Escola da URI

1 Visão geral

Concepção de Educação e Formação


A educação é um instrumento importante de transformação social que deve ter como um de seus objetivos o desenvolvimento de seres humanos aptos a viver e conviver em sociedade. A educação, que prima pelos conceitos éticos, cognitivos, formativos e fundamentos da própria existência e significado da vida, forma seres humanos inseridos na sociedade como cidadãos, ativos e significativos para a vida em sua plenitude. Assim, a Escola de Educação Básica da URI – Frederico Westphalen forma para a VIDA, tendo como pilares competências transformadoras, focadas em uma educação de excelência e do poder-saber e um saber-fazer.  

Filosofia da Escola


A Escola de Educação Básica da URI tem como filosofia uma educação para a vida, com uma proposta integral do desenvolvimento intelectual, físico e emocional, os quais não se separam e são essenciais para a constituição de um sujeito livre, independente, capaz de se relacionar e agir sobre o mundo de maneira cognitiva, criativa, empática, protagonista e coletiva.



Estrutura Organizacional da Escola de Educação Básica da URI





Concepção de aprendizagem e metodologia da Escola


Na Escola de Educação Básica da URI, a aprendizagem é fator principal do processo educacional e a avaliação é uma prática pedagógica que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo, diagnóstico reflexivo de elaboração e decisão no desenvolvimento do currículo no processo de ensino e aprendizagem.


Nessa compreensão, a metodologia é a via pela qual a aprendizagem acontece, tendo a avaliação como pressuposto essencial para análise e acompanhamento dos processos educativos, na perspectiva do crescimento da aprendizagem no contexto da formação para vida.


A aprendizagem é um processo construído pelo aluno em interação com o mundo vivido por meio das experiências e relações estabelecidas entre os atores do cotidiano escolar, por isso a Escola de Educação Básica da URI oferece uma experiência educativa focada em um caminho de descobertas, dando ao estudante infinitas possibilidades de escolhas para gerar um conhecimento que transforma.


A Escola de Educação Básica da URI se utiliza das concepções cognitivistas e humanistas da aprendizagem. Importante destacar que, de acordo com essas teorias, a interação tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos que estão envolvidos, bem como fortalece a estrutura cognitiva possibilitando a construção de novos conhecimentos.


Primando por uma aprendizagem Cognitivista e Humanista, utilizando Metodologias Ativas e Inovativas no processo de formação para a VIDA, a Escola de Educação Básica da URI, fortalece o Mindset de Crescimento nos alunos, colocando a perspectiva da possibilidade, da mudança, da mentalidade ágil, o reconhecimento da capacidade de aprender e de responder aos desafios de forma resiliente e crítica.