Serviços

Acervo e Classificação.

 


  

  O acervo da Biblioteca Central é composto de livros, periódicos, obras de Referência(dicionários, enciclopédias, índices, abstracts, bibliografias, atlas...), CD-Rom, monografias, teses e dissertações, abrangendo várias áreas do conhecimento, por assunto de acordo com a CDU(Classificação Decimal Universal)e pela tabela de autor"PHA".
    A classificação segue a abrangência do assunto, indo em ordem crescente do geral para o mais específico, levando-se em consideração a ordem dos sinais.
    O noé organizado em ordem alfabética da 1aletra e seguindo o ordem numérica crescente.

 


 

Classes gerais da CDU

 

0 - Generalidades. Ciências do Conhecimento
1 - Filosofia. Psicologia
2 - Religião. Teologia
3 - Ciências Sociais
5 - Matemática. ciências Naturais
6 - Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia
7 - Arte. Esporte. Arquitetura
8 - Lingüística. Linguagem. Literatura
9 - Biografia. Geografia. História

 


 

Localização do livro na estante

 

    Para localizar o livro na estante se faz necessário anotar onode chamada. O número de chamada é o endereço do livro na estante e é composto de:

No de classificação: corresponde ao assunto da obra na tabela de classificação CDU

No de classificação de autor: corresponde ao autor da obra, antecedido pela letra inicial do sobrenome do autor e precedido da 1aletra do título.

 


 

Ordem do livros na estante

 

Ordem na estante
5/6
P522e
51
A381b
51
F919i
51.01
D290f
511
B693j

 

Ordenação dos livros

 

    A ordenação dos livros agrupam-se por assunto específico, inicia-se na prateleira superior da estante, da esquerda para a direita em ordem numérico - decimal e alfa - numérica crescente.

 


 

Ordenação dos periódicos

 

    Os periódicos seguem a mesma ordenação dos livros.

 


 

Ordenação das fitas de vídeo

 

    As fitas de vídeo seguem a mesma ordenação dos livros.

 


 

Sistema de Informatização

 

    A Biblioteca Central Dr. José Mariano da Rocha Filho tem seu acervo organizado dentro dos padrões internacionais e utiliza para gerenciar seus serviços o sistema pergamum, aliando informatização, modernos recursos tecnológicos e uma equipe de profissionais qualificada proporcionando um atendimento ágil e especializado aos seus usuários.

 

 


 

Catalogação na fonte

 

Consiste na elaboração de ficha catalográfica de obras a serem publicadas pela Instituição, tais como: livros, teses, dissertações, monografias, anais, etc.

 

 


 

Catálogo online

 

A Biblioteca utiliza o sistema de automação Pergamum, que permite o gerenciamento de todas as suas atividades. Engloba os serviços de consulta, catalogação, circulação, seriados, aquisição, administração e controle de caixa. • COMUT

 

 


 

COMUT

 

A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço oferecido pela Biblioteca Central disponibiliza informações existentes nas principais bibliotecas universitárias, Centros de Documentação e na Bristsh Library. Através do COMUT é possível obter cópia de documentos não encontrados no Sistema de Bibliotecas da URI.


Para acessar o site do COMUT [ Clique Aqui ]


O usuário, como pessoa física pode, utilizar o programa diretamente, sem a interferência de uma biblioteca solicitante. O mesmo poderá utilizar o Comut de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, desde que haja um computador conectado à Internet. Basta cadastrar-se no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para isso acesse o site www.ibict.br e clique no “Acesso Rápido”, escolha a opção COMUT “Cadastre-se”. Após o cadastro o usuário poderá solicitar o material desejado.

 

 


 

Orientação aos calouros

 

Os alunos ingressantes são sempre orientados sobre o regulamento das Bibliotecas da URI, tanto no que diz respeito as formas mais eficientes de pesquisa em nosso catálogo (Sistema Pergamum), quanto aos serviços, setores e recursos disponibilizados pelas bibliotecas.

 

 


 

Orientação no uso de bases de dados

 

A pesquisa em bases de dados em CD-Rom é feita no Setor de Multimeios e Comut. Permite, por meio de pesquisa a uma ou mais bases de dados, baixar documentos na íntegra, realizando sua consulta seja por autor ou palavra-chave.

Como fazer: você deverá dirigir-se ao Setor de Multimeios para agendar um horário com o atendente. Em seguida, trazer os assuntos a serem pesquisados, inclusive em inglês, devido às bases estrangeiras. É necessário que você possua em mãos um dispositivo de mídia digital para salvar os resultados obtidos, tendo em vista que não há possibilidade de impressão deste material.

 

 


 

Pesquisa bibliográfica

 

A pesquisa bibliográfica pode ser feita através da consulta ao catálogo on-line, na biblioteca, ou ainda pela internet.

 

 


 

Reserva e Renovação

 

A reserva é feita através da web ou dos terminais de consulta da Biblioteca. O usuário pode reservar apenas materiais que estejam emprestados. A reserva é nominal e obedecerá à ordem cronológica de pedidos; estando disponível para o primeiro usuário da lista de reservas no período de 1 dia após a data de devolução. O usuário é responsável pelo controle de suas reservas. O mesmo recebe um e-mail quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca. Para isso, o endereço deve estar atualizado no cadastro da Universidade, através do Acesso ao Usuário (Dados Pessoais).

Não são aceitas renovações de empréstimos de livros com reserva. Em caso de atraso nas devoluções é cobrada uma comissão de permanência por atraso (por dia e por item) que deve ser quitada, para posterior empréstimo.

 

 



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit