Escola da URI

1 Visão geral

Concepção de Educação e Formação


A educação é um instrumento importante de transformação social que deve ter como um de seus objetivos o desenvolvimento de seres humanos aptos a viver e conviver na vida em sociedade. A educação, que prima pelos conceitos éticos, cognitivos, formativos e fundamentos da própria existência e significado da vida, forma seres humanos inseridos na sociedade como cidadãos, ativos e significativos para a vida em sua plenitude. Assim, a Escola de Educação Básica da URI – Frederico Westphalen forma para a VIDA, para uma educação de excelência, do poder-saber e um saber-fazer, munidos de conhecimento que transforma.

Cabe a escola, neste contexto de formação do ser, fazer com que o sujeito consiga viver e conviver no ambiente em que está inserido, respeitando a si mesmo e aos outros, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida. Para acima de tudo, retomando a célebre orientação da UNESCO: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser. (Jaques Delors, 1998).

Também, atentos ao contexto emergente de formação cidadã, a Escola de Educação Básica da URI – Frederico Westphalen, prioriza uma formação que dê conta do desenvolvimento sustentável, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscando por meio das práticas educativas formar cidadãos capazes de contribuir com ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

Nesta linha de pensamento, a Escola da URI prioriza uma educação conectada com a formação de um ser em plenitude, ou seja, além de seu desenvolvimento pessoal, a Escola de Educação Básica da URI, envolve o educando em todos os campos e aspectos importantes para viver e conviver com o outro, em sociedade, garantindo assim, um ser capaz de compreender a si, ao outro e o ambiente que o cerca. A Escola entende que o aluno desse momento histórico precisa ser honesto e integrado à sua realidade, mas, também, capaz de empreender com ética, proatividade e inteligência social.

A formação para a vida, gera conhecimento que transforma com possibilidade de escolhas para o sucesso escolar e social de indivíduos com potencial intelectual, cognitivo e afetivo de desenvolvimento integral. 

É através da sua autonomia do poder-saber e um saber-fazer com excelência que o sujeito desperta uma nova relação com diferentes sentimentos e visões de mundo, estimulando assim, condições para o desenvolvimento intelectual e a formação de princípios individuais e coletivos para medir e codificar os próprios sentimentos e ações em relação a si e aos outros.

A Escola da URI acredita em uma educação para a vida, a comunidade escolar como uma proposta integral do desenvolvimento, intelectual, físico e emocional, as quais não se separam e são essenciais para a constituição de um sujeito livre, independente e capaz de se relacionar e agir sobre o mundo de maneira cognitiva, criativa, empática, protagonista e coletiva. 

Estes são os pilares que fundamentam o processo educativo da Escola de Educação Básica da URI. Neles estão alicerçados todas as ações, planejamentos, perfil educacional serviços e concepções para uma educação que possibilite a formação para a vida, tendo presente a Missão de formar para a VIDA, para uma educação de excelência, do poder-saber e um saber-fazer, munidos de conhecimento que transforma.


Por meio destas competências e do propósito da Escola de formar para a vida, tem-se uma proposta pedagógica de formação integral e total do ser, fundamentada em pilares que possibilitam o protagonismo dos alunos no dia-a-dia e na vida ativa de um ser que vive e convive em sociedade, um ser pensante e atuante, que desenvolve conhecimentos e utiliza para o seu crescimento e do outro, mantendo viva a curiosidade sobre o mundo e seus processos. 

Desta forma, propõe também, a abertura de mundos para estes educandos, em diferentes níveis e em diferentes espaços. Como por exemplo experiências de internacionalização, com intercâmbios e atividades que envolvam outros países, outros idiomas, culturas e conhecimentos. Estas atividades poderão ocorrer de forma presencial, de alunos indo até estes locais, pode ocorrer recebendo na Escola pessoas estrangeiras e também de atividades através de plataformas online. Além disso, preserva-se a vivência e conhecimento de culturas locais, regionais abrangendo assim vários níveis de conhecimento e faixas etárias. 

Para estas experiências torna-se indispensável uma educação que possibilita a aprendizagem de línguas desde a infância. Sabe-se da facilidade de que as crianças aprendem e de que é na forma lúdica que o aprender se torna mais prazeroso, possibilitando assim a assimilação do aprendido. A Escola oferta desde os Maternais a aprendizagem de idiomas como o Inglês em todo o currículo e a partir do 6º ano o Espanhol. 


FILOSOFIA DA ESCOLA


A Escola de Educação Básica da URI tem como filosofia uma educação para a vida, com uma proposta integral do desenvolvimento intelectual, físico e emocional, os quais não se separam e são essenciais para a constituição de um sujeito livre, independente, capaz de se relacionar e agir sobre o mundo de maneira cognitiva, criativa, empática, protagonista e coletiva.


CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DA ESCOLA


Na Escola de Educação Básica da URI, a aprendizagem é fator principal do processo educacional e a avaliação é uma prática pedagógica que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo, diagnóstico reflexivo de elaboração e decisão no desenvolvimento do currículo no processo de ensino e aprendizagem. 

Nessa compreensão a Metodologia é a via pela qual a aprendizagem acontece, tendo a avaliação como pressuposto essencial para analise e acompanhamento dos processos educativos, na perspectiva do crescimento da aprendizagem no contexto da formação para vida.

A aprendizagem é um processo construído pelo aluno em interação com o mundo vivido por meio das experiências e relações estabelecidas entre os atores do cotidiano escolar, por isso a Escola de Educação Básica da URI oferece uma experiência educativa focada em um caminho de descobertas, dando ao aluno infinitas possibilidades de escolhas para gerar um conhecimento que transforma.

A Escola de Educação Básica da URI se utiliza das concepções cognitivistas e humanistas da aprendizagem, tendo amparo nas teorias de Piaget (1975), Vygotsky (1988), Ausubel (1982), Bruner (1976) e Gardner (1998) na perspectiva das concepções Cognitivistas e Wallon (2007) na perspectiva Humanista. Importante destacar que, de acordo com essas teorias a interação tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos que estão envolvidos e fortalece a estrutura cognitiva possibilitando a construção de novos conhecimentos.

O conhecimento acontece com a interação do sujeito com o meio que o cerca e com os outros, potencializando a experiência e a construção dos conceitos e compreensão do mundo. O aprendizado é construído aos poucos e o conhecimento ou conceito aprendido é resultado da reconstrução de conhecimento pré-existente. 

Tendo presente que a aprendizagem é contínua e que o resultado é a formação integral do aprendente com desenvolvimento intelectual, físico e emocional, articulando os saberes de maneira cognitiva, criativa, empática, protagonista e coletiva, a Metodologia utilizada pela escola coloca o aluno no centro desse processo, assumindo um papel ativo na construção de sua própria aprendizagem. Dessa forma as Metodologias Ativas são utilizadas na Escola de Educação Básica da URI, como escolha para a planificação das aulas uma vez que permitem a problematização da realidade, exercitando a reflexão, autonomia e tomada de decisão frente aos temas estudados.

Para dar conta dessa formação o planejamento das atividades curriculares contempla as Metodologias Ativas e Inovativas, potencializando a aprendizagem baseada em investigação, em problemas, em projetos, em desafios e em pares, como também pela Cultura Maker, Gameficação e Design Thinking, por meio de ferramentas educacionais digitais, inovadoras e conectadas com a criatividade do professor e que permite explorar diferentes estratégias didático-pedagógicas.

Primando por uma aprendizagem Cognitivista e Humanista, utilizando Metodologias Ativas e Inovativas no processo de formação para a VIDA, a Escola de Educação Básica da URI, fortalece o Mindset de Crescimento nos alunos, colocando a perspectiva da possibilidade, da mudança, da mentalidade ágil, o reconhecimento da capacidade de aprender e de responder aos desafios de forma resiliente e crítica.

Para isso o processo avaliativo constitui-se num instrumento que, somado aos demais procedimentos didático-pedagógicos, tem como propósito o desenvolvimento do aluno, contribuindo para o avanço da aprendizagem. Tal processo está inserido na Missão de formar para a VIDA, para uma educação de excelência, do poder-saber e um saber-fazer com um conhecimento que transforma, em uma proposta de educação voltada à transformação, visando formar cidadãos com uma maior solidariedade intelectual, capaz de perceber-se como parte de uma sociedade multicultural e comprometer-se como exercício da cidadania.

Assim a avaliação na Escola de Educação Básica da URI é realizada de forma contínua atendendo a especificidade de cada etapa de ensino, utilizando-se de instrumentos variados e adequados para as diversidades e ou momento avaliativo. A avaliação leva em consideração os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária e para cada ano escolar, de acordo com as diferentes áreas ou unidades curriculares.

Uma Educação para a VIDA requer uma avaliação que priorize os saberes e as competências necessárias para a formação integral do estudante na perspectiva de protagonista de seu processo de aprendizagem.

Abaixo se a representação Gráfica das Concepções de Aprendizagem da Escola de Educação Básica da URI



METODOLOGIAS – ATIVAS E INOVATIVAS



MISSÃO, VISÃO E VALORES



DIFERENCIAIS


A Escola de Educação Básica da URI movida pelo propósito de oferecer uma educação de qualidade que prima pela formação para a VIDA, para uma educação de excelência, do poder-saber e um saber-fazer, munidos de conhecimento que transforma, possui diferenciais que mobilizam as ações educativas.

Em todos os ambientes educativos, a Escola de Educação Básica da URI busca aliar a preparação acadêmica à formação de valores, o cuidado com a vida e meio ambiente, ao despertar de talentos, com respeito as diferenças. Imbuídos do propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias, oferecemos programas, projetos e ações em consonância com os valores da escola: ética, humanização, criatividade e cognição, inovação, respeito à pluralidade, coletividade, solidariedade e empatia, sustentabilidade socioambiental e protagonismo.


  • Equipe multidisciplinar exclusiva por níveis: profissionais exclusivos para o atendimento de cada nível de ensino. Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional, Núcleo de acessibilidade, Psicologia Escolar.
  • Formação dos Educadores: a Escola investe constantemente na formação continuada de seus educadores em Jornadas Pedagógicas, cursos e eventos voltados à educação.
  • Espaço Verde: a escola dispõe de um amplo bosque para o desenvolvimento de atividades ao ar livre em contato com a natureza.
  • Oficinas de Aprendizagem: concomitante ao currículo, a escola oferece oficinas de aprendizagens que fortalecem os valores da escola: ética, humanização, criatividade e cognição, inovação, respeito à pluralidade, coletividade, solidariedade e empatia, sustentabilidade socioambiental e protagonismo, como também a preparação para olimpíadas, vestibulares, concursos e ENEM.
  • Currículo Dinâmico: permanece em contínua construção para a educação infantil, o ensino fundamental, médio e técnico, considerando as contribuições e conquistas sociais, culturais, políticas, econômicas, cientificas e educacionais.
  • Acolhida e Adaptação: A escola oferece um Programa de Acolhida e Adaptação para acolher quem chega à Escola. Direcionado às necessidades de cada nível de ensino, o programa realiza ações de adaptação da carga horária, apadrinhamento a novos alunos e atendimento personalizado às famílias.
  • Laboratórios de Aprendizagem: a URI oferece uma variedade de laboratório especializados para a relação teoria-prática curricular, como laboratórios de Educação Física, Informática, Robótica, Eletroeletrônica, Físico-Químico, Morfologia, Genética, Anatomia e Química. Oportunizando aos alunos vivências curriculares de acordo com o nível e etapa de ensino.
  • Horário diferenciado: buscando oportunizar maior convivência e interação na unidade escolar a Escola de Educação Básica da URI disponibiliza um horário diferenciado para seus alunos das 7h até as 19h com a opção de Turno Integral para o Berçário e Maternal e Contraturno do Pré ao 4º ano do Ensino Fundamental I ou apenas um Turno para qualquer etapa de ensino.
  • Escola aberta o ano todo: a Escola de Educação Básica da URI oferece atividades todo o ano, durante o período letivo e também no período de férias, com planejamento e ações diferenciadas para cada período.
  • Cátedra UNESCO – UniTwin – A Cidade que Educa e Transforma: A URI integra a Cátedra UNESCO juntamente com Portugal e África, em uma Rede para o desenvolvimento de ações de investigação, ensino e extensão, no âmbito das interfaces disciplinares proporcionadas pela perspectiva das cidades que educam e transformam.
  • Programa Internacionalização: oportuniza espaços e atividades integradas de internacionalização, com mobilidade, missões e vivências em ambientes internacionais presenciais e virtuais, como também oferece o conhecimento em língua estrangeira por meio de oficinas e atividades desde a Educação Infantil.
  • Programa Hábitos de Estudo: o trabalho direcionado às necessidades de cada estudante e de cada nível de ensino é realizado pelo Setor Orientação Educacional, que introduz hábitos de estudo no dia a dia do estudante, a partir da integração de esforços do próprio estudante, da família e da escola.
  • Programa Formando Líderes: o estudante da Escola é incentivado a exercitar sua autonomia, a responsabilidade e a convivência em grupo desde cedo, aprendendo a ser protagonista de sua realidade. A prática da liderança começa a ser trabalhada de forma lúdica e vivencial, com atividades, encontros e palestras específicos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formando líderes não só para a escola, mas para a sociedade.
  • Programa Possibilidade de Escolhas: atividades que envolvem o programa profissional, preparação para o mundo do trabalho, atitude de autoconhecimento,
  • participação em entrevistas e apresentação de currículo.
  • Programa Empreendedorismo: estimula a inovação e prepara para a criação de oportunidades do mundo do trabalho. Desenvolvimento de atitudes empreendedoras.
  • Programa Educação Financeira: contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.
  • Programa de Vivência Ambiental: oportunidade de vivência ambiental por meio de trilhas ecológicas, e orientação ambiental conduzidas pelo Núcleo Ambiental da Universidade.
  • Programa Vivências: o programa oportuniza experiências de convivência em entidades e culturas diferenciadas, incentivando o olhar para o diferente e ações que valorizem a tomada de atitude em relação ao mundo com sua diversidade e pluralidade vivida.
  • Programa Saúde e Desenvolvimento: oportunidade de desenvolvimento saudável, com um olhar integrado da enfermagem e fisioterapia para os cuidados em saúde pelo núcleo de atendimento em saúde.
  • Programa de Alimentação Saudável: O Núcleo Nutricional orienta e oferece cardápio específico para cada nível de ensino, disponibilizando alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos. A alimentação é ofertada pela URI para todos os níveis de acordo com a especificidade e necessidade curricular.


DIFERENCIAIS ESPECÍFICOS DE CADA NÍVEL DE ENSINO:


Educação Infantil


A Educação Infantil da Escola de Educação Básica da URI estimula a autonomia, criatividade e socialização, desenvolvendo o conhecimento, o pensamento crítico e criativo de um jeito lúdico em ambientes que estimulam a investigação e favorecem a busca por novas descobertas. A criança é integrada à sua realidade com a capacidade de empreender, com ética, inteligência social/cognitiva e com proatividade.


  • Espaços Lúdicos Interativos
  • Língua estrangeira desde cedo
  • Atividades Artísticas e Culturais
  • Vivências de Internacionalização
  • Musicalização e Dança
  • Meditação
  • Brinquedoteca
  • Envolvimento Familiar
  • Acompanhamento remoto
  • Informática/Robótica
  • Gamificação


Ensino Fundamental


No Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI, o aluno vivencia a aprendizagem no ambiente interno e externo da sala de aula, por meio de interações, construções criativas, projetos e atitudes inspirados por temas sobre si, a comunidade e o mundo. Conecta desde cedo seus aprendizados com o mundo da vida em que os conhecimentos se articulam e ganham aplicação concreta em situações-problemas reais.


  • Ambientes especializados interativos
  • Língua estrangeira curricular
  • Atividades Artísticas e Culturais
  • Vivências de Internacionalização
  • Musicalização e Dança
  • Meditação
  • Sala de Jogos
  • Envolvimento Familiar
  • Programação e experiência com Robótica
  • Projetos de Intervenção
  • Cultura Digital e Cultura Maker em projetos aplicados
  • Oficina de Produção Textual
  • Informática/Robótica
  • Gamificação


Ensino Médio


O Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI, incentiva e forma talentos, com foco no protagonismo estudantil, desenvolve conhecimentos e aproxima o aluno das transformações da sociedade e do mundo do trabalho. O jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania, em um caminho de descobertas tendo infinitas possibilidades de escolhas.


  • Ambientes especializados interativos
  • Língua estrangeira curricular
  • Atividades Artísticas e Culturais
  • Vivências de Internacionalização
  • Envolvimento Familiar
  • Material Didático exclusivo
  • Acompanhamento individualizado
  • Desenvolvimento de habilidades emocionais
  • Projetos de Intervenção
  • Itinerários formativos variados
  • Diálogo com o mundo do trabalho
  • Oferta de diferentes experiências em provas seletivas
  • Participação em Olimpíadas curriculares
  • Participação em Concursos de Redação
  • Simulado interno e externo no formato ENEM
  • Oficina de Redação
  • Aplicação de testes vocacionais
  • Informática/Robótica
  • Gamificação


Educação Profissional


Atentos ao papel da Instituição de Ensino, às dinâmicas do mercado, e ao contexto social brasileiro a Escola de Educação Básica da URI realiza a oferta de Ensino profissionalizante com Cursos Técnicos, colaborando para a democratização da educação profissional, bem como ao rápido ingresso do jovem no mercado de trabalho, buscando capacitar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos para que estejam aptos a com habilidades técnico-científicas na área escolhida.


  • Ambientes especializados interativos
  • Material Didático exclusivo
  • Diálogo com o mundo do trabalho
  • Laboratórios equipados


Infraestrutura

A Escola da URI encontra-se inserida no câmpus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Professores e alunos usufruem do mesmo espaço do ensino superior, como a Biblioteca, os Laboratórios de Educação Física, Informática, Físico-Químico, Morfologia, Genética e Química. Estes recursos são apresentados como diferenciais e fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.


2 Equipe
Equipe Diretiva
  • Diretora
    Marcia Dalla Nora
  • Vice-diretora
    Larissa Dalpasquale
  • Técnica-administrativa
    Geovana Cassel Diesel
Serviços Especializados
  • Psicóloga
    Cleidinara Rigodanzo
  • Núcleo de Acessibilidade
    Vanice Hermel
Corpo Docente
  • Português e Redação
    Professora Adriana Maria Romitti Albarello
  • História
    Professor Adriano Romitti
  • Geografia
    Professora Andréia Janice Piovesan
  • Física
    Professor Eduardo Post
  • Matemática
    Professora Fabiana Bordin
  • Artes
    Professora Fabiana Lopes Zampieri
  • Filosofia e Sociologia
    Professor Fernando Battisti
  • Química
    Professora Izaura Ceolin Dos Santos
  • Educação Física
    Professor Leandro José Piovesan
  • Literatura
    Professora Marinice Argenta
  • Biologia
    Professor Rauter Rubem da Silva
  • Espanhol
    Professora Vanice Hermel
  • Português e Redação
    Professor Ronie Peterson Denardi
  • Inglês
    Professor Simão Cireneu Milani Addôr Nunes da Silva
  • Inglês
    Professora Janaína Binello
3 Notícias
4 Contato