização deste projeto tão desafiador e eu tive a honra de ter ao meu lado pessoas que acreditaram e abraçaram este sonho junto comigo, fazendo ele possível. Hoje posso dizer é mérito de todos do nosso curso”, afirma a professora.

 

Quinta, 08 de Novembro de 2018


164 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2018. | VirtualBit