Alunos da URI participam do Enade neste domingo, 14

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
11/11/2021

Os estudantes de graduação da URI, Câmpus de Frederico Westphalen participam neste domingo, 14, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química Industrial serão avaliados conforme determinação do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 


A prova avalia o rendimento e desempenho dos ingressantes e concluintes de cursos de graduação, tanto bacharelado quanto licenciatura, em relação aos conteúdos programáticos dos currículos dos cursos em que estão matriculados. Desta forma, é possível analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional dos acadêmicos e a atualização dos conhecimentos em relação à realidade brasileira e mundial. A qualidade da graduação também é medida pela nota atribuída ao curso conforme o desempenho no exame.


Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com o início das provas marcado para 13h30min, com duração total de quatro horas, sendo uma hora de presença obrigatória para cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença. O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição. É recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação das provas. Os exames serão compostos por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação. 


A parte de Formação Geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Essa avaliação tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos e suas questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá trinta questões, sendo três discursivas e vinte e sete de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.


As respostas devem ser transcritas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, no respectivo Cartão-Resposta, de acordo com as instruções contidas neste instrumento, sob pena de inviabilizar a leitura óptica e a correção de suas respostas. Entregar ao Chefe de sala o Cartão-Resposta ao deixar definitivamente a sala de provas.