Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
 - Biblioteca
 - Cartilhas
 - Comissão Própria de Avaliação
 - Conheça o Câmpus
 - Contato
 - Departamentos
 - Direção
 - Editora
 - Enade
 - Entidade Filantrópica
 - Manual de Formaturas
 - Reitoria
 - Recursos Humanos
 - Secretaria Geral
 - Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
 - Calendário e Manual Acadêmico
 - Administração
 - Agronomia
 - Arquitetura e Urbanismo
 - Biomedicina
 - Ciências Biológicas Bacharel
 - Ciências Contábeis
 - Direito
 - Enfermagem
 - Engenharia Civil
 - Farmácia
 - Fisioterapia
 - Pedagogia
 - Psicologia
 - Química Industrial
 - Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
 - Terapia Ocupacional
 - Cursos Lato Sensu Presenciais
 - Cursos Lato Sensu a Distância
 - Mestrado e Doutorado
 
Acadêmicos de Engenharia Civil participam de palestra sobre a prática profissional
        
	Experiência profissional: essa foi a temática abordada em uma palestra para o curso de Engenharia Civil, realizada no dia 13 de novembro. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Médio Alto Uruguai – ASERMAU e os cursos de Engenharias da URI. 
	
	 
	Na ocasião, estiveram presentes os Engenheiros Civis, Miguel Gomes Machado e Luiz Fernando Sudbrack, reunidos com os acadêmicos do 2º, 3º e 4º semestres.
	
	 
	Miguel explanou sobre sua trajetória, desde a formação universitária e constante busca por estágios, que, após a sua formatura, resultaram em um convite para a Coordenação da Unidade Regional da Coordenadoria Regional de Obras do Estado, em Frederico Westphalen – local em que trabalhou por mais de 30 anos.
	
	
	O profissional ressaltou ainda, que a carreira dentro da Engenharia Civil lhe proporcionou inúmeras oportunidades, dentre elas, o empreendedorismo com a construção de diversas edificações, tanto na cidade, quanto na região e até no litoral. Para Miguel, uma das mais importantes lições que a Engenharia pode ensinar é o relacionamento interpessoal. ”Saber lidar no dia a dia com colaboradores dentro de uma obra, que muitas vezes carregam problemas pessoais, é o caminho para o sucesso profissional”, destacou. 
	 
	Ainda na oportunidade, o Engenheiro Sudbrack discorreu sobre a sua experiência enquanto projetista-calculista e sua função de agente fiscal de vistorias em obras de financiamento. Para ele, a responsabilidade de um profissional se dá no ato da assinatura da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que é um contrato de prestação de serviço, com mesmo respaldo de um contrato firmado em cartório.
	
	 
Para os acadêmicos, a palestra foi considerada um verdadeiro bate-papo, para sanar dúvidas da prática e exercício profissional. O acadêmico Lucas Piltz afirmou que oportunidades como esta são importantes para reafirmar a escolha profissional. “Em momentos como este, temos a certeza da carreira que escolhemos”.
Por fim, o Coordenador do curso de Engenharia Civil, professor William Cadore, agradeceu a presença dos colegas engenheiros e a parceria com a ASERMAU.