A Comissão Própria de Avaliação

A CPA é executora de parte do processo do SINAES e coordena o processo interno de autoavaliação institucional. Como Comissão tem o objetivo de consolidar uma cultura de avaliação num processo reflexivo, sistemático e contínuo e analisar a ação educativa, buscando vê-la com clareza em toda a sua abrangência.  A CPA organiza o sistema de informação e divulgação de dados com a participação dos diferentes segmentos da Universidade, garantindo a democratização das ações.      

As etapas de avaliação compreendem:

1. Sensibilização e Mobilização: através de seminários, reuniões, distribuição de material, entre outros. O objetivo desta fase é mobilizar para a participação na autoavaliação. 

2. Diagnóstico Institucional: global, de base quantitativa. Tais informações permitem um diagnóstico da situação atual da URI, servindo como base, tanto para a autoavaliação, como para a avaliação externa. 

3. Autoavaliação: a partir dos aspectos quantitativos e qualitativos das diferentes dimensões, obtidos pelo diagnóstico, a autoavaliação se constitui em um exercício fundamental para que a URI debata as metas, avalie seus projetos e trace novas possibilidades para atender as demandas necessárias.

4. Avaliação Externa: A avaliação externa tem como ponto de partida o diagnóstico e os relatórios da avaliação interna. 

5. Avaliação da Avaliação: consiste no estudo e discussão dos dados e na análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e as medidas necessárias para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2020. | VirtualBit