Competências socioemocionais no espaço escolar é tema da abertura da Formação Continuada

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está promovendo uma Formação Continuada a professores e gestores em 2022. Para a abertura do evento, no dia 16 de fevereiro, será realizada uma palestra sobre a importância das competências socioemocionais no espaço escolar, ministrada pelo coordenador de distribuição do conhecimento do Instituto Ayrton Senna, Carlos Mandel.

O tema da palestra é motivado por um estudo recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que revelou que adolescentes demonstram menos habilidades socioemocionais do que uma criança de 10 anos. O objetivo da palestra é dialogar sobre essas questões.

Para mensurar essas habilidades globalmente pela primeira vez, a OCDE realizou uma pesquisa em 10 cidades espalhadas pelo mundo, onde foram aplicados questionários em estudantes de 10 anos e de 15 anos. A pesquisa buscou saber a respeito dos comportamentos, atitudes e preferências dos jovens e avaliar se eles enxergavam em si mesmos um conjunto de 15 habilidades socioemocionais: desde responsabilidade e curiosidade até persistência, resistência ao estresse, cooperação, tolerância, sociabilidade, autocontrole e criatividade.

O que chamou a atenção dos pesquisadores é que, de modo geral, jovens de 15 anos pareciam ter quase todas as habilidades socioemocionais muito menos desenvolvidas, em comparação com os mais jovens. Concluiu-se, então, que aparentemente há uma queda significativa nessas habilidades à medida que as crianças crescem e entram na adolescência.

No relatório, a OCDE argumenta que o sucesso na educação atual não é o desenvolvimento cognitivo, mas de caráter, e questiona se, à medida que as crianças crescem, as escolas não estão reduzindo o espaço para esse desenvolvimento.

 

Sobre a Formação Continuada

O curso de Formação Continuada para professores e gestores da URI/FW tem a temática “Percursos Formativos: A docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”. O evento ocorrerá de fevereiro a julho de 2022 e os interessados podem se inscrever no site da universidade, na página de Inscrições, até 15 de fevereiro. 

O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de Educação Básica. O evento será ofertado na modalidade híbrida, contando com momentos on-line e presenciais.

Quarta, 12 de Janeiro de 2022


144 Visualizações
Comentários: (
)

Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes através do formulário de contato.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2022. | Brazero

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Ao navegar pelo site, você autoriza a URI Frederico Westphalen a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade