Editora

Histórico

 

Nos anos de 1992 estabeleceu-se, na URI de FW, um Centro de Publicações com o objetivo de orientar os professores na revisão  de artigos  para revistas e periódicos. Esse Centro estava sob a orientação da professora Celestina Vitória Moraes Sitya, e a composição e diagramação eletrônica das  obras  sob a responsabilidade do professor Reginaldo da Luz Ghisolfi.

Devido à demanda  das publicações, surgiu a necessidade da criação de uma editora que contemplasse os anseios dos professores em  socializar seus conhecimentos. Em 1995, a editora URI foi registrada no ISBN sob o número 85-85889; atualmente seu número de registro é 978-85-7796. A professora Celestina Sitya permaneceu na direção até março de 2007, sendo substituída por Aline Coelho Silva de abril a agosto desse mesmo ano. Atualmente preside a editora a professora Denise Almeida Silva.

A partir de 2013, a editora passa a fazer parte do quadro de associados da ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias, com o número de filiação 146.

 


 

Caracterização

 

 

A URI caracteriza-se como editora universitária, dedicada exclusivamente à publicação de obras de cunho acadêmico. A maior parte das publicações está diretamente vinculada aos interesses de ensino, e às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição. A editora não publica, porém, exclusivamente obras produzidas por seu corpo docente e discente, atendendo também a comunidade. Decisões quanto à publicação de livros ou artigos em periódicos são tomadas pelo Corpo Editorial da URI, constituído tanto por renomados pesquisadores locais como de universidades do Brasil e do exterior; publicações organizadas pelos departamentos têm corpo editorial próprio.

A editora URI publica revistas acadêmicas, anais de eventos, livros avulsos e/ou coleções.  Figura no catálogo da editora a Coleção Santiago do Boqueirão, Seus Poetas Quem São? Publicaram-se 9 livros: Oracy Dornelles,  Lise Frank,  Márcio Brasil, Ataliba de Lima Lopes, Antonio Manuel Gomes Palmeiro, Caio Fernando Abreu, Ayda Bochi Brum, Therezinha L. Tusi e Nenito Sarturi. Em 2010, iniciou-se a Série Novos Olhares com a obra Texto Dramático. Em 2008, também foi retomada a Série Pesquisa em Ciências Humanas, com o e-book Psicopedagogia em Debate.

A editora publica revistas organizadas pelos vários departamentos da universidade, com periodicidade anual ou semestral: Revista de Administração; Revista de Ciências Humanas, Língua&Literatura, Temas Sociais em Expressão, Literatura em Debate, Revista de Biologia, Revista de Enfermagem, Revista Psicologia em Foco, Revista Direito e Inovação e Cadernos de Psicologia: faces e interfaces da saúde mental.



Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit