Alunas elaboram aulas práticas sobre Leitura e Produção Textual

Estudantes de Pedagogia da URI/FW criar conteúdos diferentes para ampliar o conhecimento

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW
06/05/2024

Na disciplina de Leitura e Produção Textual na Língua Portuguesa, as acadêmicas do curso de Pedagogia da URI/FW participaram de aulas diferenciadas no dia 30 de abril. O estudo sobre Gêneros e Tipos Textuais foi parar na cozinha. A proposta da professora Vanice Hermel iniciou no laboratório Uritec. No primeiro momento, as universitárias foram incentivadas a teorizar e, ao mesmo, tempo criar no canva as definições de cada parte do conteúdo, o qual se transformou na base do planejamento de uma aula.


Após, cada grupo recebeu um tema e uma turma para a qual deveriam aplicar o assunto estudado por meio de aula na prática. Um dos grupos recebeu a temática “Minha cidade, meu lugar” e utilizou para sua aula o gênero receita. Durante a atividade, pode-se perceber a importância da relação e vivência da teoria com a prática. “O contexto da cozinha trouxe a perfeita conexão com o lugar, o tempero, o modo de fazer, preparar e servir que é tão singular e identitário”, observa Vanice.


Na mesma noite outro grupo, que recebeu a temática Meio Ambiente, ministrou uma aula utilizando a música e a arte para explicar sobre a coleta seletiva do lixo. “Acreditamos na vivência e na experiência, por este motivo, todas as aulas entregam algo que fará a diferença na formação acadêmica e na atuação profissional”, frisa a docente. 

Confira as imagens: