Agronomia promove aulas práticas durante o mês de abril

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
09/05/2022

Para os acadêmicos do curso de Agronomia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, o mês de abril foi caracterizado por muito estudo e aplicação técnica do conhecimento agronômico teorizado em sala de aula e praticado em Unidades de Produção Agropecuárias. Aproximar os alunos, futuros Engenheiros Agrônomos, à realidade socioprodutiva, é uma característica da proposta pedagógica da universidade.


No início do mês, dia 2, os estudantes praticaram seus conhecimentos produzindo diagnósticos de unidade de produção familiar e aplicando o sistema dos Métodos Agrários, resultando em Diagnósticos dos Sistemas Agrários com base na metodologia FAO/INCRA. Na oportunidade, os acadêmicos estudaram a unidade de produção agropecuária da família do egresso de Tecnologia em Agropecuária, atualmente aluno de Agronomia, Tiago Stival. O principal foco da atividade de aplicação prática do conhecimento, foi o planejamento do uso do solo, da mão de obra e do capital com avaliação econômica financeira dos diferentes subsistemas de produção existentes na unidade de produção. 


A turma do terceiro semestre do curso iniciou os estudos a partir de uma realidade conveniada com a URI, a fim de desenvolver o Projeto Profissional Integrador, que procura, cada vez mais, com o passar dos semestres, dialogar com os demais componentes curriculares a fim de constituir experiências técnicas na área agronômica durante o curso, proporcionando aos futuros profissionais capacidade de desenvolver tecnologias, relacionar-se com problemas técnicos de ordem agronômica e ampliar sua capacidade de resolver problemas.


Nesta fase do Projeto Profissional Integrador, o acadêmico realiza estudo da realidade e do sistema de produção existente na unidade de produção agropecuária, ou seja, como fazer diagnóstico de propriedades rurais, levantamento e observação da realidade de produção a fim de posterior estabelecer objetivos e metas produtivas e de desenvolvimento da unidade de produção agropecuária. A aula prática aconteceu na propriedade da família de Tais Dalmolin, acadêmica do curso de Agronomia, em Frederico Westphalen.



Confira as imagens: