Professores da URI/FW visitam planta da AgroBella Carnes Premium

Uma comitiva formada por sete professores da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, visitou, na semana passada, a moderna planta da AgroBella Carnes Premium, situada no município de Seberi. O empreendimento de bovinocultura de corte instalou recentemente um sistema de geração de energia por meio dos dejetos animais, se tornando autossuficiente no que diz respeito à produção de energia limpa e renovável.

Acompanhados do diretor comercial da empresa, Renato Sponchiado, o diretor administrativo da URI/FW, Ezequiel Plinio Albarello, e os professores Sandro Rogério Giacomelli, Jean Ricardo Favaretto, Tadeu Vargas, Fernando Grassi,  Maicon Luís Flach, Carlos Eduardo Blanco Linares conheceram o empreendimento e o sistema de funcionamento da usina.

Professor do curso de Engenharia Elétrica, Maicon Luís Flach comentou sobre o funcionamento do sistema de geração de energia:

– O sistema consiste na utilização do biogás como fonte primária, ou seja, o biogás é conduzido dos biodigestores até os grupos geradores. Os grupo geradores são compostos por duas máquinas. Na máquina primária é realizada a combustão do biogás, de forma análoga à um automóvel que realiza a combustão da gasolina para movimentar o veículo. Porém, ao invés de gerar movimento, a energia obtida com a combustão do biogás é utilizada para desenvolver um torque e rotação. A outra máquina, acomplada à primeira, é constituída do gerador propriamente dito, sendo que o torque e rotação desenvolvidos pela máquina primária são aplicados ao gerador, permitindo, desta forma, a geração de energia elétrica –, destaca.

Possíveis parcerias

Durante a visita, professores e proprietários também conversaram sobre possíveis parcerias entre a URI/FW e a AgroBella, tendo em vista as diversas áreas nas quais a universidade pode contribuir com a empresa, ajudando no desenvolvimento de projetos e gerando inovação.

Para o professor Flach, a estrutura da AgroBella é moderna e sustentável.

– A estrutura é inovadora nos mais diversos aspectos, tanto estruturais quanto na aplicação de conceitos que visam um melhor aproveitamento energético, tanto ambiental quando de eletricidade. Condições que tornam a estrutura um modelo de sustentabilidade regional –, afirma o mestre em Engenharia Elétrica.

Segundo Flach, parcerias com a AgroBella e a URI/FW podem gerar benefícios para toda a região:

– A parceria entre a URI/FW e a AgroBella pode resultar em diversos benefícios regionais, uma vez que a planta permite projetos nas mais diversas áreas, o que possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias associadas ao setor agroindustrial. Alguns exemplos dessas parcerias podem estar associadas às partes estruturais, automatização de processos, eficiência energética, desenvolvimento de dispositivos que aumentem a qualidade e bem estar animal, etc –, atesta o profissional.
 

Terça, 12 de Janeiro de 2021


283 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | VirtualBit