Aberto edital de seleção de alunos para o curso de Tecnologia em Agropecuária
Processo seleciona estudantes para o Programa Regional de Formação para a Sucessão Rural

As inscrições para ingresso às novas turmas do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, estão abertas até 23 de novembro. O edital de processo seletivo no âmbito do Programa Regional de Formação para Sucessão Rural pode ser acessado no site da universidade. São 40 vagas para turma na URI/FW, atribuídas no vestibular da universidade, e 30 vagas para turma em Alpestre, junto à Casa Familiar Regional do município.

 

As inscrições serão realizadas de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento de cada Secretaria Municipal de Agricultura, diretamente em cada município conveniado com a URI/FW. A prova de seleção acontece no dia 30 de novembro, sendo constituída por uma redação e questões ligadas à temática do setor agropecuário. 

 

O Programa Regional de Formação para Sucessão Rural é uma parceria do curso de Tecnologia em Agropecuária com municípios regionais conveniados, que participam por meio de agricultores que farão o curso com o objetivo de construir seus projetos de sucessão de unidades de produção em suas respectivas cidades. Os municípios interessados em convênio com a universidade, podem entrar em contato. Por meio desta ação, a graduação de Tecnologia em Agropecuária da URI promove a união entre teoria e prática.

 

O egresso do curso, Fernando Felin, comenta que cursar Tecnologia em Agropecuária na URI foi de grande importância para seu conhecimento acadêmico, e uma experiência que levará para a vida toda.

 

- Me formei em 2019, e minha trajetória no curso e o Projeto Profissional e de Vida me ensinaram que além de buscar novos conhecimentos, você tem que pôr em prática para ter uma boa sucessão e melhorias nos resultados. Nesse tempo de sete semestres, a graduação me proporcionou várias ideias diferentes que sempre busquei pôr em prática. Muitas foram difíceis, pois tínhamos que aumentar a produção de grãos da propriedade, que atualmente é a atividade principal da família. Com a conclusão do curso e os conhecimentos adquiridos, ficou mais fácil implementar no meu trabalho diário, e com isso tenho resultados positivos - explica.

 

Neiva Souza da Silva, também egressa de Tecnologia em Agropecuária, conta que, desde criança, auxiliou seus pais, pequenos produtores rurais, no campo e testemunhou as dificuldades do trabalho. “As lembranças dos desafios diários e as seguidas frustrações de safra poderiam ter me direcionado para outro rumo totalmente diferente do campo. Porém, a oportunidade de ter buscado a formação na área me auxiliou para que conseguisse a tão sonhada viabilidade na atividade que amo e tenho orgulho em exercer, afinal produzir alimentos, independente do sistema ou do volume de produção, é uma missão divina”, comenta.

 

A egressa explica, ainda, que a oportunidade de estudar na URI a auxiliou a conquistar seus objetivos. “Vários aprendizados do curso fizeram com que a minha unidade de produção pudesse ser visualizada de uma outra forma, passando a priorizar a gestão e, principalmente, adotando tecnologias que foram fundamentais para o aumento da produtividade e, consequentemente, a busca da viabilidade econômica da propriedade. A metodologia adotada pelo curso, através da alternância e o foco no Projeto Profissional e de Vida, aliada à excelência no ensino fornecida pela instituição, por meio da sua estrutura física e da excelente qualificação dos professores, foram fundamentais para que eu possa, hoje, afirmar que o conhecimento mudou minha vida, e que produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida são o tripé de uma propriedade rural existente”, frisa.

Terça, 23 de Novembro de 2021


790 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2021. | Brazero

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Ao navegar pelo site, você autoriza a URI Frederico Westphalen a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade