Projeto do Grupo Mulheres na Engenharia fica entre os três melhores do país
Iniciativa das acadêmicas da URI/FW concorreu no Impact Tank, programa promovido pela JCI Brasil

O projeto intitulado “Gurias à obra”, desenvolvido pelo grupo Mulheres na Engenharia, da URI/FW, ficou entre as três melhores iniciativas participantes do programa Impact Tank, promovido pela JCI Brasil, no fim de 2020. O concurso buscou ideias inovadoras e com potencial e que tivessem foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta das integrantes do grupo da URI/FW foi a implementação de um curso com módulos relacionados à engenharia, promovendo a autonomia das mulheres em pequenos reparos e consertos na construção civil. O “Gurias à obra” foi selecionado na fase regional e, na fase nacional, foi finalista, ficando entre os três melhores do país.

Como apenas o primeiro colocado recebia premiação em dinheiro, o projeto das acadêmicas da URI/FW não ganhou incentivos financeiros, mas o excelente resultado foi celebrado pelo grupo, como conta a presidente do Mulheres na Engenharia, acadêmica de Engenharia Civil, Vanessa Inês Urnau.

– Não ficamos em primeiro, mas mesmo assim saímos nos sentindo vencedoras. Ficamos entre os três primeiros colocados, o que nos deixou imensamente felizes. O projeto foi muito bem comentado e recebeu vários elogios dos jurados e plateia.

Empoderamento e equidade
Fundado em outubro de 2019, o grupo de alunas é inteiramente formado por acadêmicas de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da URI/FW. Conforme Vanessa, o projeto tem por objetivo unir, engajar e desenvolver as estudantes a partir de atividades que promovam o empoderamento feminino e, assim, a equidade de gênero.
Além do “Gurias à obra”, o grupo também promoveu outros projetos, e seguirá atuante na comunidade acadêmica nos próximos anos, como diz a presidente do Mulheres na Engenharia.

– Estamos sempre em movimento, realizamos reuniões com frequência para debater ideias e buscar trazer atividades que nos desenvolvam e que possam trazer conhecimento para outras mulheres também! No ano de 2020, além da elaboração do projeto “Gurias à Obra”, também realizamos duas semanas de lives chamadas “Sou Minha”, onde trouxemos mulheres incríveis para conversar sobre assuntos importantes como o autoconhecimento, a violência contra a mulher e os direitos civis da mulher.

Acompanhe a atuação e saiba mais sobre o grupo nas redes sociais do Mulheres na Engenharia da URI/FW.
 

Sexta, 15 de Janeiro de 2021


584 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | VirtualBit