Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da URI fará intercâmbio na Itália

A partir de 14 de setembro, Gabriela Frizon Gambin estará vivendo uma experiência acadêmica e de inspiração arquitetônica

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
12/09/2024

A aluna do 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Gabriela Frizon Gambin , participará de um intercâmbio em Módena, na Itália, na Românica Accademia Italiana Di Língua e Cultura, a partir do dia 14 de setembro.


Com a abertura do edital pela URI, a acadêmica se inscreveu com o desejo de buscar novos conhecimentos, vivenciar uma experiência engrandecedora que vai além do aprendizado acadêmico, proporcionando um crescimento pessoal, profissional, possibilitando também o relacionamento com uma nova cultura.


A escolha da Itália se deu também porque a universitária sempre gostou da cultura do país. “A família do meu avô veio de Veneza, então conhecer um pouquinho da Itália onde ele viveu será uma vivência emocionante. Ainda, a arquitetura italiana é reconhecida mundialmente por sua riqueza, beleza e inovação que atravessam séculos. É uma fonte contínua de inspiração, e trazê-la para o Brasil oferecerá a oportunidade de enriquecer o cenário urbano com uma estética que alia cultura e inovação. Também, seus estilos arquitetônicos inspiram profissionais em todo o mundo, então isso acarretará em um aprendizado acadêmico de excelência para minha formação profissional”, frisa Gabriela.


Para realizar este sonho, Gabriela contou com o apoio da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Lucimery Dal Médico, e da Realize Agência de Viagens Ltda, que a ajudaram nos processos de encaminhamento de documentação e organização da viagem. Ela expressa seu agradecimento por poder alcançar seu desejo de estudar em outro país.


– É com imensa alegria que expresso minha gratidão à URI pela concessão da bolsa de estudos para realizar meu intercâmbio. É um sonho que estou prestes a realizar, graças ao apoio da instituição. Agradeço pela possibilidade de representar a universidade no exterior. Estou comprometida em aproveitar ao máximo essa oportunidade e em levar os conhecimentos adquiridos para contribuir positivamente com a comunidade acadêmica ao meu retorno – expressa Gabriela.


A aluna vai ficar na Itália por 30 dias. O intuito é que retorne com muito conhecimento e após possa dividi-lo com os colegas da graduação de Arquitetura e Urbanismo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen.