A pedido dos alunos URI adquire equipamentos para melhorar wi-fi

Com a reestruturação é possível atender 980 usuários simultâneos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
30/08/2024

Uma reinvindicação antiga dos estudantes da URI/FW relacionava-se a dificuldade de acesso à rede de wi-fi, especialmente no prédio 10, onde frequentam as aulas os acadêmicos. Para atender aos pedidos, a direção da universidade recentemente adquiriu 12 novos equipamentos wi-fi para melhorias da cobertura no câmpus. Isso permitiu a reestruturação de toda a rede wi-fi do prédio 10 e do prédio de anatomia.


O diretor Administrativo Alzenir José de Vargas justifica que os alunos são a razão de existir da URI, por isso o investimento foi feito. “Sabemos que em muitas aulas não há necessidade de acesso à internet, mas como esta tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, optamos por comprar estes equipamentos e oferecer uma estrutura melhor de rede sem fio, atendendo esta demanda”, explica o diretor.

 

A parte técnica

Para a realização da reestruturação, foram passados mais de 1,1 mil metros de cabos de rede para a instalação dos 12 equipamentos novos e realocação de outros 22 já existentes na estrutura, possibilitando assim atender 46 salas de aula, registrando mais de 980 usuários simultâneos na rede sem fio de internet.


Diferentemente de equipamentos wi-fi domésticos e de pequeno porte, a URI utiliza mecanismos modernos e de alto desempenho, possibilitando maior quantidade de usuários simultâneos, podendo um único equipamento atender mais de uma sala de aula.


Para a realização do projeto, a equipe de TI utilizou um software de arquitetura wi-fi, que usa a planta do prédio e composição dos materiais para projetar a cobertura que cada equipamento oferece, antes mesmo de ser instalado no local. Com isso, após análises e testes, foi possível atender uma grande quantidade de salas sem perder desempenho e com uma melhor experiência aos usuários.