Cursos de Mestrado em Letras

Principal

Versão Inglês Versão em Espanhol

 

 

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM LITERATURA COMPARADA, NÍVEL DE MESTRADO

Coordenadora
Profa. Dra. Maria Thereza Veloso

Sub-Coordenadora
Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto


 

INFORMAÇÕES
Fone: (55) 3744 9231 (turno diurno e noturno)
mestradoletras@uri.edu.br
Endereço:Rua Assis Brasil, 709, prédio 08, sala 109
CEP 98400-000 – Frederico Westphalen - RS

 

                           


                 

Programa
Sobre o Programa


APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação – Stricto Sensu – Mestrado em Letras, Área de concentração em Literatura Comparada, iniciou suas atividades em 2006 e é reconhecido pelo MEC através da Portaria MEC 524, constante do Parecer CES/CNE 33/2008, publicado no Diário Oficial da União em 30 de abril 2008.
Destina-se a formação de pesquisadores e profissionais interessados em desenvolver reflexões na área de Letras, com ênfase nas investigações no âmbito da literatura comparada.
O Curso, desenvolvido na modalidade presencial, promove diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma referência singular de formação e desenvolvimento profissional das regiões do norte e noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.


OBJETIVO GERAL

Formar profissionais aptos para o ensino, a pesquisa e a extensão sobre literatura, leitura e ensino, em suas relações com a história, a memória e outras linguagens e processos culturais, na perspectiva do comparatismo, considerando o contexto de demandas e perspectivas de pesquisa e trabalho do século XXI.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Formar profissionais que tenham domínio teórico e sejam aptos para a pesquisa, produção científica e docência em contextos educacionais diversos que se relacionem à apropriação de literaturas sob o viés do comparatismo;

- Ampliar e aprofundar os conhecimentos na área de Letras, estimulando a execução de projetos de pesquisa sobre literatura e leitura, em suas relações com a história, a memória e as demais artes, linguagens e processos culturais, na perspectiva dos estudos literários comparatistas;

- Proporcionar, aos pós-graduandos, instrumental teórico-prático indispensável a um exercício profissional competente, atento às solicitações da sociedade e às demandas regionais;

- Instrumentalizar alunos do PPGL para compreender o comparatismo não só como caminho metodológico para a pesquisa no campo dos estudos literários e suas inter-relações com outras linguagens e áreas do conhecimento, mas também como estratégia de ensino na formação de professores mediadores e na formação de leitores;

- Integrar o Programa de Pós-Graduação em Letras na dinâmica de uma Universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em que está inserida, em diálogo com outros programas nacionais e internacionais e com a Educação Básica, na área das Letras;

- Aproximar professores e alunos da Educação Básica e da Graduação em Letras ao universo de pesquisa e atuação do curso de Mestrado em Letras da URI, refletindo sobre práticas de abordagem da leitura e da literatura;

 - Oferecer espaços de formação docente continuada na área de Letras a partir do diálogo entre profissionais do Mestrado em Letras, professores da Educação Básica e docentes e discentes da Graduação em Letras, para ampliação e aperfeiçoamento das atividades de leitura e literatura desenvolvidas na comunidade escolar;

- Desenvolver vínculos permanentes com egressos, incluindo-os em práticas de cooperação, pesquisa e extensão.


FORMAS DE INGRESSO E FUNCIONAMENTO DO CURSO

Para ingresso no Curso, é  possível matrícula como aluno especial ou, sendo o candidato aprovado no processo seletivo, como aluno regular. O ingresso é regido por normas constantes nos editais, as quais podem ser acessadas na aba “Seleção e Bolsas”.
O Programa, único da região de abrangência da URI de Frederico Westphalen voltado à formação continuada na área de Letras em nível Stricto Sensu, concentra aulas em um único dia da semana, quarta-feira, em três turnos, cada turno destinado a uma disciplina. Nos meses de julho e de fevereiro são oferecidas disciplinas como Cursos Livres e Seminários de Estudos Avançados, todas em regime intensivo. Também são oferecidos grupos de estudos, de que participam os mestrandos, conforme a Linha de Pesquisa em que se inserem.
Para obtenção do grau de Mestre em Letras, o mestrando deverá cumprir um conjunto de atividades, descritas na sequência, e o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos, desenvolvidos no período de 24 (vinte e quatro) meses.


Créditos em disciplinas obrigatórias

O Programa oferece um conjunto de disciplinas em caráter obrigatório, perfazendo 09 (nove) créditos, com o intuito de oportunizar a diversificação na formação acadêmica dos ingressantes e a compreensão crítica e sólida da Literatura Comparada.


São disciplinas obrigatórias,

1. Tópicos de Literatura Comparada;

2. Fundamentos de Poética e Literatura; e

3. Seminário de Dissertação.


Disciplina obrigatória para bolsistas

A disciplina Teoria e Prática do Ensino Superior, com 03 (três) créditos,  é obrigatória somente para alunos bolsistas, que realizam o Estágio em Docência Orientada, conforme o Regimento Interno do Programa.


Disciplina obrigatória pertencente à Linha de Pesquisa

Cada Linha de Pesquisa possui uma disciplina obrigatória, de 03 (créditos),  específica:

1. Linha de Pesquisa Literatura, História e Memória. Disciplina: Ficção,  História e Memória;

2. Linha de Pesquisa Comparatismo e Processos Culturais. Disciplina: Comparatismo e Tradução;

3. Linha de Pesquisa Leitura, Linguagens e Ensino. Disciplina: Literatura e Ensino.


Créditos em disciplinas eletivas

Estas são disciplinas com 12 (doze) créditos, que visam ao aprofundamento de estudos  e oferecem aos mestrandos e professores orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à sequência ideal de conteúdos, contemplando os objetivos pretendidos por cada aluno:

1. Gêneros literários e não literários;

2. Expressões literárias de minorias e margens da História;

3. Cultura, discursos e territorialidades;

4. Literaturas, modernidades, textualidades;

5. Linguagens e gêneros textuais midiáticos;

6. Literatura infanto-juvenil e práticas de leitura;

7. Formação do leitor;

8. Literatura e outras linguagens;

9. Seminário de Autor;

10. Seminário de estudos avançados;

11. Curso Livre.


Proficiência em Língua Estrangeira

Até um ano após a matrícula, o mestrando deverá apresentar comprovante de aprovação  em Exame de Proficiência em uma língua estrangeira, Inglês ou Espanhol, conforme o Regimento Interno do Programa.


Exame de Qualificação

Após completados todos os créditos, perante uma comissão examinadora formalmente constituída e designada, o mestrando deverá apresentar e defender seu projeto de Dissertação, juntamente com 02 (dois) capítulos concluídos.

Para estar apto a qualificar seu trabalho, o mestrando deverá entregar à Secretaria do Programa, no prazo estipulado e mediante protocolo:

1) comprovante de envio de artigo científico à publicação em Revista QUALIS da Área;

2) comprovante de apresentação de trabalho em evento;

3) comprovante de publicação de textos em Anais, ou mais um artigo científico em Revista QUALIS da Área;

4) requerimento de solicitação de Banca Examinadora para Exame de Qualificação, devidamente preenchido.


Créditos em elaboração e defesa de Dissertação

Quatro do número de total de créditos a serem cumpridos pelos mestrandos se destinam à elaboração e defesa da Dissertação. Esta consistirá em um trabalho escrito, de pesquisa sobre assunto correspondente à Área de Concentração, realizado sob a orientação de um professor do Curso e apresentado e defendido conforme o Regimento Interno do Programa. A aprovação da Dissertação e o cumprimento de todos os requisitos antes relacionados darão direito ao Diploma de Mestre em Letras, solicitado à Reitoria após a entrega da versão final, juntamente com os seguintes documentos/procedimentos:

1) Dissertação completa (mestradoletras@uri.edu.br);

2) 03 (três) vias completas da Dissertação, em CD-ROM, igual à versão impressa, em arquivo PDF;

3) Os anexos da Dissertação devem ser escaneados ou copiados;

4) Um (01) artigo contendo de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas, acompanhado do Visto de Aceite  do Professor Orientador;

5) Requerimento da Entrega Final da Dissertação, que deve estar assinado pelo aluno e pelo Professor Orientador;

6) Preencher a Autorização para Publicação Eletrônica;

7) Entregar a Certidão Negativa expedida pela Justiça Eleitoral.


OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

Há grupos de estudos de que participam os mestrandos, conforme a Linha de Pesquisa em que se inserem.

O Processo Seletivo para ingresso discente no PPGL se realiza anualmente, em julho, e consta de prova escrita, carta de intenção apresentada pelo candidato, análise do Curriculum Vitae do candidato e entrevista.
 

Áreas de Concentração
Literatura Comparada (turma 2010/II e seguintes)
Literatura (Turmas 2006/II a 2009/II)
Perfil do Egresso

Em consonância com seus objetivos, o PPGL espera que seus egressos:

 

- Atuem na pesquisa, extensão, produção científica e docência, na perspectiva da literatura e do comparatismo;

- Sejam capazes de ampliar e aprofundar os conhecimentos na área de Letras, formulem e desenvolvam estudos e projetos de pesquisa sobre literatura e leitura, em suas relações com a história, a memória, e as demais artes, linguagens e processos culturais, na perspectiva do comparatismo;

- Estejam habilitados a atuar com competência em áreas profissionais ligadas à literatura e à leitura, a partir da construção de um instrumental teórico-prático sólido e de práticas que os habilitem a utilizar seus conhecimentos em práticas docentes em contextos educacionais diversos, nas redes públicas e privadas;

- Desenvolvam prática de ensino e de pesquisa sensível às solicitações e demandas da sociedade em que se inserem, e em diálogo com programas nacionais e internacionais e com a Educação Básica, na área das Letras; 

- Tenham desenvolvido o gosto pela e a prática da pesquisa acadêmica, de forma que continuem socializando suas práticas de pesquisa e sua  docência através da participação em congressos e publicações, regional, nacional e internacionalmente, mantendo o exercício de uma formação acadêmica continuada que se reflita na ampliação e aperfeiçoamento das atividades de leitura e literatura desenvolvidas na comunidade escolar e acadêmica;. 

- Mantenham vínculos com este PPGL através de redes de cooperação e pesquisa.

Público Alvo

O Programa de Pós-Graduação – stricto sensu – Mestrado em Letras se destina a interessados provenientes das áreas de Letras, Educação, História, Jornalismo, Psicologia, Direito, Teologia, Geografia, Linguagem e Tradução, Cinema e outras áreas afins.

Estrutura do Curso

...

Equipe Administrativa

COORDENAÇÃO

Coordenadora
Profa. Dra. Maria Thereza Veloso


Sub-Coordenadora
Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto  
 



COLEGIADO
Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto
Profa. Dra. Denise Almeida Silva
Profa. Dra. Elisabete Cerutti
Profa. Dra. Ilse Maria Vivian
Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari
Profa. Dra. Luana Teixeira Porto.
Profa. Dra. Maria Thereza Veloso
Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros
Profa. Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer
Profa. Dra. Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing
 

 

COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Presidente: Profa. Dra. Denise Almeida Silva
Docente: Profa. Dra. Maria Thereza Veloso
Representante discente: Philipe Gustavo Portela Pires/ Marcos Antonio Corbari



SECRETARIA
Secretárias

Andrieli Santos da Rosa

Claudia Aline de Vargas

Linhas de Pesquisa

CURRÍCULO ATUAL


Linha 1: Literatura, História e Memória 

  Investiga as relações entre a literatura, a história e a memória, em suas interfaces com o mito, a retórica, a filosofia, a antropologia etc. Analisa os discursos poético/literário e histórico, entendendo-os como constructos socioculturais e privilegiando a mimese, a constituição dos modos e gêneros literários, bem como os marcos da ciência histórica. Estuda as principais correntes historiográficas, a historia da literatura, a critica, a história e a historiografia literárias, as teorias da literatura e a ficcionalidade enquanto elemento caracterizador da representação literária. Inclui a flexibilização do cânone oficial, enfocando as minorias tanto no papel de personagens quanto no de produtores dos discursos. Aborda o fenômeno da memória, detendo-se nas memórias individual, coletiva, involuntária e cultural. Compreende ainda o espaço (auto)biográfico, no âmbito da autobiografia, da biografia, das confissões, do diário intimo, da epistolografia, das memórias e/ou gêneros aproximados.


Linha 2: Comparatismo e Processos Culturais 

  Centra-se nos conceitos e métodos do comparatismo, investigando os diálogos da literatura com outros sistemas de conhecimento, processos culturais, políticos e socioeconômicos. Busca entender os discursos que integram o campo da cultura, os bens simbólicos, deslocamentos, as territorialidades, as trocas culturais e interrelações cultura/poder. Opera com as noções de multiculturalismo, diversidade, diferença, engajamento e agenciamento. Estuda as identidades culturais e suas afirmações identitárias em áreas como a literatura, a história e a antropologia; acompanha a produção de conhecimento a partir de manifestações observáveis nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Compreende as teorias pós-estruturalistas, pós-modernistas e pós-colonialistas em suas intersecções com a redefinição do sujeito moderno. Abrange as textualidades contemporâneas, nelas incluindo literaturas de língua portuguesa, inglesa e espanhola, assim como expressões artístico-culturais e seus processos de articulação.

Linha 3: Leitura, Linguagens e Ensino 

  Investiga a leitura da literatura, correlacionando-a com outras linguagens da história, das mídias, das artes plásticas, do teatro e da canção. Oportuniza a reflexão acerca da leitura de gêneros discursivos e não discursivos e da formação do leitor, contemplando abordagens teórico-práticas de ensino da leitura. Propicia a discussão dos conceitos de leitor, gêneros literários e não literários, linguagem, mídia, modernidade e metodologia de pesquisa em Letras, ensino da literatura e cânone literário. Busca relacionar processos que envolvem a leitura, a literatura e outras linguagens no contexto do ensino superior e da educação básica do século XXI.


CURRÍCULO EM EXTINÇÃO (TURMA 2009)

Linha 1: Literatura, História e Imaginário 


  Investiga o estudo das relações entre a literatura e o processo histórico, cultural e social; a historicidade do discurso literário; a mimésis literária e interpretação da história. As tendências teórico-críticas e a história: historiografia; história da interpretação do discurso literário; história literária e história da história da literatura; marxismo e literatura, psicanálise e literatura; estética da recepção, sócio-crítica e sociologia da literatura. Concebendo-se os discursos literário e histórico como representações, a linha de pesquisa enfatiza o campo imaginário, através da análise e interpretação de procedimentos simbólicos e míticos da criação literária e das atitudes socio-histórico-culturais em um período dado, em uma perspectiva interdisciplinar que se abre a teorias e métodos da história, antropologia, sociologia, filosofia e psicologia.

Linha 2: Memória e Identidade Cultural 

  Investe-se, na possibilidade de estudar os processos de construção dos sistemas de representações, ou seja, as identidades, a memória e os espaços simbólicos, buscando o entendimento das práticas sociais, artísticas e culturais; Acompanhar e refletir as dimensões do debate em torno de temas contemporâneos da cultura, na perspectiva da produção de conhecimentos a partir das manifestações observáveis na Região Norte e Noroeste do RS. Isso levará à constituição de acervos de fontes e referências variadas, que contribuirá para estudos acerca das identidades culturais e das suas afirmações identitárias em áreas como a Literatura, a História, a Antropologia.

Dissertações
Turma 2006
Nome do Aluno: Nadia Terezinha Arzivenko Forgiarini
Título da Dissertação: Intertextos Míticos em Cem Anos de Solidão
Data da Defesa: Segunda, 19 de Janeiro de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski – Orientador/Presidente – URI Dr. Denise Almeida Silva – Co-Orientador – URI Dr. Silvia Helena Pinto Niederauer – UNIFRA Dr. André Luis Mitidieri Pereira – URI
Nome do Aluno: Maristela Schleicher Silveira
Título da Dissertação: Literatura e História no Memorial do Convento: uma apresentação irônica das personagens
Data da Defesa: Segunda, 06 de Outubro de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski – Orientador/Presidente – URI Dr. Regina Kohlrausch – PUCRS Dr. Isabel Rosa Gritti – URI
Nome do Aluno: Marcia Rejane Kristiuk
Título da Dissertação: O Caminho da Pedra: um diálogo entre literatura e história
Data da Defesa: Sexta, 08 de Agosto de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Ada Maria Hemilewski – Orientador/Presidente – URI Dr. Orlando Fonseca – UFSM Dr. Robson Pereira Gonçalves – URI
Nome do Aluno: Edivane Silvia Piovesan
Título da Dissertação: Em Busca da Cocanha: a (re)construção da identidade cultural italiana no Rio Grande do Sul
Data da Defesa: Quinta, 07 de Agosto de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Ada Maria Hemilewski – Orientador/Presidente – URI Dr. Orlando Fonseca – UFSM Dr. Robson Pereira Gonçalves – URI
Nome do Aluno: Denise de Quadros
Título da Dissertação: Afetos e Estranhamento em O Ano da Morte de Ricardo Reis
Data da Defesa: Quinta, 07 de Agosto de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Maria Luiza Ritzel Remédios – PUCRS Dr. Ada Maria Hemilewski – URI
Nome do Aluno: Daiane Morin
Título da Dissertação: As Naus e a Redescoberta de Portugal: intertexto, paródia e carnaval no romance português contemporâneo
Data da Defesa: Sexta, 08 de Agosto de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Maria Luiza Ritzel Remédios – PUCRS Dr. Ada Maria Hemilewski – URI
Nome do Aluno: Cláudio Roberto da Silva Mineiro
Título da Dissertação: No País do Bom Fim: a representação da identidade judaica em A Guerra no Bom Fim
Data da Defesa: Segunda, 24 de Novembro de 2008
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientador/Presidente – URI Dr. Alfeu Sparemberger – UFPEL Dr. Isabel Rosa Gritti – URI
Turma 2007
Nome do Aluno: Neiva Andréa Klagenberg
Título da Dissertação: Migração, Exílio e Nação: no tempo das tangerinas, um rio imita o reno
Data da Defesa: Quarta, 04 de Novembro de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. André Luis Mitidieri Pereira – Orientador/Presidente – URI Dr. Adeítalo Manoel Pinho – UEFS Dr. Denise Almeida Silva – URI
Nome do Aluno: Miquela Piaia
Título da Dissertação: Rastros da Literatura Brasileira na História da Colônia Neu-Württemberg
Data da Defesa: Quinta, 24 de Setembro de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. André Luis Mitidieri Pereira – Orientador/Presidente – URI Dr. Maria da Glória Bordini – UFRGS/CNPq Dr. Robson Pereira Gonçalves – URI
Nome do Aluno: Marli Terezinha Morgenstern
Título da Dissertação: Um Certo Oriente Sob os Olhos da Memória
Data da Defesa: Quinta, 05 de Novembro de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Adeítalo Manoel Pinho – UEFS Dr. André Luis Mitidieri Pereira– URI
Nome do Aluno: Luciane Figueiredo Pokulat
Título da Dissertação: Um Olhar Sobre o Romance Malandro
Data da Defesa: Sexta, 24 de Julho de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Silvia Helena Pinto Niederauer – UNIFRA Dr. André Luis Mitidieri Pereira – URI
Nome do Aluno: Edevandro Sabino da Silva
Título da Dissertação: Gaúcho Farroupilha: visões e revisões
Data da Defesa: Quinta, 17 de Setembro de 2009
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Rosani Úrsula Ketzer Umbach – UFSM Dr. Breno Antonio Sponchiado – URI
Turma 2008
Nome do Aluno: Terezinha Pezzini Soares
Título da Dissertação: Ibirapuitan e Província de São Pedro: uma história da recepção a Mario Quintana
Data da Defesa: Sexta, 01 de Outubro de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Lizandro Carlos Calegari – Orientador/Presidente – URI Dr. André Luis Mitidieri Pereira – Co-orientador – URI Dr. João Luis Pereira Ourique – UFPel Dr. Ricardo André Ferreira Martins – URI
Nome do Aluno: Suzana Raquel Bisognin Zanon
Título da Dissertação: Dona Flor e seus dois maridos: o desejo como princípio do avesso
Data da Defesa: Sexta, 20 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Silvia Helena Pinto Niederauer – UNIFRA Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Rudião Rafael Wisniewski
Título da Dissertação: O Horror como Motivação: rememoração e individuação em The Nature of Blood
Data da Defesa: Quinta, 04 de Novembro de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Eloína Prati dos Santos – FURG Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Rejane Seitenfuss Gehlen
Título da Dissertação: Angola sob a Contística Pós-colonial de João Melo
Data da Defesa: Quinta, 26 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. André Luis Mitidieri Pereira – Orientador/Presidente – URI Dr. Heloisa Toller Gomes – UERJ Dr. Denise Almeida Silva – URI
Nome do Aluno: Isabel Cristina Brettas Duarte
Título da Dissertação: Miradas ao México de Erico Verissimo: viagem, narrativa e memória no espaço autobiográfico
Data da Defesa: Sexta, 13 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. André Luis Mitidieri Pereira – Orientador/Presidente – URI Dr. Jorge de Souza Araújo – UEFS Dr. Nelci Muller – URI
Nome do Aluno: Gabriela Cornelli dos Santos
Título da Dissertação: Revisitando Caliban: uma leitura de “Brazil”, de Paule Marshall
Data da Defesa: Quinta, 26 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Heloisa Toller Gomes – UERJ Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Fabiana Garafini
Título da Dissertação: Carnavalização e Malandragem em A Morte e A Morte de Quincas Berro Dágua: um retrato brasileiro pelo olhar de Jorge Amado
Data da Defesa: Sexta, 27 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Orlando Fonseca – UFSM Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Carla Luciane Klôs Schöninger
Título da Dissertação: A Subjetividade e as Máscaras da Repetição em Atonement: entre a culpa e o desejo de reparação
Data da Defesa: Sexta, 27 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves – Orientador/Presidente – URI Dr. Orlando Fonseca – UFSM Dr. Denise Almeida Silva – URI
Nome do Aluno: Adilson Barbosa
Título da Dissertação: Cágada: riso, humor e representação
Data da Defesa: Quinta, 12 de Agosto de 2010
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Breno Antonio Sponchiado – Co-orientador – URI Dr. Jorge de Souza Araújo – UEFS Dr. André Luis Mitidieri Pereira – URI
Turma 2009
Nome do Aluno: Viviane Catarina Marconato Stringhini
Título da Dissertação: A Problematização do Conceito de Lar no Contexto da Diáspora Africana em Coming Home de June Henfrey
Data da Defesa: Terça, 25 de Outubro de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dra. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. André Luis Mitidieri Pereira – UESC Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Solange Fernandes Barrozo Debortoli
Título da Dissertação: A (Des)Construção Narrativa como Forma de Representação da Sociedade do Espetáculo em Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Rufatto
Data da Defesa: Sexta, 26 de Agosto de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dra. Nelci Müller – Orientadora/Presidente – URI Dr. Pedro Brum Santos – UFSM Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Sandra de Fátima Kalinoski
Título da Dissertação: As Cicatrizes da Censura: memória, melancolia e fragmentação na ficção brasileira pós-64
Data da Defesa: Terça, 16 de Agosto de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dr. Lizandro Carlos Calegari – Orientador/Presidente – URI Dra. Márcia Ivana de Lima e Silva – UFRGS Dr. Breno Antônio Sponchiado – URI
Nome do Aluno: Karine Studzinski Kerber
Título da Dissertação: Literatura, Homoerotismo e Crítica Social: a perspectiva queer em Caio Fernando Abreu
Data da Defesa: Terça, 16 de Agosto de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dr. Lizandro Carlos Calegari – Orientador/Presidente – URI Dra. Márcia Ivana de Lima e Silva – UFRGS Dra. Denise Almeida Silva – URI
Nome do Aluno: Grasiela Lourenzon de Lima
Título da Dissertação: Literatura Comparada e Tradução Intersemiótica: o tema da violência urbana em O Matador e O Homem do Ano
Data da Defesa: Sexta, 19 de Agosto de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dr. Marcelo Marinho – Orientador/Presidente – URI Dr. Cássio dos Santos Tomaim – UFSM Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Nome do Aluno: Fábio Martins Moreira
Título da Dissertação: O Cânone Literário Brasileiro: preconceito e eugenia em O presidente negro, de Monteiro Lobato
Data da Defesa: Sexta, 16 de Dezembro de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dr. Lizandro Carlos Calegari – Orientador/Presidente – URI Dra. Nelci Müller – URI Dr.– Marcelo Marinho – URI
Nome do Aluno: Adriana Maria Romitti Albarello
Título da Dissertação: Deslocamento, Memória e Identidade em A casa da água, de Antonio Olinto
Data da Defesa: Quinta, 29 de Setembro de 2011
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dra. Denise Almeida Silva – Orientadora/Presidente – URI Dr. Uruguay Cortazzo González – UFPEL Dr. Lizandro Carlos Calegari – URI
Turma 2010
Nome do Aluno: Vanessa Fritzen
Título da Dissertação: Literatura, História e Memória em O último voo do flamingo, de Mia Couto.
Data da Defesa: Quinta, 31 de Janeiro de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI Dr. Silvia Niederauer Dra. Maria Thereza Veloso da URI.
Nome do Aluno: Rosemeri Aparecida Back
Título da Dissertação: Vozes Femininas, Literatura, História e Memória: a doce canção de Caetana, de Nélida Piñon, e Eva Luna, de Isabel Allende
Data da Defesa: Quinta, 01 de Novembro de 2012
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Marcelo Marinho da URI Dr. Gilmei Francisco Fleck da UNIOESTE Dra. Luana Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Neides Marsane John Bolzan
Título da Dissertação: A Representação dos Afetos em Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade
Data da Defesa: Sexta, 31 de Agosto de 2012
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dr. Robson Pereira Gonçalves da URI Dra. Silvia Niederauer Dra. Luana Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Gustavo Menegusso
Título da Dissertação: O Duplo Narciso: o herói da modernidade em O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e Esfinge, de Coelho Neto
Data da Defesa: Quinta, 30 de Agosto de 2012
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Dra. Denise Almeida Silva da URI Dr. Fernando de Moraes Gebra da UNILA Dra. Maria Thereza Veloso da URI
Nome do Aluno: Franciele Casagranda Metz
Título da Dissertação: Poder Instituído versus Poder Marginal: confrontações discursivas
Data da Defesa: Quinta, 07 de Fevereiro de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Maria Thereza Veloso da URI Dra. Aracy Graça Ernst da UCPel Dra. Denise Almeida Silva da URI
Nome do Aluno: Camila De Carli
Título da Dissertação: Do Discurso Original ao Discurso Traduzido: uma análise discursiva, de Pedro Páramo, de Juan Rulfo, pelo viés da memória e da subjetividade.
Data da Defesa: Quarta, 06 de Fevereiro de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Maria Thereza Veloso da URI Dra. Aracy Graça Ernst da UCPel Dra. Denise Almeida Silva da URI.
Turma 2011
Nome do Aluno: Letícia Sangaletti
Título da Dissertação: A Representação da Voz de Minorias Sexuais na Narrativa de Caio Fernando Abreu e João Gilberto Noll
Data da Defesa: Quinta, 22 de Agosto de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Luana Teixeira Porto da URI Dra. Márcia Ivana de Lima e Silva da UFRGS Dra. Maria Thereza Veloso da URI.
Nome do Aluno: Larissa Paula Tirloni
Título da Dissertação: A Obra Poética de Octavio Paz: transculturação e transcriação na tradução de Blanco, por Haroldo de Campos
Data da Defesa: Sábado, 31 de Agosto de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Maria Thereza Veloso da URI Dra. Matilde Contreras da UCPel Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Larissa Bortoluzzi Rigo
Título da Dissertação: Literatura, Vida Social e Memória em Crônicas de Caio Fernando Abreu
Data da Defesa: Quinta, 22 de Agosto de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Luana Teixeira Porto da URI Dra. Rosani Úrsula Ketzer Umbach da UFSM Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Jaci Luft Seidel
Título da Dissertação: Tenente Mário Portela Fagundes: a construção do herói no discurso da história oficial e em letras de canções gaúchas
Data da Defesa: Segunda, 04 de Outubro de 0213
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI Dr. Flavi Lisboa Filho da UFSM Dra. Luana Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Girvâni José Sulzbacher Seitel
Título da Dissertação: Máscaras Líquidas, Vidas Fragmentadas: marginalização do sujeito em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll
Data da Defesa: Quinta, 22 de Agosto de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Câmpus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI Dra. Rosani Úrsula Ketzer Umbach da UFSM Dra. Luana Teixeira Porto da URI.
Nome do Aluno: Denise Menezes Guerra
Título da Dissertação: A Cidade De Deus de Paulo Lins: representação da vida social, da violência e da marginalização.
Data da Defesa: Sexta, 23 de Agosto de 2013
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen.
Banca: Dra. Ana Paula Teixeira Porto da URI Dra. Rosani Úrsula Ketzer Umbach da UFSM Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer da URI.
Turma 2012
Nome do Aluno: Vanice Hermel
Título da Dissertação: O Rio Grande do Sul em Canto e Conto: a vertente regionalista
Data da Defesa: Quinta, 27 de Novembro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI Profa. Dra. Rosani Úrsula Ketzer Umbach - UFSM Profa. Dra. Luana Teixeira Porto - URI
Nome do Aluno: Tanira Giacon
Título da Dissertação: Memória e Trauma em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos
Data da Defesa: Quinta, 26 de Fevereiro de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari - UFSM Profa. Dra. Luana Teixeira Porto - URI
Nome do Aluno: Roselei Battisti
Título da Dissertação: A Representação Feminina Em Narrativas Juvenis Brasileiras Integrantes Do Pnbe/2013: Uma Leitura De Obras De Caio Riter E Ana Cristina Massa
Data da Defesa: Terça, 31 de Março de 2015
Local: Sala 104, Prédio 08 - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (Orientadora - URI) Prof. Dr. Miguel Retternmaier (UPF) Profa. Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer (URI)
Nome do Aluno: Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli
Título da Dissertação: Do Livro ao Filme: a constituição do sujeito discursivo em O Meu Pé de Laranja Lima
Data da Defesa: Quinta, 26 de Fevereiro de 2015
Local: Sala 103, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Maria Thereza Veloso – URI Profa. Dra. Aracy Ernst – UCPEL Profa. Dra. Silvia Helena Niederauer – URI
Nome do Aluno: Liège Copstein
Título da Dissertação: O Avesso da Metáfora: uma perspectiva antiespecista sobre Disgrace, de J. M. Coetzee, e A Gata, de Laerte Coutinho
Data da Defesa: Sexta, 24 de Outubro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI Profa. Dra. Maria da Glória Bordini - UFRGS Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza - PUC/RS Profa. Dra. Maria Thereza Veloso – URI
Nome do Aluno: Laísa Veroneze Bisol
Título da Dissertação: Literatura, Cinema e Jornalismo: memória, violência e guerra no romance e no filme O Tempo e o Vento e nos jornais o povo e a federação
Data da Defesa: Sexta, 31 de Outubro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI Prof. Dr. Flavi Lisboa Filho – UFSM
Nome do Aluno: Juliana Falkowski Burkard
Título da Dissertação: Processos de Modernização Conservadora no Brasil: uma leitura de recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
Data da Defesa: Quarta, 26 de Novembro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Sílvia Niederauer – URI Prof. Dr. Lizandro Carlos Calogari - CAFW - UFSM Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI
Nome do Aluno: Joice Machado
Título da Dissertação: Sobre a Fidelidade na Tradução: reflexões a partir da versão da obra Disgrace, de J. M. Coetzee, ao português
Data da Defesa: Terça, 25 de Novembro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Maria Thereza Veloso – URI Profa. Dra. Franciele Matzembacher - UFSM Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI
Nome do Aluno: Gabriela de Oliveira Vieira
Título da Dissertação: A Configuração dos Personagens e o Papel da Violência na Sociedade Brasileira em Releituras de Contos de Machado de Assis
Data da Defesa: Quarta, 28 de Janeiro de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari - CAFW - UFSM Profa. Dra. Maria Thereza Veloso - URI
Nome do Aluno: Fabiane Crys Barbiero
Título da Dissertação: Reminiscências... A Tradição Oral Através de Narrativas de Vida Presentes no Oeste de Santa Catarina
Data da Defesa: Quinta, 19 de Março de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Prof. Dr. Breno Antonio Sponchiado – URI Prof. Dra. Luana Teixeira Porto – URI Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari – UFSM
Nome do Aluno: Carlete Maria Thomé
Título da Dissertação: As Narrativas de Literatura Infantil de Escritoras do Oeste de Santa Catarina
Data da Defesa: Terça, 31 de Março de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer – URI Prof. Dr. Miguel Rettenmaier – UPF Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI
Nome do Aluno: Andiara Zandoná
Título da Dissertação: Barba ensopada de sangue: entre o lembrar e o existir. Uma leitura da memória e identidade
Data da Defesa: Quarta, 17 de Setembro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer – URI Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues - UESC/Ilhéus-BA Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI
Nome do Aluno: Ana Alice Pires da Silva Stacke
Título da Dissertação: Violência, Estética e Ética: uma leitura de contos de Marcelino Freire e Marçal Aquino
Data da Defesa: Segunda, 17 de Novembro de 2014
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI Profa. Dra. Rosane Maria Cardoso - UNISC Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI
Turma 2013
Nome do Aluno: Luana Paula Candaten
Título da Dissertação: A Mulher na Crônica Brasileira dos Séculos XX e XXI: Um Olhar Sobre o Discurso de Cronistas Homens e Mulheres
Data da Defesa: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016
Local: Sala 103, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Maria Thereza Veloso - URI/FW Profa. Dra. Ângela Maria Zamin - UFSM Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros - URI/FW
Nome do Aluno: Jaime André Klein
Título da Dissertação: Leitura e Ensino de Literatura Contemporânea no Ensino Médio: um olhar crítico sobre livros didáticos do PNLD 2015
Data da Defesa: Quarta, 02 de Setembro de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI/FW Profa. Dra Gabriela Fernanda Cé Luft – UPF Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI/FW
Nome do Aluno: Isabele Corrêa Vasconcelos Fontes Pereira
Título da Dissertação: A Epopeia na Contemporaneidade: O “império” de Bloom, em Uma Viagem à Índia, de Gonçalo m. Tavares
Data da Defesa: Segunda, 31 de Agosto de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ilse Maria Rosa Vivian - URI Prof. Dr. Anselmo Peres Alos - UFSM Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros - URI
Nome do Aluno: Gabriela Coletto
Título da Dissertação: Uma Leitura Alegórica das Identidades em O Apocalipse dos Trabalhadores e Niketche: Uma História de Poligamia
Data da Defesa: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016
Local: Sala URITEC, prédio 07. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ilse Maria Rosa Vivian - URI/FW Prof. Dr. Anselmo Peres Alós - UFSM Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto - URI/FW
Nome do Aluno: Daniela Bombardelli
Título da Dissertação: Reflexões Sobre Opressão Feminina e Sociedade Conservadora em Contos de O Fio das Missangas, de Mia Couto
Data da Defesa: Terça, 20 de Outubro de 2015
Local: Sala URITEC, prédio 07. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto - URI/FW Profa. Dra. Rosani Úrsula K. Umbach - UFSM Profa. Dra. Denise Almeida Silva - URI/FW Profa. Dra. Ilse Maria Rosa Vivian - URI/FW
Nome do Aluno: Daiane Samara Wildner Ott
Título da Dissertação: Ferramenta Hagáquê na Mediação de Leitura: uma proposta para a formação de leitor de literatura no 1º ano do ensino médio
Data da Defesa: Terça, 15 de Setembro de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto – URI/FW Prof. Dr. Miguel Rettenmaier - UPF Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI/FW
Nome do Aluno: Camila Muller Stuelp
Título da Dissertação: Retratos do eu: um olhar sobre o papel do jornalista literário nas obras área de segurança Gorazde e Philomena
Data da Defesa: Quinta, 27 de Agosto de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI/FW Profa. Dra. Ângela Zamim – UFSM Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI
Nome do Aluno: Angela de Fátima Langa
Título da Dissertação: A favela que não acabou: memória e espaço em Becos da memória, de Conceição Evaristo
Data da Defesa: Quinta, 27 de Agosto de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI Prof. Dr. Wellington Ricardo Fiorucci - UTFPR Profa. Dra. Maria Thereza Veloso – URI
Nome do Aluno: Ana Lucia Rodrigues Guterra
Título da Dissertação: Literatura, Violência e Ensino: uma proposta de prática de leitura comparatista para o ensino médio
Data da Defesa: Quarta, 26 de Agosto de 2015
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto – URI/FW Prof. Dr. Miguel Rettnmaier – UPF Profa. Dra. Denise Almeida Silva – URI/FW
Nome do Aluno: Adejane Pires da Silva
Título da Dissertação: A Materialidade Do Silêncio Na Construção De Sentidos Em La Piel Que Habito, De Pedro Almodóvar
Data da Defesa: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Prof. Dra. Maria Theresa Veloso (Orientadora - URI/FW) Prof. Dra. Luciana Iost Vinhas (FURG) Prof. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros (URI)
Turma 2014
Nome do Aluno: Valtenir Muller Pernambuco
Título da Dissertação: A REPRESENTAÇÃO DO CASAMENTO NA OBRA A MEGERA DOMADA E NA TELENOVELA O CRAVO E A ROSA
Data da Defesa: Quinta, 24 de Novembro de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Denise Almeida Silva (Orientadora - URI) Prof. Dr. Cássio Tomaim (UFSM) Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (URI)
Nome do Aluno: Simone de Freitas Sanguebuche Bester
Título da Dissertação: Integrar-Se Ou Desintegrar-Se, Eis A Questão: A Representação De Personagens Homossexuais Em Contos E Telenovela Brasileiros Contemporâneos
Data da Defesa: Terça, 18 de Outubro de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (Orientadora - URI) Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari (UFSM) Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (URI)
Nome do Aluno: Juliane Della Méa
Título da Dissertação: A Leitura na Escola é Prática Humanizadora? Uma Análise do Contexto Escolar de Frederico Westphalen /RS pela Perspectiva Multinível
Data da Defesa: Quarta, 24 de Agosto de 2016
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ilse Maria Rosa Vivian - URI/FW Profa. Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai - UNISC Profa. Dra. Edite Maria Sudbrack - URI/FW
Nome do Aluno: João Paulo Massotti
Título da Dissertação: Repressão, Censura E Silenciamentos: A Ditadura Militar Brasileira Aos Olhos De Caio Fernando Abreu
Data da Defesa: Quinta, 29 de Setembro de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (Orientadora - URI) Prof. Dr. Breno Antônio Sponchiado (Coorientador - URI) Prof. Dr. Lizandro Carlos Calegari (UFSM) Profa. Dra. Maria Regina Barcelos Bettiol (URI) Profa. Dra. Silvia Helena Pinto Niederauer (URI
Nome do Aluno: Jenifer Royer Thiel
Título da Dissertação: A Construção Da Memória E Sua Influência Na Constituição Identitária: Análise Da Obra No Tempo Das Tangerinas, De Urda Alice Klueger
Data da Defesa: Terça, 13 de Dezembro de 2016
Local: Sala 104, Prédio 08 - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Ilse Maria da Rosa Vivian (Orientadora - URI) Prof. Dr. Reges Shwaab (UFSM) Profa. Dra. Denise Almeida Silva (URI)
Nome do Aluno: Jaqueline Pinson Sichelero
Título da Dissertação: Contação De Histórias: Sua Contribuição Para O Incentivo À Leitura
Data da Defesa: Quinta, 12 de Janeiro de 2017
Local: Sala 104, Prédio 08 - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Ilse Maria da Rosa Vivian (Orientadora - URI) Prof. Dr. Deonir Kurek (UNIOESTE) Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros (URI)
Nome do Aluno: Deise Josene Stein
Título da Dissertação: Amor Líquido E Relações Pessoais Frágeis: Uma Proposta De Leitura Da Representação Da Mulher Canalha Em Contos De Canalha: Substantivo Feminino E Na Série Televisiva As Canalhas
Data da Defesa: Quinta, 18 de Agosto de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (URI) (Orientadora - URI) Profa. Dra. Rosani Umbach (UFSM) Profa. Dra. Denise Almeida Silva (URI)
Nome do Aluno: Aliete do Prado Martins Santiago
Título da Dissertação: Rádio Escolar: Proposições Didáticas Para Formação Do Leitor De Literatura
Data da Defesa: Quarta, 10 de Agosto de 2016
Local: Sala 306 - Prédio 07 - URITec - URI/FW
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (Orientadora - URI) Profa. Dr. Luciano Marcos Dias Cavalcanti (UNINCOR) Profa. Dra. Elisabete Cerutti (URI)
Nome do Aluno: Alcione Salete Dal’Alba Pilger
Título da Dissertação: Prática Leitora no Ensino Superior: Uma proposta de diálogo entre literatura e direito
Data da Defesa: Quarta, 03 de Agosto de 2016
Local: Sala 104, prédio 08. URI – Campus de Frederico Westphalen
Banca: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto - URI/FW Profa. Dra. Luciane Figueiredo Pokulat - IFF Profa. Dra. Luana Teixeira Porto - URI/FW
Metas

Com vistas a planejar a continuidade do Programa, destacam-se objetivos e ações:

a) Quanto à proposta do Programa: revisão anual de disciplinas (ementário e bibliografia), atualização de linhas de pesquisa e adequação do trabalho realizado à  área de concentração do Programa, identificando potencialidades e fragilidades a serem sanadas; manutenção de projetos de pesquisa e sub-projetos que sejam adequados à proposta do curso e às linhas de pesquisa, bem como proposição de novos que visem a sanar lacunas de formação profissional e de pesquisa na área; ampliação de parecerias institucionais para fins de interação acadêmica, produção científica e publicações; ampliação da inserção social de egressos em atividades do curso através de publicações conjuntas com professores, organização e desenvolvimento de cursos; qualificação da infraestrutura física para as atividades de ensino, pesquisa e extensão especialmente no que tange a acervo bibliográfico e laboratório de pesquisa;

a) Quanto ao corpo docente: revisão e atualização de regras de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes; consolidação das atividades de pesquisa e de ensino desenvolvidas de modo a priorizar a coerência com a proposta do Programa; ampliação da dedicação docente a atividades de pesquisa e qualificação do Programa, com ênfase no desenvolvimento de projetos de pesquisa e consolidação de ações já desenvolvidas pelo curso; distribuição mais harmônica das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa, atribuindo a todos disciplinas da graduação e na pós-graduação bem como incentivando o trabalho de orientação de iniciação científica com alunos de graduação, objetivando sua qualificação como futuro ingressante do Programa, e do ensino médio; qualificação docente através de incentivo a participação em eventos de abrangência nacional e internacional, assim como de curso de pós-doutorado para quem ainda não iniciou. 

b) Quanto ao corpo discente e dissertações: manutenção e fortalecimento do vínculo entre as dissertações e as linhas de pesquisa bem como do processo formativo de bancas, com a presença de membro externo ao Programa; manutenção de média harmônica entre orientandos/docentes; ampliação da produção científica discente a partir de metas previamente definidas em regimento e divulgadas entre a comunidade acadêmica; manutenção de tempo média de defesa de dissertações (entre 24 e 30 meses).

c) Quanto à produção intelectual: manutenção do número de publicações, cursos e palestras ministrados por docentes do Programa, qualificando essas produções de forma a atingir maior público; manutenção de média de publicações qualificadas entre os docentes do curso; realização de publicação específica voltada à produção de material didático para Educação Básica.

d) Quanto à inserção social: expansão da abrangência do programa; ampliação do diálogo entre as pesquisas realizadas e sua disseminação no contexto regional; sistematização de convênios com outros programas para fins de consolidação de grupos de estudo, projetos de pesquisa e atividades de ensino e extensão; continuidade de atuação de docentes do Programa em atividades de ensino da graduação do sistema PARFOR e de orientação de iniciação científica através do programa PIBIC-EM/CNPq; consolidação dos cursos que atendem às necessidades de formação de profissionais da região, como o Novos Olhares, SINEL, Encontro com as Escolas, Seminário Afrocultura; maior participação de docentes e alunos em eventos nacionais e internacionais.

Publicações
Anais
E-book - Livros online
Livros publicados e/ou organizados
Revistas
Corpo Discente
Turma 2014
Título: Em processo de produção de Dissertação

 

Gabriel Figueiredo de Oliveira Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros
Jaqueline Pinson Sichelero Profa. Dra. Ilse Maria Vivian
Jenifer Royer Thiel Profa. Dra. Ilse Maria Vivian
Michele Neitzke Profa. Dra. Rosângela Fachel de Medeiros
Tani Gobbi dos Reis Profa. Dra. Denise Almeida Silva
Valtenir Müller Pernambuco Profa. Dra. Denise Almeida Silva
Turma 2015
Título: Em processo de produção de Dissertação

 

Adriana Folle Luana Teixeira Porto
Cláudia Maíra Silva de Oliveira Denise Almeida da Silva
Cristiane Teresinha Mossmann Quevedo Maria Thereza Veloso
Daniela Tur Tania Rosing
Ducimar Peloso Ana Paula Teixeira Porto
Eliezer Pandolfo da Silva Rosângela Fachel de Medeiros
Elis Gorett Lemos da Fonseca Denise Almeida da Silva
Emanoeli Ballin Picolotto Ana Paula Teixeira Porto
Janaine Pomatti Junglaus Luana Teixeira Porto
Minéia Carine Huber Ilse Maria da Rosa Vivian
Patrícia Crespan Mantelli Rosângela Fachel de Medeiros
Patrícia Simone Grando Ferreira Ilse Maria da Rosa Vivian
Tatiane Vaz Rosângela Fachel de Medeiros
Turma 2016
Título: Em processo de produção de Dissertação
Ariele Eidt Tania Mariza Kuchenbecker Rosing
Benise Albarelo Rapachi Ana Paula Teixeira Porto
Elisiane Castanho da Silva Maciel Silvia Niederauer
Guilherme Buzatto Ilse Maria da Rosa Vivian
Marcelo Santos da Rosa Luana Teixeira Porto
Marcos Antonio Corbari Silvia Niederauer
Otília Maria Dill Wohlfart Denise Almeida da Silva
Philipe Gustavo Portela Pires Maria Thereza Veloso
Simão Cireneu Milan Aldôr Nunes da Silva Rosângela Fachel de Medeiros
Talita François Wahlbrinck Ilse Maria da Rosa Vivian
Corpo Docente
ANA PAULA TEIXEIRA PORTO
DENISE ALMEIDA SILVA
ILSE MARIA DA ROSA VIVIAN
LUANA TEIXEIRA PORTO
MARIA THEREZA VELOSO
ROSÂNGELA FACHEL DE MEDEIROS
SILVIA HELENA PINTO NIEDERAUER
TANIA MARIZA KUCHENBECKER RÖSING
Infraestrutura

INFRAESTRUTRA

O PPGL ocupa o segundo andar do  prédio 8, e dispõe de ambientes administrativos e para planejamento, estudo e pesquisa, além de salas de aula. As instalações relatadas em 2012 foram consideradas ´´uma infraestrutura adequada`` na avaliação trienal 2013; houve, em 2013, acréscimo de duas novas salas de aula, ampliação da área física  da secretaria e de seu mobiliário e equipamentos, conforme detalhado abaixo. 

 

Ambientes administrativos: 

 Secretaria – A Secretaria do Mestrado em Letras duplicou seu mobiliário e equipamentos (escrivaninhas, cadeiras ergométricas e materiais de escritório).  Além do já adquirido Intel Pentium Dual Core, há um novo (Samsung) ,  ambos com acesso direto à Internet, e impressora com scaner (Afício). Mais informações...

 

 

Biblioteca

A biblioteca possui uma coleção de cerca de 29.929 títulos e 53.088 exemplares de livros e, em particular, na área de Letras, dispõe de cerca de 6.815 títulos de livros e 10.040 exemplares, muitos deles adquiridos pelo Mestrado em Letras, com verbas do PROSUP, ou resultado de doações de docentes do PPGL e de pesquisadores convidados. Em 2013, a biblioteca foi acrescida de 522 exemplares, correspondendo a 333 novos títulos na área de Letras, os quais foram adquiridos com verba institucional. Na área de Letras, a biblioteca dispõe de 31 títulos de periódicos nacionais e 8 títulos de periódicos estrangeiros. São disponibilizados, na biblioteca vídeos, CD-ROM, DVDs, sendo que, na área específica de Letras, dispõe de 852 títulos e 1.253 exemplares de CD-ROM, vídeo e DVD. Mais informações...

 

 

Recursos de informática

No Departamento de Letras e Artes, há um Laboratório de Informática, equipado com quinze microcomputadores, instalados em rede e com acesso direto à internet. Esse laboratório funciona nos três turnos, e constitui-se em espaço de livre acesso aos discentes do Programa e demais alunos de Letras. Cabe destacar também o URINET, sistema utilizado pela URI como ferramenta de auxílio e automatização das informações acadêmicas on-line, em que os alunos têm acesso à sua situação acadêmica e financeira, juntamente com materiais e atividades complementares fornecidos pelos docentes. Este recurso permite acesso à Biblioteca Central do Campus, para reservas e empréstimos. Outros recursos do URINET são o Chat, através do qual o discente pode estar em contato permanente com os docentes do programa, e acesso wireless nas dependências da Biblioteca e em vários ambientes do campus, inclusive no Laboratório de Estudo e Pesquisa e na sala de aula do Mestrado. O PPGL conta, ainda, com dois notebooks, que são utilizados pelos professores e alunos na apresentação de trabalhos, um deles à disposição exclusiva da sala de aula do Mestrado. Soma-se a isso o sistema Wireless instalado em toda a URI, podendo qualquer aluno, professor ou funcionário acessar a internet do seu aparelho, através do login e senha usados nos computadores da URI.

 

Planos de expansão: há planos para instalação de mais dois gabinetes para professores, e ampliação da biblioteca setorial (aquisição de novas estantes,  livros para renovação do acervo e  suporte à nova linha de pesquisa), com verbas institucionais. 

Inserção Social

EVENTOS PERMANENTES:


1. SINEL (Seminário Internacional de Estudos Literários)



Descrição: o SINEL (Seminário Internacional de Estudos Literários) é evento bianual que reúne pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e de graduação, em âmbito internacional, para socializar resultados de pesquisas e práticas educativas na área dos estudos literários em seus diálogos com outros campos do conhecimento. Reúne eventos paralelos: o SELIRS (Seminário de Estudos Literários da Região Sul) e o SENAEL (Seminário Nacional de Estudos Literários) e, a partir da edição 2011, o I SINELZINHO, destinado a formar e motivar jovens leitores. Em sua primeira edição, em 2007, este evento tinha abrangência nacional (SENAEL).


Circulares:

PRIMEIRA CIRCULAR

SEGUNDA CIRCULAR

Edições anteriores:

I SENAEL (2007)

I SINEL (2009)

II SINEL (2011)

III SINEL (2013)

IV SINEL (2015)

 
2. Simpósio Afrocultura



O tema, Narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias e ensino, pretende propor discussões atuais acerca da cultura afro-brasileira e indígena, que compõem o panorama cultural e histórico da formação do Brasil. Por outro lado, o Simpósio possibilitará que  reflexões teóricas e pedagógicas sejam formuladas para a implantação prática e efetiva da Lei Federal n° 10,639, de 9 de janeiro de 2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileiras. O evento ainda oportunizará divulgação da pesquisa em uma perspectiva regional e nacional, ampliando o espaço de interlocução dos estudos realizados na URI e em diferentes IES representadas através da modalidade de comunicações e publicações.


2016: IV Simpósio Afrocultura, I Simpósio Internacional: culturas negras e indígenas nas Américas: Literaturas, culturas e minorias.

Clique aqui para acessar as informações.


2014: Narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias e ensino.

Clique aqui para acessar as informações.   Notícia vinculada.


2012: II Simpósio Afrocultura, Literatura e Educação.

2010: Simpósio Afro-Cultura, Literatura e Educação.


3. Novos Olhares


Edições:

2017: Novos Olhares: leitur@, ensino & mundo digit@l

Clique aqui para acessar as informações.


2016: Novos Olhares: Letramento e Formação de Leitores.

Clique aqui para acessar as informações.


2015: Novos Olhares: da formação de professores à formação de leitores.


Objetivo geral:

   * Proporcionar a docentes e estudantes dos diferentes graus e sistemas de ensino, bem como às demais pessoas das comunidades local e regional, um evento técnico-científico e literário-cultural com foco na formação de professores e na formação de leitores, priorizando a reflexão sobre a leitura.


Objetivos específicos:

   * Discutir possibilidades de formação leitores na Educação Básica, priorizando a reflexão sobre a formação de professores que atuam especialmente nas áreas relacionadas a linguagens, seus códigos e tecnologias;

   * Oportunizar cursos de formação continuada a profissionais e estudantes da área de Letras e afins, buscando fornecer-lhes subsídios teórico-práticos para qualificação de práticas de leitura nas escolas, incluindo questões de leitura relacionadas ao ENEM,  leitura de textos em língua inglesa, contação de histórias e políticas públicas para fortalecimento da biblioteca escolar de instituições públicas, e refletindo sobre possibilidades de formação de leitores críticos e competentes;

   * Integrar o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI com outros programas nacionais e internacionais, na área das Letras, e com a Educação Básica, na dinâmica de uma universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em que está inserida.


Público-alvo: professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação da área de Letras, História, Pedagogia, Artes, Psicologia, Jornalismo e afins.

Clique aqui para acessar as informações.

2014: Novos Olhares: narrativas e mídias na escola.


Objetivos:

   * Discutir possibilidades de formação leitores na Educação Básica, priorizando a reflexão sobre gêneros narrativos literários e não literários;

   * Oportunizar cursos de formação continuada a profissionais e estudantes da área de Letras e afins, buscando fornecer-lhes subsídios teórico-práticos para sua atuação no âmbito escolar;

   * Integrar o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI com outros programas nacionais e internacionais, na área das Letras, e com a Educação Básica, na dinâmica de uma universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em que está inserida.


Público-alvo: professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação da área de Letras, História, Pedagogia, Artes, Psicologia, Jornalismo e afins.

Clique aqui para acessar as informações.


2013: Novos Olhares à Literatura: Literatura e outras linguagens.

Clique aqui para acessar as informações.


2012: Novos Olhares à Literatura: Carlos Drummond de Andrade & Graciliano Ramos


2011: Novos Olhares à Literatura: Guimarães Rosa & Clarice Lispector


2010: Novos Olhares às Afro-culturas e às Literaturas Africanas


2009: Novos Olhares ao Texto Dramático


2008: Novos Olhares sobre Machado de Assis



4. Eventos Esporádicos ou com menos de um ano



1. Leituraço


   O Leituraço é uma promoção do Curso de Graduação e do Mestrado em Letras da URI, que nasceu do desejo de dar visibilidade ao Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro, uma vez que um dos objetivos do Curso de Graduação e do Mestrado em Letras da URI, bem como da Universidade, é promover a leitura.

   O objetivo do evento é instigar uma ação coletiva de ocupação do espaço público para promover a discussão e a reflexão acerca do papel da leitura em nosso cotidiano e de sua importância em nossa formação enquanto cidadãos críticos.


Contato

  Para obter mais informações sobre os eventos, o e-mail de contato é: mestradoletras@fw.uri.br

 

Internacionalização

Convênios


A aposta em convênios é um dos objetivos de desenvolvimento da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI evidenciados nos objetivos do Programa do Mestrado em Letras.

Os convênios firmados visam possibilitar a integração entre pesquisadores dos Programas, promovendo assim o fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, trabalhos em parceira e fortalecendo as pesquisas científicas.
 

A URI mantém convênios com as seguintes instituições:



Termo de Convênio - Universidade de Coimbra-UC - Portugal
Termo de ConvênioUniversidade de Santa Cruz do Sul
Termo de ConvênioUniversidade Vale do Rio Verde

Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé
Frederico Westphalen RS
CEP 98400-000

Fone: 55 3744 9200
Reitoria | Erechim | Santiago | Santo Ângelo | Cerro Largo | Sao Luiz Gonzaga
URI Campus de Frederico Westphalen © 2017. | VirtualBit