Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Escola da URI
Concepção de Educação e Formação
A educação é um instrumento importante de transformação social que deve ter como um de seus objetivos o desenvolvimento de seres humanos aptos a viver e conviver em sociedade. A educação, que prima pelos conceitos éticos, cognitivos, formativos e fundamentos da própria existência e significado da vida, forma seres humanos inseridos na sociedade como cidadãos, ativos e significativos para a vida em sua plenitude. Assim, a Escola de Educação Básica da URI – Frederico Westphalen forma para a VIDA, tendo como pilares competências transformadoras, focadas em uma educação de excelência e do poder-saber e um saber-fazer.
Filosofia da Escola
A Escola de Educação Básica da URI tem como filosofia uma educação para a vida, com uma proposta integral do desenvolvimento intelectual, físico e emocional, os quais não se separam e são essenciais para a constituição de um sujeito livre, independente, capaz de se relacionar e agir sobre o mundo de maneira cognitiva, criativa, empática, protagonista e coletiva.
Estrutura Organizacional da Escola de Educação Básica da URI
Concepção de aprendizagem e metodologia da Escola
Na Escola de Educação Básica da URI, a aprendizagem é fator principal do processo educacional e a avaliação é uma prática pedagógica que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo, diagnóstico reflexivo de elaboração e decisão no desenvolvimento do currículo no processo de ensino e aprendizagem.
Nessa compreensão, a metodologia é a via pela qual a aprendizagem acontece, tendo a avaliação como pressuposto essencial para análise e acompanhamento dos processos educativos, na perspectiva do crescimento da aprendizagem no contexto da formação para vida.
A aprendizagem é um processo construído pelo aluno em interação com o mundo vivido por meio das experiências e relações estabelecidas entre os atores do cotidiano escolar, por isso a Escola de Educação Básica da URI oferece uma experiência educativa focada em um caminho de descobertas, dando ao estudante infinitas possibilidades de escolhas para gerar um conhecimento que transforma.
A Escola de Educação Básica da URI se utiliza das concepções cognitivistas e humanistas da aprendizagem. Importante destacar que, de acordo com essas teorias, a interação tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos que estão envolvidos, bem como fortalece a estrutura cognitiva possibilitando a construção de novos conhecimentos.
Primando por uma aprendizagem Cognitivista e Humanista, utilizando Metodologias Ativas e Inovativas no processo de formação para a VIDA, a Escola de Educação Básica da URI, fortalece o Mindset de Crescimento nos alunos, colocando a perspectiva da possibilidade, da mudança, da mentalidade ágil, o reconhecimento da capacidade de aprender e de responder aos desafios de forma resiliente e crítica.