Acadêmicos de Agronomia realizam aula interdisciplinar em propriedade centenária

A atividade ocorreu na área da família do acadêmico Adriano Fabris, localizada em Caiçara

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
31/10/2025

Em uma iniciativa que uniu teoria e prática, a coordenação do curso de Agronomia da URI/FW, juntamente com os alunos do 2º semestre, promoveu uma aula de campo interdisciplinar no dia 25 de outubro. A atividade ocorreu em uma propriedade centenária da família do acadêmico Adriano Fabris, localizada em Caiçara, próximo à ERS-150.

A propriedade, que abriga atividades como plantio de tabaco e grãos, bovinocultura de corte e prestação de serviços com drone, tem uma história que remonta ao bisavô paterno de Adriano, um dos primeiros moradores do município. O legado agrícola foi passado através de gerações, mantendo-se até os dias atuais com os pais do estudante, Edson Augusto Fabris e Elizandra Vendrame Fabris, e seu irmão, Anderson Fabris.

Sob a orientação dos professores Luís Pedro Hillesheim, Lucas Aquino, Marcos Pinheiro e Thiales Brun, os alunos participaram de uma série de práticas e rodas de conversa. O objetivo foi discutir o cotidiano do profissional de agronomia e a trajetória acadêmica necessária para a formação.

A aula iniciou com a disciplina de Metodologia de Projetos Agropecuários, ministrada pelo professor Luís Pedro. Os estudantes debateram a elaboração do Projeto Profissional Integrador (PPI), uma característica distintiva do curso da URI, que acompanha o aluno ao longo dos cinco anos de graduação. Houve uma troca de ideias com os proprietários sobre o desenvolvimento de futuros projetos e o funcionamento do sistema da propriedade.

Pela manhã, na disciplina de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, o professor Thiarles Brun coordenou uma atividade prática de regulagem de uma semeadora. Os alunos explicaram os procedimentos e discutiram as características do equipamento.

Ainda no período matutino, o professor Lucas Aquino conduziu práticas da disciplina de Solos no campo. Foram realizados testes para verificar o nível de infiltração de água, a compactação do solo com o uso de penetrômetro e a análise de sua textura.

No turno da tarde, a programação seguiu com a disciplina de Bioquímica Aplicada à Agronomia, orientada pelo professor Marcos Pinheiro. Os alunos visitaram a lavoura de fumo, onde discutiram a importância de produtos químicos para o desenvolvimento e a produtividade da planta. A prática incluiu a medição do teor de clorofila nas folhas de tabaco.


Confira as imagens: