2ª Mateada no Bosque encerra comemorações farroupilhas na URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
03/10/2023

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu diversas atividades no mês farroupilha. A última ação alusiva ao 20 de Setembro, aconteceu no sábado, 30, com a realização da 2ª Mateada no Bosque. Ao longo do dia, uma vasta programação entreteu as cerca de 200 pessoas, com atrações para todas as idades. Parceira do evento, a Ervateira Tomelero forneceu erva-mate gratuitamente, mantendo as cuias dos participantes abastecidas. Já o CTG Rodeio da Querência promoveu apresentações envolvendo as invernadas que encantaram o público.

Os brinquedos infláveis, balanços, entre outras atividades espalhadas pelo bosque, assim como um carrinho de algodão-doce e outras guloseimas da Lu Ateliê, garantiram a alegria da criançada. Além disso, aconteceu exposição de carros antigos, do Clube do Carro Antigo de Frederico Westphalen e do Grupo Só Quem Anda. As Cooperativas de crédito Sicredi e Cresol, assim como o Banco Banrisul também foram parceiros da universidade no evento. 

De acordo com a diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, o evento coroou todas as atividades que ocorreram ao longo de todo o mês farroupilha na instituição. Ainda no dia 6, os estudantes da universidade participaram de um Gaitaço, que aconteceu no Bunker Universitário. Já no dia 11, as Invernadas Dente de Leite e Xirú, do CTG Rodeio da Querência, agraciaram os acadêmicos com apresentações. Além disso, um rancho farroupilha foi construído no bosque, onde diariamente turmas da Escola de Educação Básica realizaram diversas atividades típicas da cultura gaúcha durante todo o mês. 

A diretora comemora o sucesso de toda a programação, destacando a Mateada, que estreitou ainda mais os laços da universidade com a comunidade neste período. “Todos os sábados à tarde, o bosque é aberto à comunidade, mas nesse em especial, 30 de setembro, oportunizamos várias atrações com parceiros da URI, recebendo o carinho de todas as pessoas que abraçam nossa universidade, tanto no ensino superior, quanto na pós-graduação, serviços e com toda a Escola de Educação Básica da URI. A alegria foi contagiante, o que nos encheu de contentamento”, enfatiza Elisabete. 

Diversos sorteios durante a programação também garantiram a animação do público. Foram duas camisetas, sendo uma do Grêmio e outra do Internacional, doadas pelo Banrisul, um kit de chimarrão cedido pela Cresol, doces da Lu Ateliê e erva-mate da Ervateira Tomelero.

Confira as imagens: