Sobre

Universidade Regional Integrada - URI

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, instituição multicampi, comunitária, reconhecida pela Portaria nº 708, de 19 de maio de 1992, publicada no Diário Oficial da União em 21/05/92, tem sede na cidade de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. É mantida pela Fundação Regional Integrada - FuRI, entidade de caráter técnico-educativo-cultural, com sede e foro na cidade de Santo Ângelo/RS. Mantém seis Câmpus. As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

Mais que uma Universidade

A URI tem como uma de suas metas formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, oferece uma formação profissional de qualidade, desenvolvendo competências e habilidades por meio da articulação entre teoria e prática, garantindo formação humanística e propiciando condições que permitam ao aluno a aprender e a pensar de forma independente e crítica.

 

Para a consecução de tais metas, estrutura e desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão através de oito Departamentos: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia e Ciência da Computação, Ciências da Saúde, Ciência Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

 

Além disso, em suas seis unidades, a URI conta com Escolas de Educação Básica que atuam na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico. As propostas pedagógicas das escolas estimulam a formação de valores como solidariedade e cidadania, e contemplam carga-horária maior que a média nacional. Os docentes são especializados, agregando qualidade de ensino, além da diversificação das formas de aprendizagem.

URI Campus Frederico Westphalen

Missão

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões tem como missão desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano.

Visão

Ser uma universidade de referência em qualidade, promoção da ciência, inovação, desenvolvimento comunitário e humano.

Valores

  • Ética
  • Humanização
  • Inovação
  • Respeito à Pluralidade
  • Solidariedade
  • Sustentabilidade Socioambiental
  • Transparência

Histórico

A URI nasceu como resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, inicialmente integrantes do Distrito Geo-Educacional 38, organizadas e gerenciadas pela comunidade regional. De imediato houve o engajamento de lideranças politicas, religiosas, empresariais e uma forte mobilização de professores e funcionários das IES integrantes do Grupo Tarefa. No horizonte do projeto vingava sempre a criação de uma Universidade voltada ao desenvolvimento regional. A URI identifica-se como comunitária, pois sua vocação é a integração atingindo mais de 100 municípios dos regiões Alto Uruguai Norte, Médio Alto Uruguai, Missões e Fronteira Oeste.

 

A experiência comunitária vivida nas reduções jesuítico-guaranis e, posteriormente, na região colonizada por italianos, alemães, poloneses, russos e judeus determinou o modelo de gestão compartilhada, assumido pela URI na sua criação, no seu processo transitório de vivência universitária, determinante para reconhecer a prática histórica de ensino superior e a constante busca de sua própria superação.

 

Como se depreende, a URI nasceu com uma vocação para a integração, porque esta foi a sua origem, decorrente da vontade política de seus mentores, da capacidade de ler corretamente a própria história, de tomar decisões, planejar um trabalho integrado, projetando ações consequentes.

 

A URI/FW em números

Por trás de números, histórias de vida são transformadas pela educação. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Frederico Westphalen, como Universidade comunitária, atua ativamente no desenvolvimento da região no seu entorno.

 

Assim, oferece serviços gratuitos à população e tem institucionalizados programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados à formação e desenvolvimento dos alunos e sociedade. Ou seja, além de construir o conhecimento, contribui para fazer a diferença na sociedade. Abaixo, números demonstram o impacto da universidade nos mais variados aspectos, como econômico, educacional, cultural e social.

 

Economia

  • Impulsiona a economia da região, movimentando cerca de  30 milhões ao ano.

 

Empregos

  • Emprega 294 funcionários contratados, 4 estagiários e 20 bolsistas.

 

Abrangência

  • Abrange 45 cidades, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Docentes

  • Conta com 150 professores, 88 mestres, 18 especialistas e 43 doutores.

 

Alunos

  • 1322 alunos na graduação presencial, 105 alunos nas pós-graduações presenciais e 70 alunos na graduação EaD.

 

Educação Básica

  • 127 alunos matriculados na Escola Básica da URI/FW.

 

Formaturas

  • A URI/FW realiza em torno de 16 formaturas por ano.

 

Biblioteca

  • Mais de 140 mil obras em acervo.

 

Laboratórios

  • O campus conta com, aproximadamente, 86 laboratórios.

 

Cursos de graduação

  • 21 cursos de graduação.

 

Diplomados 

  • A URI já formou mais de 14 mil alunos.