Aluno de Administração recebe o Troféu Jovem Empreendedor

Empresária do Ano é egressa da URI e a universidade desenvolveu sistema que facilitou a votação ao prêmio

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Créditos: Conceito A

Adriana Folle
10/12/2025

A noite de reconhecimento do empreendedorismo frederiquense, no evento Empresas e Empresários do Ano 2025, promovido pela Associação Empresarial ACI/CDL e pela Administração Municipal, contou com o apoio da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. A universidade não só formou a Empresária do Ano e o Jovem Empreendedor, como também foi a responsável por desenvolver o sistema digital de votação que modernizou e agilizou todo o processo de escolha.


Com a presença de autoridades como o prefeito Orlando Girardi, a presidente da Câmara, Marizete Frozzi, o presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva, e representantes da Federasul, a cerimônia destacou histórias de superação, inovação e liderança. Os critérios para a escolha dos cinco finalistas, entre eles os egressos da URI/FW, André Forte, (Fortis Print), formado em Administração, Patricia Cerutti (Jornal O Alto Uruguai e Marsol Energia), formada em Administração, e Sônia Mara Cenedéze Bastian (TchêTurbo), egressa de Letras, incluíam espírito empreendedor, inovação e responsabilidade social.


O grande destaque entre os gestores consagrados foi Sônia Mara Cenedéze Bastian, fundadora das empresas TchêTurbo, BR Fonia, GL Fibra e Staybox, que recebeu o Troféu Catedral como Empresária do Ano 2025, sendo a primeira mulher a receber a honraria. Sônia construiu uma trajetória marcada pelo estudo contínuo e pela atuação no desenvolvimento de pessoas, desde sua adolescência empreendedora em Iraí até a expansão de suas operações no setor de telecomunicações.


Já o Troféu Jovem Empreendedor, que celebra a nova geração que renova a economia local, foi para Jean Riboli. Natural de Frederico Westphalen, Jean é egresso do curso de Engenharia Civil da URI/FW e atualmente está concluindo sua segunda graduação, em Administração, também pela URI. Sua trajetória começou no chão de fábrica da Concreval, empresa da família, onde hoje assume responsabilidades crescentes na gestão. Ele também se dedica ao trabalho voluntário, presidindo o Rotaract Club local.


Inovação tecnológica

Uma das grandes novidades da edição de 2025 foi a implementação do voto digital, um sistema desenvolvido e fornecido pela URI Frederico Westphalen. A ferramenta trouxe mais agilidade, segurança e precisão para a votação entre os associados da AEFW, demonstrando como a universidade aplica seu conhecimento técnico e inovador para beneficiar e modernizar as instituições e o setor produtivo da região.


A noite reforçou o papel fundamental da URI não apenas como uma instituição de ensino, mas como um ativo estratégico para o desenvolvimento regional. Ao formar profissionais qualificados, com visão empreendedora e ética, e ao colocar sua expertise tecnológica a serviço da comunidade, a universidade comprova ser um pilar essencial na construção do presente e do futuro econômico e social de Frederico Westphalen e do Médio Alto Uruguai.