Extensão da URI desenvolve assessoria pedagógica em tempos de pandemia

No dia 28 de maio deu-se continuidade ao projeto de extensão realizado pela URI/FW em parceria com o Município de Taquaruçu do Sul/RS, através da Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião a equipe multidisciplinar da URI, professores doutores e mestres, esteve realizando o Módulo III “Os componentes curriculares na sociedade contemporânea”, com o objetivo de elaborar uma nova proposta pedagógica na educação do 6º ao 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin na construção interdisciplinar diante ao componente curricular: Desenvolvimento Local.  

Em função da Pandemia, COVID-19, os professores do município e os formadores da URI realizaram as suas atividades de forma remota, online.

 A formação teve dois momentos, inicialmente houve a contextualização da Dimensão Situacional, Construtiva e de Fundamentos Pedagógicos envolvendo todos os professores da URI e daquele município. Logo em seguida, o momento de diálogo ocorreu entre as áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens. Tal atividade foi feita de forma sincronizada e envolveu as relações entre a Base Nacional Curricular – BNCC, o Referencial Curricular Gaúcho – RCG, o Projeto Político da Escola - PPC e a construção interdisciplinar com o componente curricular: Desenvolvimento Local.

Convém salientar que a proposta de formação da área das linguagens no município foi pensar a formação escolar em que o aluno se sinta envolvido na edificação do seu projeto de vida, construído pelos seus olhares em relação às diferentes formas de ler e traduzir as suas compreensões, por meio de gestos, expressões e movimentos, com a pretensão de dar sentido à sua vida e valorizar o lugar onde vive. Possibilitar aos sujeitos inseridos nos espaços escolares e comunitários vivências sobre os textos multimodais e suas manifestações artísticas e corporais com o intuito da socialização e integração, são os objetivos que estão norteando o trabalho de formação com os professores.

Dentre as atividades desenvolvidas para a interação dos professores foram utilizados os aplicativos Socrative e Mentimeter, no qual, foi construída uma nuvem de palavras a partir da contribuição de todos os professores participantes. 

Para a Coordenadora Pedagógica da Escola profª. Dionéia Samua Vieira, que participou da formação: “O módulo III foi um momento integrador, oportunizando a socialização do trabalho desenvolvido pelas áreas do conhecimento, aproximando as temáticas e conteúdo que se relacionam ao componente da área diversificada, denominado Desenvolvimento Local. Nessa etapa da formação, ressaltou-se a importância do diálogo entre as áreas, sendo uma atividade de construção coletiva, na articulação ações entre os componentes. Por vezes será necessário parar, reavaliar escolhas, rever as estratégias para que possamos chegar ao objetivo principal que é possibilitar aos jovens pensar sobre a sua formação e que direção tomar frente aos desafios. Queremos continuar trocando ideias para ir lapidando esse sonho, tendo como foco principal o Projeto de Iniciação Profissional de Vida”.

O projeto desenvolvido em parceria com o município de Taquaruçu do Sul terá continuidade no Módulo IV, no qual, será desenvolvida a construção do “Itinerário Pedagógico”. 

Sexta, 05 de Junho de 2020


322 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2020. | VirtualBit