Professor de Tecnologia em Agropecuária participou do XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura
Na oportunidade realizou visita técnica a Vinícola Miolo Wine Group e no Packing House da Fazenda Special Frui na Bahia

O Professor Paulo de Tarso Lima Teixeira do Departamento de Ciências Agrárias participou do XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura ocorrido nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, no período entre 30 de setembro e 04 de outubro de 2019. Neste evento apresentou o trabalho intitulado “Viabilidade Econômica da Citricultura no Município de Liberato Salzano”, tendo como co-autores o professor Luis Pedro Hillesheim e acadêmicos do curso de Tecnologia em Agropecuária/Pronera II.


Durante o congresso o Prof. Paulo participou de visitas técnicas na Vinícola Miolo Wine Group e no Packing House da Fazenda Special Fruit. Na Miolo - Vinícola Terranova, no Vale do São Francisco (BA), foi possível visitar os pomares de uvas europeias para vinificação, o tour foi realizado com orientação do Eng. Agrônomo e gerente de produção, Adauto Quirino Júnior.


Foi possível ver áreas de videiras em diferentes estágios fenológicos (videiras em dormência, sendo podadas, em início de brotação, no florescimento, na fase inicial de maturação e na colheita), pois, devido ao clima tropical e ao regime de chuvas (200 mm/ano) é possível induzir o início e o final de período de dormência em diferentes épocas do ano e produzir duas safras de uva por ano. Ainda na vinícola Terranova visitou-se a cantina para degustação de vinhos e espumantes, já da safra 2019.


A Fazenda Special Fruit, em Juazeiro-BA, é uma empresa que produz uva de mesa, manga e melão para o mercado interno e para exportação, certificada pelo protocolo Tesco Nature´s Choice (Gold) e GLOBALGAP. A empresa conta com uma equipe capacitada, que busca a produção de frutos com qualidade e segurança alimentar, através da redução do uso de agroquímicos, minimizando os impactos negativos ao meio ambiente como também, a responsabilidade social quanto á saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. 


Nesta, foi possível visitar a unidade de beneficiamento da empresa, com auxílio do Diretor Comercial Roberto Carvalho, onde pode-se ver todo o processo de recebimento, limpeza, classificação, embalagem e inspeção de frutas e os procedimentos diferenciados para cada destino da produção (mercado interno, Estados Unidos e Europa).



316 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2020. | VirtualBit