Alunos da Escola da URI participam da Semana de Educação Financeira
Banrisul, Cresol e Sicredi disponibilizaram colaboradores para atender as crianças de cinco turmas
Para conscientizar os estudantes desde pequenos sobre a importância de poupar, alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI participaram de atividades na Semana de Educação Financeira. O intuito da programação está diretamente ligado a um dos diferenciais da instituição de ensino: o Programa de Educação Financeira. O intuito das ações é buscar contribuir para o desenvolvimento de uma cultura que valoriza o planejamento, a prevenção, a poupança, o investimento e o consumo consciente.
As turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, receberam a visita da equipe do Banrisul e da Cresol no auditório, já os alunos do 3º, 4 e 5º anos realizaram a visita na agência Centro do Sicredi.
Conforme a professora Claudia Felin Cerutti Kunen o Programa de Educação Financeira é de extrema importância para estudantes, visto que proporciona uma abordagem de forma lúdica com o objetivo de trabalhar com os conceitos de sustentabilidade financeira, dicas para economizar, cuidados com o dinheiro e sigilo pessoal, bem como o aprendizado sobre a responsabilidade com a mesada e outros pequenos ganhos que eles possam ter.
Da mesma forma, a professora do 3º ano, Carine Garcia Barimarquer, justifica que a experiência vivida pelos educandos foi muito importante, pois o contato com a instituição veio para sanar curiosidades dos alunos, sobre onde fica “guardado” o dinheiro. “Além disso, eles aproveitaram para passear na Biblioteca Municipal e foram tomar sorvete. Na sorveteria, cada aluno recebeu R$ 20 para administrar como desejasse, sem a intervenção de um adulto. Essa atividade serviu para que as crianças pensassem o quanto poderiam investir, depois quanto havia sobrado e se poderiam adquirir mais alguma guloseima, assim despertando a responsabilidade sobre seus atos”, avalia Carine.
Direção da Escola
De acordo com a diretora Marcia Dalla Nora, essas vivências práticas são fundamentais para que as crianças compreendam a importância de ter atenção em relação à questão financeira desde cedo. “O papel da Escola é proporcionar momentos de aprendizado que sejam concretos e aplicáveis, permitindo que os alunos possam vivenciar e entender melhor os conceitos de educação financeira”, frisa.
Durante esta semana, os educandos participaram de diversas atividades que incentivaram a reflexão e o aprendizado sobre como gerir o dinheiro de maneira responsável. “É essencial que nossos estudantes se sintam seguros e informados para fazer escolhas conscientes que impactarão suas vidas no futuro. Vamos juntos construir essa base sólida de conhecimento financeiro que será valiosa ao longo de suas jornadas”, ressalta Marcia.