A URI

MISSÃO

Formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.


VISÃO

Ser reconhecida como uma Universidade de referência que prima pela qualidade, ação solidária, inovação e integração com a comunidade.




 

HISTÓRICO

 

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, instituição multicampi, comunitária, reconhecida pela Portaria nº 708, de 19 de maio de 1992, publicada no Diário Oficial da União em 21/05/92, tem sede na cidade de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Mantida pela Fundação Regional Integrada - FuRI, entidade de caráter técnico-educativo-cultural, com sede e foro na cidade de Santo Ângelo/RS.

Mantém quatro Câmpus e duas Extensões. As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

A URI nasceu como resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, inicialmente integrantes do Distrito Geo-Educacional 38, organizadas e gerenciadas pela comunidade regional. De imediato houve o engajamento de lideranças politicas, religiosas, empresariais e uma forte mobilização de professores e funcionários das IES integrantes do Grupo Tarefa. No horizonte do projeto vingava sempre a criação de uma Universidade voltada ao desenvolvimento regional. A URI identifica-se como comunitária, pois sua vocação é a integração atingindo mais de 100 municípios dos regiões Alto Uruguai Norte, Médio Alto Uruguai, Missões e Fronteira Oeste.

A experiência comunitária vivida nas reduções jesuítico-guaranis e, posteriormente, na região colonizada por italianos, alemães, poloneses, russos e judeus determinou o modelo de gestão compartilhada, assumido pela URI na sua criação, no seu processo transitório de vivência universitária, determinante para reconhecer a prática histórica de ensino superior e a constante busca de sua própria superação.

Como se depreende, a URI nasceu com uma vocação para a integração, porque esta foi a sua origem, decorrente da vontade política de seus mentores, da capacidade de ler corretamente a própria história, de tomar decisões, planejar um trabalho integrado, projetando ações consequentes.

A URI tem como uma de suas metas formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, oferece uma formação profissional de qualidade, desenvolvendo competências e habilidades através da articulação entre teoria e prática, garantindo formação humanística e propiciando condições que permitam ao aluno aprender a aprender e a pensar de forma independente e crítica.

Para a consecução de tais metas, estrutura e desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão através de oito Departamentos: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia e Ciência da Computação, Ciências da Saúde, Ciência Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Além disso, em suas seis unidades, a URI conta com Escolas de Educação Básica que atuam na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico. As propostas pedagógicas das escolas estimulam a formação de valores como solidariedade e cidadania, e contemplam carga-horária maior que a média nacional. Os docentes são especializados, agregando qualidade de ensino, além da diversificação das formas de aprendizagem.

 



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit