O que é a Anagro, complexo laboratorial de última geração da URI/FW

Transformar o conhecimento científico em serviços práticos para a sociedade é o que norteia a existência dos Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, a Anagro completou um ano de atividade no fim de 2020, transformando o ousado investimento da URI/FW em benefícios para produtores e empresas do setor agro.

Equipada com itens de última geração, a Anagro conta com cinco laboratórios, divididos em análise de águas, análise de qualidade do leite, análise de solos, análise de alimentos e bebidas e análises clínicas animais. Localizados na sede da URI/FW, os laboratórios se tornaram um centro de referência para quem busca otimizar sua produção ou obter licenças em diversas áreas, tendo como base análises científicas e certificadas.

Os serviços de tais laboratórios permitem gerar dados precisos sobre a produção agroindustrial em diversos setores. De um lado, tais informações podem servir para nortear os produtores, aprimorar a cadeia produtiva e aumentar a renda e, de outro, em muitos casos são necessárias para a obtenção de selos e certificados de qualidade.

Tecnologia de ponta e profissionais capacitados
O montante investido nos laboratórios ilustra a qualidade dos equipamentos empregados na Anagro, cuja montagem dos laboratórios se deu com recursos da URI/FW e fomento externo, por meio de projetos de pesquisa feitos por professores da URI/FW. Segundo o coordenador do complexo de laboratórios, professor Cassiano Busatta, o alto investimento é voltado para tornar as atividades mais rápidas e precisas.  

– Nossos laboratórios estão equipados com equipamentos de última geração, que os EUA, Europa, utilizam. O investimento foi alto, e isso possibilita que os resultados cheguem ao cliente o mais rápido possível, agilizando o processo de tomada de decisão mediante os resultados gerados nessas análises – aponta o gestor.

Por trás dos equipamentos, a equipe de profissionais é altamente qualificada. Biólogos e químicos com grande experiência coordenam as análises e produzem os resultados. Toda a estrutura de recursos humanos e técnicos é avaliada constantemente, o que torna a Anagro um centro reconhecido pelas entidades reguladoras.

– Todos laboratórios que compõem a Anagro e todos os profissionais passam pela avaliação dos órgãos certificadores, a partir das auditorias, como por exemplo Inmetro, Rede Metrológica, Ministério da Agricultura, Fepam, Rede Oficial de Laboratórios de Análises de Solo (Rolas), Vigilância Sanitária Estadual, órgãos que nos auditam e que nos dão o aval relacionado aos serviços prestados pela Anagro – atesta Busatta.

A importância da Anagro
Além de gerar dados que servem como base para otimização da gestão em indústrias e propriedades, a importância da Anagro também é ser um centro regional para quem busca esse tipo de serviço, como explica Busatta.

– Hoje, mais do que nunca, qualquer sistema de gestão precisa de resultados para tomar ações e esses dados, quanto maior a qualidade e a agilidade mais rapidamente tomam-se ações na ponta.  Isso também é um grande diferencial, o fato de esses laboratórios todos estarem instalados na região – indica o coordenador da Anagro.
 
Para saber mais sobre a atuação de cada um dos laboratórios da Anagro, acompanhe em nosso site e redes sociais, nos próximos dias, uma série de publicações que mostram como são realizados os trabalhos em cada setor e quais seus benefícios para a sociedade.

Laboratórios da Anagro
Análise de Águas e Efluentes
aguas@uri.edu.br
3744-9206


Análise da Qualidade do Leite
laab@uri.edu.br
3744-9208


Análise de Solos
solos@uri.edu.br
3744-9204


Análise de Alimentos e Bebidas
alimentos@uri.edu.br
3744-9205


Análises Clínicas Animais
lac@uri.edu.br
3744-9289


 

Segunda, 22 de Fevereiro de 2021


229 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | VirtualBit