“A formação profissional na França” é tema de evento de internacionalização da URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
18/05/2023

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu, na terça-feira, 16, o evento “A formação profissional na França: a importância da Pedagogia da Alternância e Casas Familiares Rurais (CFR)”. Na oportunidade, participaram alunos dos cursos da URI/FW, em especial acadêmicos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária, além de lideranças locais de sindicatos, cooperativas e municípios parceiros.


A palestra foi conduzida pelo presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Saint Laurent de Chamousset, Michel Vieilly, da diretora da CFR de Bage de Chate, Christine Elisabeth Jimenez, do membro do Conselho de Administração da CFR de Saint Symphorien Sur Cloud e jovem egresso, Quentin Cribier, e do presidente da Federação das CFRs do Despertamento de Ain, Jaques Molard.


Turmas, monitores e direção das casas familiares de Alpestre, Frederico Westphalen e Riqueza/SC, bem como o presidente das Associações das Casas Familiares Rurais e diretor da CFR de Catuípe, Venildo Turra, estiveram presentes para aprender como funcionam as casas familiares e a educação na França. 


O coordenador do curso de Agronomia, Gelson Pelegrini, destaca a importância do debate desta temática, pois a Pedagogia da Alternância é a base metodológica das CFRs brasileiras. "A Pedagogia da Alternância está há mais de 80 anos nas casas familiares na França, e é diversificada em várias áreas, como de formação de profissionais para cuidado de pessoas, jardinagem, saúde, transformação de móveis, gastronomia e turismo, tanto em nível médio, técnico, quanto superior", complementa Pelegrini.

Confira as imagens: