Alunos da disciplina de Realidade Brasileira participam de debate público

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
10/09/2021

A turma da disciplina de Realidade Brasileira da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participou da conferência regional promovida pelo Conselho de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), com participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum. O evento aconteceu na noite de sexta-feira e todos os alunos da disciplina, que conta com a participação de discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Educação Física e Engenharia Elétrica, estiveram presentes.

 

A possibilidade de participação, viabilizada pela Presidente do Codemau, Márcia Faccini, se aproxima dos objetivos da cadeira em promover o pensar acerca da região e vincular as atividades acadêmicas com as formações científicas dos cursos. A Realidade Brasileira precisa se desenvolver no sentido de pensar a constituição histórica da sociedade brasileira, regional e local e promover pensamento propositivo, com responsabilidade científica e ética, para compreender os contextos sociais e motivar ações com condições de desencadear mais processos que possam trabalhar a condição humana, a dignidade humana, a justiça social, a sustentabilidade e a solidariedade.

 

A Realidade Brasileira, enquanto disciplina universitária, tem potencial para pensar a sociedade e emancipar cidadãos para as ações necessárias. É preciso que os acadêmicos desenvolvam condições de pensar, compreender e contribuir com o local onde realizam suas existências. Analisar as diversas propostas em disputa nos variados cenários políticos, econômicos, sociais e culturais, é passo fundamental para a construção de agentes sociais comprometidos consigo próprio, com as coletividades e a vida humana. O professor responsável pela disciplina, Claudionei Vicente Cassol, agradece ao Codemau, às entidades organizadoras do evento e à URI/FW pela possibilidade de pensar a região e conhecer os projetos em disputa na sociedade gaúcha.