Agriwin será testada por associados da Sicredi Conexão

Inscrita no Programa de Conexão com Startups do Small Farm Hub, startup voltada à gestão de pequenas propriedades rurais foi selecionada pela Cooperativa

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Equipe da Agriwin, vencedora do Programa de Conexão com Startups (crédito: Cesar - Agriwin )

Assessoria de Comunicação URI/FW
19/02/2024

Com o intuito de buscar alternativas viáveis às pequenas propriedades rurais, o Small Farm Hub – mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão –, entre outras ações, possui o Conexão com Startups, programa que tem o objetivo de conectar startups que tenham soluções para os desafios do agro com empresas âncoras do segmento. A Cooperativa de crédito foi a primeira empresa a lançar os desafios por meio desse programa e selecionou a Agriwin para desenvolver atividades com associados da instituição financeira.


A Cooperativa lançou, por meio do programa, três desafios para a gestão de propriedades rurais, gestão da cadeia leiteira e para o levantamento de questões financeiras e climáticas das propriedades. Se inscreveram 11 startups, que passaram por um processo de avaliação por colaboradores do Sicredi, especialistas no segmento agro e na gestão da inovação. As análises foram feitas com base nos critérios pré-definidos e na conexão de propósitos com a Cooperativa, sendo selecionadas três, que passaram para uma segunda etapa. Depois de mais uma avaliação, foi escolhida a Agriwin, que oferece um software de gestão agrícola e pecuária de pequenas propriedades rurais.


O software será testado pela turma do Propriedade Sustentável, programa da Sicredi Conexão, que envolverá 15 famílias do Município de Palmitinho. Os produtores receberão a capacitação e poderão ter acesso gratuito à ferramenta por três meses. Passado esse período, será feita avaliação com os agricultores contemplados para entender se foi válido o processo e se a instituição financeira vai seguir com a ferramenta. Em caso positivo, a ideia é poder ampliar essa oferta a mais produtores associados da Cooperativa.


O Hub

Fundado há quase dois anos, o espaço de inovação propõe conectar produtores, empresas, startups, os diferentes níveis de governo, as instituições científicas e tecnológicas, as agências de fomento, organizações da sociedade e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio, para a troca de informações e co-criação. O Hub faz parte do Projeto Agrotec Norte, vinculado ao Programa Inova RS, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.


O programa de Conexão com Startups é um dos serviços oferecidos pelo Hub que pode ser realizado para outras empresas do segmento do agronegócio e propriedades rurais, buscando conectar os produtores com as inovações existentes no mercado.


Para mais informações sobre este e outros programas do espaço de inovação, você pode enviar e-mail para hub@uri.edu.br.