Taller: o papel social do Arquiteto
Região ganha possibilidades de desenvolvimento com planejamentos realizados durante os seis anos de Taller.

O Taller URI Brasil é uma proposta de prática da arquitetura em si, que atende ao propósito de projetar a edificação e os espaços urbanos para o indivíduo, tendo como prioridade atender suas necessidades de acessibilidade, conforto e inserção social.


Esta experiência do Taller consiste em uma inter-relação de acadêmicos e professores para a construção de uma proposta interdisciplinar que de forma inovadora resolva os problemas de arquitetura, detectados através do olhar coletivo de uma região, por meio de um trabalho de campo integrado, sob a forma de intercâmbio de massas intelectuais que possam contribuir com políticas de desenvolvimento.


O Taller é uma metodologia de ensino pela qual acadêmicos e professores, de várias nacionalidades, podem trocar conhecimentos com o objetivo de intervir numa realidade comum. Esse evento busca colocar em prática o papel social do Arquiteto e Urbanista, criando proposta de projetos que contribuam para a melhoria dos espaços da comunidade.


I TALLER - 2014


1º Taller Vertical Internacional foi uma proposta inovadora, pois criou diversas oficinas de projetos de Arquitetura e Urbanismo, que envolveu tanto os acadêmicos do curso, bem como os docentes da URI. Na 1ª edição, o foco do Taller foi uma intervenção urbana no Bairro Santo Antônio, na cidade de Frederico Westphalen, é esse bairro que inspirou os projetos desenvolvidos ao longo das oficinas.


Professores e acadêmicos do curso visitaram a sede da Associação do Bairro Santo Antônio, a fim de conversar com a comunidade daquele local, foi um dos momentos em que os acadêmicos puderam interagir com os moradores do bairro e debater as problemáticas e possíveis soluções ao futuro daquela comunidade. Ao final do evento, os grupos apresentaram suas propostas e projetos de intervenção a serem realizados no Bairro Santo Antônio.


II TALLER - 2015


O 2º Taller Vertical Internacional tratou da reformulação da área central urbana de Frederico Westphalen em que as equipes de talleres propuseram alternativas e maneiras de solucionar as problemáticas encontradas nesses espaços.


Nesta edição os estudantes propuseram projetos urbanos e arquitetônicos referente a zona de atuação da área central da cidade de Frederico Westphalen, com isto, resultando em 4 grandes propostas que foram enviadas ao poder público municipal como contribuição do Curso de Arquitetura e Urbanismo ao desenvolvimento regional.


III TALLER - 2016


A terceira edição do evento desafiou os acadêmicos e professores a pensar e trabalhar de forma prática soluções que garantam qualidade de vida às comunidades que vivem às margens da cidade.


Dez grupos formados por acadêmicos dos 6º, 7º e 8º semestres, apresentaram os resultados dos trabalhos feitos de observação, análise e projeção de melhorias a serem propostas para o bairro da Pedreira em Frederico Westphalen. Os grupos foram orientados e acompanhados no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade do bairro.


IV TALLER - 2017


A 4ª edição do evento foi realizada regionalmente, tendo como sede o município de Iraí. A Cidade de Iraí foi o palco escolhido para desenvolver projetos de melhorias com o sistema viário, assim como, recuperar pontos turísticos e resgatar a história da cidade.


V TALLER - 2018


Já a 5ª edição do Taller Vertical Internacional, focou suas propostas na cidade de Palmeira das Missões, possibilitando a comunidade acadêmica conhecer um pouco mais da realidade e as necessidades da região através de visita guiadas a cidade de Palmeira.


VI TALLER - 2019


A 6ª edição irá propor melhorias na nossa própria Universidade, colocando os acadêmicos e os professores a pensar o próprio espaço que eles atuam. Dessa forma a URI/FW será a “tela em branco” onde estudantes sob supervisão dos professores poderão se desafiar para elaborar proposições para a comunidade dentro deste espaço. 

 

No 6º Taller URI Brasil e I Congresso Internacional sobre Cidadania, Espaço Público e Território teremos a seguinte programação:

16/17/18/19/21 de setembro de 2019 - 6º Taller URI Brasil, 

início: 19h - término: 22h40min

26/27 de setembro de 2019 - I Congresso Internacional sobre Cidadania, Espaço Público e Território. 

início: 18h - término: 22h40min

Ambos no mesmo local: Sala 05 (Prédio 12) - Arquitetura e Urbanismo 


TALLER ENTRA NO CURRÍCULO


A partir de 2020 o Taller se torna uma prática integradora no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI. Assim, acadêmicos estarão dentro de suas matrizes realizando práticas durante a formação que devolverão à comunidade regional na forma de propostas que evoluam arquitetonicamente e urbanisticamente os espaços que irão se inserir.


CONGRESSO INTERNACIONAL


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW em conjunto com a Facultad de Arquitectura da Universidad La Gran Colombia da Colômbia, promovem o I Congresso Internacional sobre Cidadania, Espaço Público e Território que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 nas dependências URI/FW.

Mais informações do congresso CLIQUE AQUI



322 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2019. | VirtualBit