Acadêmicos de Direito participam de viagem de estudos e ampliam conhecimentos

Grupo, acompanhado de docentes da graduação, conheceram o funcionamento de instituições em Porto Alegre

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
06/10/2025

Os alunos do curso de Direito da URI/FW acompanhados dos professores, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, César Pinheiro e Sérgio Manuel Vieira, participaram de uma viagem de estudos, promovida pelo Diretório Acadêmico, em parceria com a coordenação e os professores da graduação, nos dias 2 e 3 de outubro.


Iniciando o roteiro, na manhã do dia 2, os estudantes visitaram a Academia de Polícia, onde tiveram a oportunidade de entender melhor sobre o funcionamento da instituição e acompanhar de perto um treinamento policial realizado no local. À tarde, o grupo esteve no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), conhecendo a história do órgão, visitando o plenário e participando de uma conversa com o desembargador Marco Aurélio Martins Xavier. Além disso, a comitiva conheceu os novos departamentos implementados pelo TJRS, no ano de 2025.


No dia 3, a programação seguiu com uma visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), momento de grande relevância para a compreensão do papel essencial que a instituição desempenha no controle e na fiscalização dos recursos públicos.


Encerrando a viagem, os acadêmicos conheceram a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Porto Alegre, sendo recepcionados pela direção da unidade, e puderam compreender, de forma prática, o funcionamento do método APAC na execução penal.


Segundo o coordenador da graduação, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, viagens acadêmicas como esta têm um papel fundamental na formação dos futuros profissionais do Direito, pois proporcionam experiências práticas que vão além da sala de aula, conectando o conhecimento à realidade das instituições e ao funcionamento do sistema jurídico. “Além disso, são oportunidades valiosas de aprendizado, troca de vivências e desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo significativamente para a construção de uma formação jurídica sólida e completa”, ressalta o coordenador.

Confira as imagens: