Tecnologia em Agropecuária realiza aula transdisciplinar

Os professores do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hilleshein, Thiago C. S. Cantarelli, Sandro Paixão, Paulo de Tarso Lima Teixeira e Leandro Bittencourt de Oliveira estiveram na propriedade do acadêmico do 5º semestre Ricardo Librelotto Rossato e do agora egresso do Curso, Hericles Librelotto Rossato, na Linha Boa Esperança, em Vicente Dutra - RS, para uma aula transdisciplinar.


A atividade realizada no dia 04 de maio, foram abordados assuntos estudados nas disciplinas do 1º semestre de 2018, a partir de temas geradores vinculados ao projeto profissional e de vida do acadêmico.


A aula iniciou na Universidade, onde os acadêmicos orientados pelas disciplinas organizaram atividades acadêmicas no campo, em meio a realidade de uma propriedade típica da região.


Segundo o professor Luis Pedro, este é o momento em que a prática esta indissociada da teoria e em que o tema gerador da aula é debatido e relacionado ao o projeto profissional e de vida, conectando com o mundo do trabalho.


O professor Luis Pedro socializou mecanismos de gestão de unidades de produção agropecuária, através de planilhas específicas que possibilitam organizar os custos de produção num centro de custos e facilitar na tomada de decisão, o sistema esta conectado com as atividades do campo, das atividades agropecuárias e tem por finalidade a sustentabilidade financeira das propriedades.


Na sequência, a condução da aula seguiu a cargo da disciplina de Biodinâmica Manejo e Conservação do Solo, onde os alunos foram desafiados a medir a taxa de infiltração em um solo escarificado e outro não escarificado, e entender o significado de como podemos aumentar as taxas de infiltração de água e a importância disso no manejo da perda de solos dos sistemas. Também, avaliaram o efeito que a gota da chuva pode exercer em uma situação de solo descoberto e outra com solo com boa cobertura de palha.


Em paralelo a esta dinâmica de avaliação do impacto da gota da chuva no solo, o professor Sandro Paixão enfatizou a importância que tem o manejo e conservação do solo, para a qualidade das águas de rios e tanques de piscicultura, já que muitos rios atualmente sofrem com o excesso de matéria orgânica e de partículas de solo em suspenção na agua, ocasionado por chuvas em solos que não tem cobertura e de baixa infiltração. Por isso estas águas carregam partículas de solo e junto delas resíduos de fertilizantes para dentro dos leitos dos rios, córregos e tanques, dificultando cada vez mais a produção e reprodução de espécies de peixes, principalmente as nativas de nossa região.


Na disciplina de Manejo de Doenças de Plantas, os acadêmicos tiveram contato com áreas de produção de gramíneas, aveia e milho, que apresentam problemas fitossanitários (doenças de plantas). Foram discutidas formas de identificação dos agentes causadores destas doenças, influência dos sistemas de cultivo (época de plantio, clima, solo e outros fatores de produção) nas suscetibilidades das plantas frente as doenças e medidas preventivas de manejo.


Continuando esta atividade em alternância, as plantas com sintomas foram levadas para sala de aula, para a realização do relato das situações de cultivo onde as plantas se encontravam para que os alunos tivessem contato com o problema encontrado.


No período da tarde o professor Thiago C. S. Cantarelli abordou manejos da Bovinocultura de Leite com ênfase na criação e bem estar da terneira.


Esta atividade transdisciplinar proporcionou aos acadêmicos um grande momento de aprendizagem, destacando a importância de praticar os conhecimentos obtidos no ensino superior unindo com a participação da Família na Elaboração e Implantação Prática do Projeto Profissional e de Vida.



215 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2019. | VirtualBit