PRONERA, plantando o conhecimento para o FUTURO

 

A turma do PRONERA 2020, iniciou suas aulas, e elas ocorreram nesta alternância no Tempo Escola Universidade, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020. 

 

Seguindo os Protocolos do Comitê do Covid da URI, no mês de setembro os estudantes do curso ainda não virão para a Universidade para preservar a saúde deles e de toda comunidade acadêmica.

 

De acordo com Gelson Pelegrini, Coordenador dos Cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária que atua junto na Turma do PRONERA de Agropecuária, “nesta primeira etapa as atividades ocorrem pelo Google Classroon, Meet e plano de estudo por alternância”, dessa forma fica garantida todas as aulas e bem como a segurança de todos.

 

- Dia 11 sexta feira tivemos a colocação em comum do Tema Gerador "Quem sou? Onde vivo?" com a participação da diretora da Fetag-RS, Maribel Costa Moreira e do Assegurador do PRONERA da superintendência do INCRA, Walter Aragão. Também foi apresentado o questionário online para realizar o levantamento da realidade de cada educando e a contribuição de cada um e cada uma para a elaboração do Plano de Formação. Na oportunidade foi apresentado o e-book das imagens do plantio das árvores que cada educando (CONFIRA AQUI). Estas árvores serão cultivadas e a cada início de semestre o educando deverá apresentar o estado dela -, destaca Pelegrini.

 

Seguiram as aulas dos componentes curriculares de Introdução à agropecuária, Anatomia e morfologia vegetal e fundamentos da matemática. As atividades propostas foram muito bem aceitas pelos educandos que estão empenhados em desenvolver o plano de estudo no Tempo Espaço Comunidade. 

 

Andréia Trombetta da cidade de Caiçara é Produtora de leite e aluna do PRONERA, e ela relata que vendo a grade e a metodologia do curso, ela nota que é um divisor de águas nas na propriedade dos estudantes, e vai ajudar muito em vários sentidos, no manejo animal e dos solos, e a administração da própria propriedade, o curso abrange tudo que uma propriedade precisa para estar organizada para ter sucesso na escala comercial.

 

- É muito interessante a pedagogia da alternância, quem tem interesse em desenvolver o curso é fantástico, as gente consegue aplicar, conseguimos consolidar tudo que planejamos. Os professores nos animam e nos “puxam” para que possamos seguir nos qualificando A URI e o PRONERA são fantásticos,  os professores estão em tempo integral conosco sendo prestativos nesses tempos difíceis, e estão nos dando todo suporte que precisamos com suas competências muito bem estruturadas. A universidade está cumprindo o seu papel para manter o agricultor em seu meio com um sistema muito eficiente – conta Andréia.

 

 

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SRT) de Frederico Westphalen, Amarildo Manfio é agricultor e possui propriedade na linha Faguense, onde reside com a família e trabalham todos juntos. Amarildo nos explana que em 2015 fez o curso de Tecnologia em Agropecuária na URI, e isso contribuiu para o aprendizado que aumentou seu conhecimento para poder trabalhar melhor, desempenhando as atividades agrícolas, que ficaram mais controladas , ele ainda fala que na sua propriedade trabalha com atividade de bovino cultura de leite e que com o curso passou a poder analisar todos os processos, tanto sanitários como financeiros.

 

- Na minha opinião, o PRONERA tem todo um processo de educação voltado para o motivar os estudantes a trabalharem de forma que ele associa a teoria e a prática, aprende em sala e aplica na sua propriedade, e nesse “ir e vir” ele usa as dúvidas e dificuldades para aprender, além da troca de ideias e experiências com professores e colegas, onde todos falam a mesma linguagem da atividade agrícola e isso é uma grande motivação -, descreve Manfio.

 

Já para o Extensionista Rural na Emater/Ascar-RS, Dilamar Antonio de Souza Chaves que é agricultor e piscicultor a formação em Agropecuária a formação contribuirá muito na condução da sua propriedade aplicando novas técnicas para o aumento da produção de alimentos e com esses novos conhecimentos também terei a oportunidade de compartilhar todo aprendizado com agricultores do município de São José das Missões”.

 

A Agricultora Ana Patricia Weber pondera que o curso será muito útil para sua  vivência e atuação, pois aplicará na propriedade o que será aprendido em sala de aula.

 

- O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI pelo PRONERA é um curso diferenciado, pelo seus horários e disciplinas, já que, busca formar agricultores. Tendo horários que facilitam, se fosse toda noite ou algo do tipo, dificilmente um agricultor conseguiria cursar. E também uma das motivações, é a formação para permanecer no campo e não se formar para ir trabalhar na cidade, ou fora do campo. A URI representa na minha vida a oportunidade, de novos aprendizados e conhecimentos -, destaca Patricia.

 

Emocionado,  Dilamar ao relata sua felicidade: “O PRONERA gera uma oportunidade de jovens agricultores beneficiários do Programa Nacional do Credito Fundiário (PNCF) a ter o acesso à um curso de formação superior, dando a eles a oportunidade de qualificar e voltar para a propriedade e aplicar esses novos conhecimentos. A  URI me deu a alegria e a realização de um sonho: De cursar um curso superior. Parabenizo a URI pela bela iniciativa pela busca incansável para trazer para a nossa região esse curso. O meu agradecimento a todos os envolvidos para formação de mais uma turma do PRONERA

 

Como presidente do STR, o curso me deu força e conhecimento para que eu possa ajudar meus colegas, a URI corre no sangue, eu moro praticamente dentro da URI. Minha propriedade está entre os dois câmpus da universidade, e desde pequeno cresci com ela, a URI é fundamental para minha vida, pois ela fez eu crescer e melhorar meu conhecimento, por isso tenho gratidão por todos professores e funcionários -, finaliza Manfio

Terça, 15 de Setembro de 2020


180 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2020. | VirtualBit