Psicologia promove debate sobre gravidez na profissão

Com a participação das autoras do livro “A Analista Grávida”, Gabriela Seben e Marina Pinto de Camargo, alunos e professores do curso de Psicologia da URI, Câmpus Frederico Westphalen, participaram via Google Meet, na tarde de 23 de setembro, de uma aula especial sobre o tema “a gravidez da analista e as repercussões na clínica”. O encontro foi promovido como uma das atividades do Recarrega Conhecimento, ação desenvolvida pela URI/FW para levar ainda mais conhecimento aos acadêmicos no período da pandemia.

A apresentação do livro foi realizada pela renomada psicanalista Diana Corso, que destacou os aspectos pessoais da vida dos profissionais da Psicologia. “Assim como a vida dos pacientes é dinâmica, a dos profissionais também é, há surpresas e contratempos”. Ainda segundo ela, “o espaço do consultório é um ambiente em que entramos preocupados com nossas confusões, inibições e repetições. O que acontece quando esse lugar se duplica no corpo do psicanalista, que também se torna continente de um filho?”.

Acadêmica do 6º semestre do curso de Psicologia a URI/FW, a estudante Évelyn Karoline Dias Biancon destacou a experiência em participar do evento. “As palestrantes acrescentaram conceitos e conhecimentos muito interessantes e úteis para a reflexão do tema, trazendo experiências vividas por elas que facilitaram no entendimento, além de despertar a minha curiosidade para buscar mais obre o assunto”, disse.

O momento foi particularmente especial para a aluna do 8º semestre, Maria Eduarda da Cruz, que é gestante. “Este evento proporcionou a mim, acadêmica e no momento gestante, uma perspectiva diferente, algo não antes pensado, mas, mesmo assim, já percebido na prática de estágio. Tal assunto trouxe uma visão diferente através da experiência das convidadas, e creio que para meus colegas também. Pudemos ver o quanto uma gestação interfere em um setting e como podemos usar estas interferências a nosso favor! Para mim foi uma experiência espetacular”, afirmou.

Bruno Matheus Dani, também do 8º semestre, disse que “Tendo em vista que no Brasil a maior parte dos profissionais de nossa área é composta por mulheres, o evento me possibilitou, enquanto estudante de psicologia homem, ouvir a experiência das convidadas e refletir o quanto as questões pessoais se misturam com a vida profissional, tanto de analistas mães, ou futuras mães e, ao mesmo tempo, de pais e futuros pais. Foi um momento muito bacana para pensar não apenas na teoria, mas nos diferentes aspectos que se atravessam na prática”.

Terça, 20 de Outubro de 2020


129 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2020. | VirtualBit