Centro de Práticas

 

Centro de Prática Psicossocial


Projeto: Projeto Integrado de Atendimento às Famílias Vítimas de Violência Intrafamiliar.


O Projeto Integrado de Atendimento às Famílias Vítimas de Violência Intrafamiliar é um projeto dos Cursos de Psicologia e Direito da URI, Campus de Frederico Westphalen, em parceria com Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Delegacias de Polícia Civil dos munícipios da Comarca de Frederico Westphalen/RS. Iniciou-se em 2009, com uma dinâmica de trabalho interdisciplinar adequada para atender à demanda referente aos casos encaminhados pela Delegacia de Polícia, especificamente relacionado à violência contra a mulher, na Comarca de Frederico Westphalen, a qual abrange sete municípios da região.


Quando ocorre a violência doméstica contra a mulher, a vítima registra a ocorrência policial e requer as medidas protetivas e é agendado atendimento psicossocial para ambas as partes no Centro de Práticas Psicossociais. A vítima e o agressor são notificados pelo Oficial de Justiça para comparecer nos atendimentos. Os mesmos, ocorrem no Centro de Práticas Psicossociais e no Escritório de Prática Jurídica da URI, sendo conduzidos  por profissionais e estagiários das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito. Nesta oportunidade, de forma individual e sigilosa as partes podem expor sobre a ascendência do conflito, obtendo auxílio para detectar maneiras apropriadas de resolvê-lo, diminuindo ainda a reincidência desses episódios de violência e fortalecimento a pessoa em suas questões particulares e familiares.


A vítima é encaminhada ao Escritório de Prática Jurídica, para um atendimento jurídico, onde passa a conhecer os seus direitos. Ao processar o agressor (representar), seguindo o processo crime, o Ministério Público poderá realizar a denúncia e, ao final, o Juiz tem a possibilidade de julgá-lo culpado ou inocente. Ou a possibilidade de não processá-lo, perdendo as medidas protetivas (renúncia ao direito de representar). Posterior às partes são intimadas para a audiência para dar sequência ao processo. Quando envolve casos de: separação, dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade, as vítimas também são encaminhadas e assistidas pelo Escritório de Práticas Jurídicas.


Nos atendimentos que acontecem no Centro de Práticas Psicossociais são de forma interdisciplinar, as partes são acolhidas e auxiliadas preservando aspectos individuais de cada pessoa, com os cuidados éticos que compete a cada profissional/estagiário, bem como, os direitos legais que envolvem cada caso, construindo juntos, profissionais, estagiários e as partes envolvidas, o melhor direcionamento a ser destinado àquela situação.  Ainda, retornando ao poder judiciário, ou encaminhado para outros serviços da rede municipal de atendimento casos que se percebem necessários.


Coordenadores do Projeto:

Helena Diefenthaeler Christ e Pablo Henrique Caovilla Kuhnen


Responsável Técnica:

Anelise Flach


ENTENDA O PROJETO



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit