Alunos de Agronomia realizam prática no Laboratório de Solos da URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
27/10/2022

Os alunos do segundo semestre do curso de Agronomia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizaram aula prática no Laboratório de Solos na quinta-feira, 13. O laboratório realiza análises físicas e químicas do solo, de tecido vegetal e resíduos orgânicos, sendo conceituado junto à Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solos do RS e de SC com conceito A, máximo de qualidade.

Além da excelência na prestação de serviços à comunidade agrícola regional, o Laboratório de Solos possui equipamentos de ponta que podem ser utilizados para aulas práticas. Desta forma, coordenados pelo professor Lucas Aquino Alves, da disciplina de Física, Gênese, Morfologia e Classificação do Solo, os alunos realizaram a prática de determinação da textura do solo, determinando as frações granulométricas do solo (areia, silte e argila). Esta é uma prática importante para o conhecimento das propriedades do solo, visto que a partir dela é possível ter noção das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Além do Laboratório de Solo, a URI com outros laboratórios que prestam serviços à comunidade regional e que também são utilizados para aulas práticas, como o Laboratório de Qualidade do Leite, Laboratório de Análise de Alimentos, Bebidas e Nutrição Animal, Laboratório de Análises Clínicas Animal e Laboratório Escola de Análises Clínicas. Por meio destes laboratórios, a URI oferece estrutura para aliar o conhecimento teórico ao prático.



Confira as imagens: