Meio ambiente é pauta para educar no mês de junho
I Ciclo de Estudo sobre Consciência Ambiental marca a semana do meio ambiente com visita de mais de 3 mil pessoas.

Na semana do meio ambiente a URI realiza o I Ciclo de Estudo sobre Consciência Ambiental, que já recebeu cerca de 3.100 alunos da educação básica e ensino superior. O Ciclo iniciou dia 03 e encerra hoje, 11 de junho.

 

Para a professora do 5o ano da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju Ana Noro Grabowski a prática de poder visitar a URI com seus estudantes é muito importante: “trabalhamos com uma geração que é totalmente nativo digital, isso pesa muito quando o professor pensa o projeto de aula, uma vez que os alunos já buscam informações, por isso devemos ser criativos. A URI proporciona isso, com práticas como essa onde abordar o meio ambiente, que é uma questão social e é uma previsão de ensino para essa idade escolar, por isso vir aqui é importante e auxilia muito no ensinar os mais novos a como preservar o lugar que ele vive, pois isso é importante para o seu futuro e de toda comunidade”, destacou Ana.

 

Ana ainda nos conta que a URI é sua família pois na universidade ela realizou a graduação, a pós e o mestrado. “Me sinto no compromisso de aproximar a escola de educação básica com a universidade, tanto que essa parceria acontece de longa data, trago meus alunos aqui para diversos eventos pois essa união e troca precisa existir, as crianças depois de formadas precisam conhecer lugares que pensam no futuro delas, assim como a URI pensa. Já realizei atividades como as trilhas ecológicas com o pessoal da biologia aqui, que conduzem os alunos à um passeio e vivência experimental em um pedacinho de Mata Atlântica, onde os pequenos podem aprender mais sobre essa realidade”, ressaltou Ana.

 

A acadêmica de Biologia da URI Fabiula Prestes, nos contou que as oficinas de biologia estão contemplando a semana do meio ambiente. “O trabalho realizado com o curso de biologia é eficaz, preciso e muito rico e vai além do básico, por exemplo eles tem contato com várias áreas da biologia aqui, os alunos descobrem a biodiversidade animal e vegetal e passam por experiências e conhecimentos que serão utilizadas ao longo da vida”, explanou Fabiula.

 

Fabiula aponta que o trabalho com crianças, jovens e adultos estudantes e profissionais de outras áreas complementa sua formação e prepara as pessoas para um mundo mais sustentável: “Penso eu que essa atividade abrange a comunidade em um todo, uma vez que ensina os alunos desde pequenos a pensar o mundo que vivem, assim eles serão responsáveis por manter o meio ambiente saudável” finalizou a estudante alegre em participar da ação e já se preparando para se formar no próximo ano.



212 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2019. | VirtualBit